Região da Serra Geral tem 216 mil eleitores PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
23 de julho de 2014
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Faltam pouco mais de dois meses para a realização das eleições em que Minas Gerais conhecerá seu próximo governador, assim como a composição na Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Senado. E desse procedimento estão aptos a participarem 216 mil pessoas da região da Serra Geral de Minas que, no dia 5 de outubro próximo também votarão em candidatos à presidência da República.
 
Segundo dados apurados pelo JORNAL DA SERRA GERAL perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 16 municípios que compõem a região da Serra Geral de Minas possuem 216.211 eleitores registrados, sendo 106.515 do sexo masculino, 109.354 (50,57%) do sexo feminino e ainda 342 eleitores que, de acordo com o TSE, não informaram o sexo.
 
Em nove municípios da região há mais eleitores do sexo masculinos do que mulheres. Isso ocorre em Jaíba, Capitão Enéas, Riacho dos Machados, Matias Cardoso, Serranópolis de Minas, Verdelândia, Gameleiras e em Nova Porteirinha. Já em Janaúba, Porteirinha, Pai Pedro, Catuti, Mato Verde, Monte Azul e em Espinosa o eleitorado feminino predomina, enquanto que em Catuti há uma igualdade entre homens e mulheres aptos a votarem neste ano.
 
ELEITORADO DA REGIÃO -- Confira a seguir o levantamento feito pelo JORNAL DA SERRA GERAL com relação a quantidade de eleitores, inclusive por sexo, dos 16 municípios da região da Serra Geral de Minas: JANAÚBA: 49.498 eleitores: 23.825 masculinos, 25.550 femininos, e 123 não informados; JAÍBA: 22.910 eleitores: 11.607 masculinos, 11.282 femininos e 21 não informados; MATIAS CARDOSO: 6.232 eleitores: 3.172 masculinos, 3.046 femininos e 14 não informados; VERDELÂNDIA: 6.306 eleitores: 3.210 masculinos, 3.085 femininos e 11 não informados; NOVA PORTEIRINHA: 6.154 eleitores: 3.147 masculinos e 3.007 femininos; CAPITÃO ENÉAS: 11.655 eleitores: 5.912 masculinos, 5.717 femininos e 26 não informados; PORTEIRINHA: 30.337 eleitores: 14.832 masculinos, 15.463 femininos e 42 não informados; PAI PEDRO: 4.589 eleitores: 2.268 masculinos, 2.318 femininos e 03 não informados; RIACHO DOS MACHADOS: 7.334 eleitores: 3.778 masculinos, 3.553 femininos e 03 não informados; SERRANÓPOLIS DE MINAS: 3.684 eleitores: 1.861 masculinos, 1.821 femininos e 02 não informados; CATUTI: 4.183 eleitores: 2.087 masculinos, 2.087 femininos e 09 não informados; MATO VERDE: 10.454 eleitores: 5.123 masculinos, 5.316 femininos e 15 não informados; MONTE AZUL: 17.615 eleitores: 8.482 masculinos, 9.112 femininos e 21 não informados; GAMELEIRAS: 4.198 eleitores: 2.116 masculinos, 2.080 femininos e 02 não informados; ESPINOSA: 25.329 eleitores: 12.193 masculinos, 13.093 femininos e 43 não informados; MAMONAS: 5.733 eleitores: 2.902 masculinos, 2.824 femininos e 07 não informados.
 
Prefeitura inicia obras de asfaltamento PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
12 de julho de 2014
JANAÚBA – Conforme o prefeito de Janaúba Yuji Yamada anunciou no mês passado, a prefeitura iniciou esta semana a execução de um pacote de obras no município. Com essa ação, estão sendo contempladas o total de 55 ruas com pavimentação asfáltica, além da construção da Cozinha Comunitária (espécie de um restaurante popular) e uma unidade do Creas (Centro de Referência e Assistência Social), localizado no bairro Veredas.
 
De acordo com o prefeito Yuji Yamada, as obras vão beneficiar cerca de 15 bairros e dois distritos: Quem-Quem, com uma via (Rua Rio Verde) e Vila Nova dos Poções (asfaltamento da Avenida Central). A região central da cidade também é contemplada, vão receber asfalto as Avenidas Brasil e Marechal Deodoro da Fonseca.
 
De acordo com o prefeito, os recursos para as obras são oriundos de emendas parlamentares de deputados que são parceiros de Janaúba. Por isso, a prefeitura firmou convênio com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento da execução dos serviços às empresas vencedoras dos certames licitatórios.
 
De acordo, ainda, com o prefeito, na primeira etapa iniciaram os trabalhos de pavimentação de 36 ruas. Na segunda etapa, que deve acontecer o mais breve, serão mais 13 novas ruas. Na terceira etapa, receberão pavimentação, mais seis ruas, além de obras de drenagens de pequenas bacias (locais que acumulam água) no período chuvoso).
 
