O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Isaildon assume prefeitura com medidas duras e necessárias
09 de janeiro de 2017
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O primeiro ato administrativo do prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) foi estabelecer através do decreto número 001, que o prédio da prefeitura de Janaúba ficasse fechado para atendimento ao público na segunda-feira, dia 2, e terça-feira, dia 3 de janeiro, justamente os dois primeiros dias de gestão, sem comprometer o desenvolvimento administrativo interno. Em meio a essa decisão, ele nomeou e empossou os secretários e assessores.
 
Em seguida e ao considerar o grave momento de crise financeira em todo o país causando a redução da arrecadação habitual, situação também encontrada na prefeitura que, segundo o prefeito, estaria com dívidas referentes a fornecedores, servidores públicos e sem a regularidade fiscal junto ao INSS e ao Previjan, Carlos Isaildon decretou o estado de calamidade financeira e administrativa no âmbito da administração pública municipal pelo período de 90 dias (três meses), podendo ser prorrogável por igual período, ou seja, no total, até seis meses.
 
Ainda no decreto, fica contingenciada a nomeação de 20% do número de cargos comissionados, ressalvados os cargos de secretários municipais. Outras medidas adotadas foram anular as gratificações, suspensão da concessão de férias prêmio e das horas extras durante o período de validade desse decreto. No documento consta que todo contrato temporário de prestação de serviço terá que ter a autorização do prefeito.
 
Em outro decreto, o prefeito Carlos Isaildon alerta os servidores que se encontram em desvio de função a comparecer na secretaria municipal correspondente ao seu cargo de origem ou então na Secretaria de Administração. O prazo, segundo o decreto, seria até essa sexta-feira, dia 6.
 
Por força de mais um decreto, Carlos Isaildon criou uma Comissão Especial a qual tem o prazo de 20 dias para apresentar o diagnóstico completo da situação financeira, fiscal, administrativa e contábil do município. Em princípio, Isaildon assumiu a prefeitura com a previsão orçamentária de R$ 178 milhões para 2017, conforme a Lei Municipal 2.201 de 26 de dezembro passado.
 
Carlos Isaildon tomou posse na noite de domingo, dia 1º de janeiro, em reunião solene da Câmara Municipal ocorrida no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba. O vice-prefeito Elton de Freitas Menezes tomou foi empossado nessa reunião que teve a presença dos ex-prefeitos Yuji Yamada (PRP) e Ivonei Abade Brito (PSDB). Yuji foi o antecessor de Isaildon, enquanto que Ivonei foi o maior apoiador da campanha do agora prefeito Carlos Isaildon.
 
Prefeito eleito de Janaúba Isaildon anuncia secretariado
10 de dezembro de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O prefeito eleito de Janaúba, vereador Carlos Isaildon Mendes, divulgou nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, os nomes e apresentou os profissionais que irão atuar no primeiro escalão da equipe de governo dele a partir de 2 de janeiro de 2017. Pelo menos três mulheres estarão no staff administrativo do novo prefeito e três secretários já vêm exercendo funções na prefeitura há algum tempo nas respetivas áreas específicas.
Isaildon e o vice-prefeito eleito, Elton de Freitas Menezes, o sargento PM Elton, tomarão posse em seus respectivos mandatos frente à prefeitura de Janaúba no dia 1º de janeiro. Eleito em outubro passado, Carlos Isaildon declarou ao JORNAL DA SERRA GERAL que a sua administração será ancorada em três pilares: Transparência absoluta com todos os atos, participação pública e valorização dos funcionários da prefeitura. Tanto o prefeito quanto o vice, eleitos, são servidores públicos aposentados. Isaildon, do governo federal, e Elton, do governo estadual.
 
LUZIA VOLTARÁ A SER SECRETÁRIA -- O que se nota no staff administrativo é que a equipe é meramente técnica, com exceção do vice-prefeito Elton Freitas que assumirá a Secretaria Municipal de Planejamento. A educadora Luzia Angélica de Fátima Aguiar Santos comandará a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e é, na equipe do próximo prefeito, a única pessoa a ter sido ocupante de cargo de secretário(a) na prefeitura de Janaúba. Luzia foi secretária de Educação na gestão do prefeito Ivonei Abade Brito.
MAIS PRESENÇA FEMININA -- A administradora e servidora pública municipal, Maria Helena Mendes Silva Alves assumirá a Secretaria de Administração, Fazenda e Recursos Humanos. A enfermeira Cecília Moreira Freitas será outra presença feminina no Poder Executivo de Janaúba. Atuando na cidade desde 2008, principalmente no Programa Saúde da Família (PSF), Cecília Moreira será a secretária de Saúde a partir de janeiro.
 
