O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA PAGOU, DIA 14, A 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS
15 de novembro de 2017

O pagamento de outubro foi efetuado no dia 02 de novembro


NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Nova Porteirinha realizou nesta terça-feira, dia 14 de novembro, o pagamento da 1ª parcela do 13º salário ao funcionalismo público municipal. “Estamos antecipando parte da gratificação natalina para que o servidor da prefeitura possa planejar as suas ações neste fim de ano”, explicou o prefeito Juracy Fagundes que prevê para meado de dezembro a liberação da outra parcela desse salário adicional.
 
A primeira parcela, de 50%, do 13º salário já está disponível na conta do funcionário da Prefeitura de Nova Porteirinha. Isso implica em dizer que em menos de duas semanas a atual administração da Prefeitura de Nova Porteirinha depositou recurso financeiro em duas oportunidades na conta dos funcionários. Uma vez que no dia 02 de novembro foi pago o salário de outubro.
 
Na atual administração o salário mensal é liberado muito antes do 5º dia útil no mês subseqüente ao trabalhado.
 
Cidadão Rural realiza mais de 1.700 atendimentos em Barreiro da Raiz
31 de outubro de 2017
Cerca de 400 pessoas participaram no último fim de semana, durante todo o dia das atividades do Programa Cidadão Rural do Senar Minas, no distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba no Norte de Minas. Foram realizados 1.715 atendimentos e , atendidas, cerca de 10 comunidades rurais. O evento aconteceu nas dependências da Escola Estadual Barreiro da Raiz. As pessoas tiveram acesso a serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, além de atendimentos na área de agricultura. 

O evento contou com as presenças do coordenador de Promoção Social, José Belas Gonçalves, Gerente Regional do Senar Minas, Dirceu Martins e do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes. Cerca de 100 voluntários e prestadores de serviços, entre médicos, enfermeiros, dentistas, cabeleireiros, fotógrafos, Polícias Militar e Civil, instrutores, funcionários do Senar e da Faemg, prefeitura e sindicato rural, IEF, cartórios de Registro Civil e Eleitoral, dentre outros, trabalharam no evento. 

Esta é a segunda vez, que o Programa Cidadão Rural é realizado no distrito, a primeira vez foi em 2013. Segundo o gerente regional do Senar, Dirceu Martins, o programa Cidadão Rural é de grande relevância social, pois dá acesso ao público rural a atividades e serviços importantes e, gratuitamente. Para José Belas, é impressionante, como a comunidade rural ainda é carente de serviços básicos, que deveriam ser fornecidos pelos governos. Foram emitidos: 225 CPFs, 142 Carteiras de Identidade, 86 Títulos de Eleitor, 46 Carteiras de Trabalho, 210 fotografias e realizados 200 exames de Vistas, 86 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite, 209 atendimentos em saúde bucal, além da distribuição de mudas, oficinas de artesanato e de desenho infantil, dentre outros serviços. 

Conforme eles, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Aparecido, a parceria Senar Minas/Sindicato Rural já levou serviços essenciais a milhares de habitantes da zona rural de Janaúba, através do Programa Cidadão Rural. E também, através de capacitações e treinamentos em cursos, que tem garantido acesso de trabalhadores ao mercado de trabalho e promovido á melhoria da mão de obra local, além de promover melhoria da qualidade de vida para essas pessoas. 

Vitor Emanuel Barbosa, de 17 anos e Patrícia Soares, da comunidade de Terra Branca, a 8 km de Barreiro da Raiz, tiraram o título de eleitor e realizaram o cadastramento biométrico. Eles ficaram satisfeitos com o serviço, pois não precisaram se deslocarem até a cidade de Janaúba para buscarem os serviços, com isso economizaram tempo e dinheiro, pois a cidade fica a quase 50 kms de onde moram. 