Entre as 55 ruas, de acordo com o prefeito Yuji, está a Avenida Marcelino Siqueira, via de acesso entre o bairro Barbosas e o aeroporto municipal. Consta, ainda do pacote de obras, o asfaltamento de mais 1.800 metros no trecho que compreende o acesso ao aeroporto e avenida principal do Jacarezinho, benefciando a população do referido bairro.
 
Para o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos de Janaúba, Renaldo Arley Carvalho Dias, as ruas a serem asfaltadas equivalem a aproximadamente 11 quilômetros de extensão.  Conforme edital de processo licitatório, as empresas vencedoras da licitação têm prazo de seis meses para a conclusão e entrega das obras à população.
 
"O asfalto chega para melhorar o tráfego e principalmente a qualidade de vida dos moradores, que sofrem com a poeira ou a lama. O nosso compromisso é garantir o bem-estar da população. Estamos tentando viabilizar novos recursos para que outras ruas também sejam atendidas" ressalta o prefeito Yuji.
 
Segundo semestre começa com redução no nível da barragem PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
12 de julho de 2014
JANAÚBA (Oliveira Júnior) -- O segundo semestre começa com uma redução de 10 centímetros no volume de água na barragem do Bico da Pedra, formada pelo rio Gorutuba, em Janaúba.
Essa diminuição é uma comparação entre o dia 1º e essa quinta-feira, dia 10 de julho. No mesmo período do ano passado a redução foi de 20 centímetros. O nível de água na represa gorutubana estava, nesse dia 10 de julho 3,10 metros a mais em relação à mesma data de um ano atrás. 
 
No entanto, a barragem do Bico da Pedra acumula perda de 8,65 metros em se tratando do nível de transbordamento, enquanto em 10 de julho de 2013 a água na represa estava 11,75 metros abaixo do nível de transbordamento ou então 2,05 metros acima do chamado “volume morto”, quando a
 
captação de água é feita pelo sistema de bombeamento.
Salientando que as últimas chuvas, consideradas abundantes no município de Janaúba se deram no final do ano passado, em dezembro. De lá para cá, até o momento nenhum registro de volume considerável de chuva foi registrado na cidade e região.
 
Frigorífico depende do governo estadual para iniciar abate PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
12 de julho de 2014
JANAÚBA (por Oliveira Júnior e Aldeci Xavier) – Adquirido em fevereiro deste ano pelo grupo Minerva pelo valor de R$ 40 milhões de reais em leilão público, o frigorífico de Janaúba continua fechado. Nos últimos 20 anos a unidade esteve mais fechada do que em funcionamento, apesar do então proprietário, o falido grupo Kaiowa, o ter arrendado por duas vezes.
 
Porém, desta vez a situação é diferente. O frigorífico foi vendido e não arrendado. O Minerva é um dos principais grupos frigoríficos do Brasil. Porém, o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, informou que o frigorífico Minerva de Janaúba já está pronto para começar a abater, a partir do dia primeiro de agosto. A única pendência é que o Governo do Estado ficou de renegociar as dívidas do ICMS herdadas do Kaiowa referente à unidade de Janaúba, o que impede que o Minerva inicie o abate. 
 
Até o presente momento não houve entendimento com o governo mineiro. Segundo José Aparecido, o assunto foi levado ao governador Alberto Pinto Coelho durante visita dele a Montes Claros, na última quarta-feira, dia 2 de julho.
 
Delegados cruzam os braços em Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
29 de junho de 2014

JANAÚBA -- Delegados de Polícia Civil paralisam as atividades em todo o Estado de Minas Gerais por 12 horas nesta quarta-feira 25 de junho, de 8 da manhã às 8 da noite. Em Janaúba o movimento também foi aderido, tendo alguns delegados e delegadas paralisado suas atividades naquele dia. O motivo, segundo uma delegada janaubense, é a quebra do acordo nas negociações do Sindepominas (Sindicato dos Delegados de Polícia) com o Governo para a correção das distorções salariais internas da Polícia Civil.

A categoria fez uma concentração com policiais de todo o Estado também com participação de delegados e delegadas janaubenses, nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Já está marcada para o próximo dia 2 de julho nova concentração, desta vez em Juiz de Fora, quando haverá outra paralisação dos delegados de Polícia em todo o Estado de 8 às 20 horas.