VICE-PREFEITO TAMBÉM SERÁ SECRETÁRIO -- O vice-prefeito sargento Elton assumirá, iniciamente, a Secretaria de Planejamento, mas a intenção que ele responda pela Secretaria Municipal de Segurança Pública a ser criada.
 
OUTROS SECRETÁRIOS -- Zacarias Pereira Nascimento foi apresentado como futuro secretário municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico. Zacarias preside a Agência de Desenvolvimento da região da Serra Geral de Minas (Adeseg). Sílvio Souto Montanha responderá pela Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, enquanto que Leandro Gavioli comandará, a partir de janeiro, a Secretaria municipal de Promoção Social. 
Adiantando a equipe do segundo escalão, o prefeito eleito disse que Otaviano de Oliveira Filho, com atuações em projetos desenvolvidos pelas promotorias da Comarca de Janaúba, será o diretor de Promoção Social. Os demais nomes do segundo escalão não foram anunciados.
Para a chefia do Gabinete do prefeito o nome anunciado foi o de Júlio César Tolentino Barbosa. A assessoria de Imprensa será ocupada por Armênio Alves Pereira.
 
VIOLÊNCIA -- A reunião nesta terça-feira, dia 6, para anúncio do secretariado foi prestigiada pelos vereadores eleitos e reeleitos: José Tarcísio, Pauleca, Zé Luiz dos Algodões, Adauri Cordeiro, Zacarias de Paula, Farinheiro; Luizão, Valdeir, Ramon, Augusto Wagner e Walter Percídio, e ainda por representantes dos meios de comunicação.
 
Durante essa reunião, o prefeito eleito Carlos Isaildon Mendes disse que não disputará a eleição para a presidência do Consórcio dos Municípios da região da Serra Geral de Minas (UniãoGeral), mas que tomou a iniciativa em convocar um encontro com os prefeitos dos 15 municípios dessa região para o dia 6 de janeiro. 
 
Nessa ocasião será feito um diagnóstico sobre a violência nessas localidades e, diante disso, definir estratégias com o intuito de mobilizar os deputados estaduais e federal, principalmente os que foram votados nesses 15 municípios para sensibilizar os governos a adotarem medidas de fortalecimento da segurança pública na região.
 
Asas realiza soltura de animais silvestres em Janaúba
10 de dezembro de 2016
Leia mais...JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Ao longo de séculos, a fauna silvestre brasileira vem sendo alvo de todo tipo de agressões praticadas pelo homem como o tráfico de animais, desmatamentos, expansão urbana, espécies invasoras, entre outras. Tais ações veem gerando sensível perda de habitats e fragmentação de ecossistemas, acarretando drástico declínio nas populações de animais silvestres em todos os biomas do país e consequente perda da diversidade biológica.
 
Durante o ano de 2009, apenas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama em Belo Horizonte foram encaminhados aproximadamente 16.000 animais sendo que, cerca de 90% deste universo é representado pelo grupo das aves e a grande maioria originada do tráfico de animais silvestres. A destinação destes animais é particularmente uma atividade que pressupõe enorme comprometimento com as questões ambientais e os procedimentos de soltura tornam-se valiosa ferramenta, desde que conduzidos com os critérios técnicos intrínsecos à atividade.
 
É dentro deste contexto que o IEF e Ibama/MG, desenvolvem no estado o projeto ASAS (Áreas de Soltura de Animais Silvestres) com base na Instrução Normativa 179, de 25 de junho de 2008. Visando o retorno de grande parte dos animais silvestres apreendidos à natureza, o órgão ambiental realiza um processo de quarentena, triagem e reabilitação, onde são realizados exames clínicos, laboratoriais e marcação dos animais.
 
JANAÚBA -- Em Janaúba, este projeto vem sendo desenvolvido há pelo menos três anos. Foi quando o empresário Ronaldo Pinheiro (Ronaldinho Veículos), cadastrou sus propriedade, conhecida como “Toca do Lobo” às margens da barragem Bico da Pedra para fazer parte desta proposta. De lá para cá já foram várias as solturas de animais silvestres ali, com destaque para as aves. Naquela propriedade, Ronaldinho se compromete a cuidar e manter todas eles, que, inclusive são cadastradas e recebem identificação. Vivem em harmonia com a natureza e recebem o zelo do homem.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>