Vitória Maria Mendes, 16 anos, casada com Vanilson Cardoso Aguiar, 19 anos, foi ao posto de saúde, acompanhada do marido para fazer, pela primeira vez, uma consulta ginecológica e a prevenção de câncer do colo do útero, o exame Papa Nicolau. Eles vieram da comunidade de Cruz das Almas e ficaram muito satisfeito com o atendimento. Neuza de Jesus Cardoso, e a irmã Renilda de Jesus Cardoso, vieram da comunidade de Brejinho, a 20 km, para buscar vários serviços. Renilda tem problemas sérios de saúde e foi beneficiada com consulta médica e doação de medicamentos, além de emissão de segunda vida de documentos como a certidão de nascimento e o CPF. As irmãs também realizaram o cadastramento biométrico. 

Maurício Fernandes Damasceno, 19 anos, da comunidade de Campo Grande, tirou a carteira de trabalho, fez o Alistamento Militar e participou junto com outros jovens, como as irmãs Maria Cláudia, 18 anos e Janine Oliveira, 16, da comunidade de Poção Velho, de palestra sobre Bullying, ministrada pelo Sargento Almir, da Polícia Militar. Elas também requereram documentos de identidade, CPF, título de eleitor e a carteira de trabalho. 

Dona Vitalina Rosa de Oliveira, 72 anos da comunidade de Caiçara, fez exame de vista, onde foi constatada a doença de catarata, ela foi encaminhada pelo médico para cirurgia. Mislene Batista Pires também aproveitou a oportunidade para fazer o exame de vista. Elas aprovaram a realização do evento e disseram, que oportunidades como estas são importantes, para promover o acesso a serviços de extrema necessidade para os moradores da zona rural. 
 
Sindicato Rural cria Comissão gestora de recursos destinados às vítimas da creche
26 de outubro de 2017
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Com o intuito de dar transparência e deixar a gestão de suas ações em prol das vítimas da creche Gente Inocente, a cargo de entidades clasistas da cidade, o Sindicato Rural de Janaúba, através de seu presidente José Aparecido Mendes Santos sugeriu a criação de uma Comissão Gestora e solicitou o apoio do Ministério Público Municipal, via promotor Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Janaúba. Diante disso, uma reunião foi realizada na tarde/noite desta quarta-feira, dia 25, na sede da Promotoria enolvendo representantes dos dois Rotarys, da Maçonaria, Lions Clube, Igreja Católica e Secretaria Municipal de Saúde, bem como dirigentes do próprio Sindicato Rural e do Sicoob Credivag.

 
Naquela oportunidade foi colocado pelo presidente José Aparecido a intenção do Sindicato Rural em realizar, já neste próximo dia 4 de novembro, um leilão beneficente e, posteriormente shows artísticos com cantores de renome nacional, cujo as rendas serão dstinadas às vítimas do trágico incêndio ocorrido em Janaúba no início deste mês. Segundo o dirigente ruralista, já são mais de 80 doadores e cerca de 110 animais destinados à doação. Mas também houveram doações de insumos.

 
Representando as entidades que compõem a Comissão Gestora, estiveram: Pelo Lions Clube de Janaúba, Fernando Lucas; pelos Rotarys Janaúba e Janaúba Sul: Guilherme Eustáquio Vieira e Cristiane Guimarães Viana Dias, respectivamente; Igreja Católica: Padre Manoel Idalmo Damasceno; representando as quatro Lojas Maçônicas da cidade, Luciano Sartori e pela Secretaria de Saúde de Janaúba, a secretária Cecília Moreira de Freitas. Esta Comissão se incubirá, agora de definir as ações para captação, administração e aplicação dos recursos que serão arrecadados para atender às vítimas e suas famílias do trágico acidente incêndio da Creche Gente Inocente.

 
Na reunião decidiu-se ainda, a criação de uma Associação representativa para cuidar dos interesses das vítimas e a abertura de uma conta específica no Sicoob Credigag para receber o dinheiro arrecadado, tanto neste leilão do dia 4, quando nos shows que serão realizados, provavelmente em março do ano que vem, também com renda destinada às vítimas. A destinação dos recursos arrecadados, segundo o promotor Jorge Barreto ficará a cargo desta Comissão Gestora,  salientando que o Ministério Público realizará a fiscalização das contas da entidade a fim de garantir a economicidade e que os recursos sejam efetivamente revertidos para as vítimas.

 
“Todas as prioridades serão definidas pelo Conselho Gestor da associação a ser criada”, disse o promotor.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>