 
Definidos os shows do São João Gorutubano PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
29 de junho de 2014

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O cantor Tony Fernandes, ex-vocalista da banda Cajú com Mel, será uma das atrações do São João Gorutubano que acontecerá em Janaúba entre os dias 4 e 6 de julho, ou seja, no próximo final de semana, na praça Dr. Maurício Azevedo, a praça da Matriz/Catedral.
Além de Tony Fernandes, ex-banda Cajú com Mel, o São João Gorutubano terá a animação da banda Baião Tropical e do cantor Edmilson Batista. Promovido pela prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento é uma referência cultural e artístico do Norte de Minas por agregar os costumes dos norte-mineiro, inclusive as tradições gorutubanas.

O São João Gorutubano será aberto oficialmente às 19 horas de sexta-feira, dia 4 de julho, sendo antecedido de desfile típico em que educadores, alunos e adeptos dessa tradicional festividade apresentarão pelo centro da cidade as tradições culturais. Neste sábado, o São João Gorutubano terá atrativos no distrito de Vila Nova dos Poções. Isso já ocorreu nos distritos de Barreiro da Raiz e do Quem Quem, repetindo a nova fórmula do evento adotada a partir do ano passado.

Em praça pública e com acesso gratuito, o São João Gorutubano terá na sexta-feira, dia 4 de julho, show com a banda Baião Tropical. No sábado, dia 5, será a vez do cantor Edmilson Batista animar o evento e caberá ao cantor Tony Fernandes, que atuou pela banda Cajú com Mel, se apresentará no domingo, dia 6, no encerramento do São João Gorutubano.

 
Prefeitura anuncia pacote de obras para Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
15 de junho de 2014

JANAÚBA -- Em plena euforia com a primeira vitória da Seleção Brasileira na abertuda da Copa do Mundo de Futebolo da Fifa, esta semana, a população janaubense tem outros motivos para comemoração. O prefeito Yuji Yamada e sua assessoria anunciou o asfaltamento de cerca de 50 ruas da cidade nos próximos dias. Além das muitas obras em andamento, como a construção do prédio do Instituto Federal do Norte de Minas (Ifnmg) tocado pela prefeitura e a implantação do Campus da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), localizado às margens da BR-122, da qual o município é parceiro, entre outras, Janaúba ganha mais esta boa notícia.

A informação é do próprio prefeito Yuji Yamada, acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Renaldo Arley Carvalho. Para tanto, a prefeitura já assinou a ordem de serviço, autorizando o início das obras, que deve ocorrer em aproximadamente 30 dias.

De acordo com o secretário, através deste pacote de obras, o município será contemplado com o asfaltamento de diversas ruas, além da Avenida Marcelino Siqueira, que liga o aeroporto municipal ao frigorífico Minerva Foods, no bairro Barbosas. Ainda conforme o secretário, dentro do pacote de obras, consta também o recapeamento asfáltico das avenidas Brasil e Marechal Dedoro, na região central da cidade.

O responsável pela referida Secretaria afirmou que o processo licitatório já foi todo concluído. Com base em levantamentos realizados pelo prefeito Yuji e o secretário, mais de 15 bairros janaubenses e o centro da cidade serão beneficiados com as obras, incluindo o distrito de Quem-Quem. Os recursos foram viabilizados pela atual administração “Novos Caminhos” junto aos governos estadual e federal.     

AVENIDA REDE ELÉTRICA -- A avenida Rede Elétrica, uma das mais importantes vias públicas da cidade, que beneficia vários bairros, já está sendo recuperada com a Operação Tapa Buracos da prefeitura. Segundo o secretário de Obras, Arley, o projeto de engenharia para que também seja pavimentada com asfalto, já se encontra concluído, devendo ser encaminhado ainda este mês a Brasília para que a liberação do recurso da ordem de de R$ 9 milhões, seja feita.  

 
Com alta de 20% nos leilões de animais, 33ª Expojanaúba teve público de 250 mil pessoas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
15 de junho de 2014

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Temos o orgulho em dizer que conseguimos realizar, ano após ano, a maior exposição agropecuária do Estado. A maior festa da nossa cidade. Isso só é possível porque temos parcerias, temos companheiros que ao longo de toda a trajetória nos deram as mãos para podermos realizar esta que é, sem dúvida alguma, a maior exposição agroepcuária do nosso estado e entre as 10 maiores do nosso país. Registro o apoio incondicional de toda a população gorutubana, de todos os janaubenses que quando lançamos a exposição sete meses antes, no dia 17 de novembro, todos vieram e nos prestigiaram.

Compraram os seus passaportes e viabilizaram, uma cidade que tem 70 mil habitantes, poder proporcionar dentro da 33ª ExpôJanaúba um acesso de mais de 250 mil pessoas nos 10 dias do evento”, declarou José Aparecido Mendes Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, no encerramento da 33ª ExpôJanaúba.

Nesse pronunciamento, José Aparecido apresentou o resultado da cobrança feita por ele, durante a abertura da 33ª ExpôJanaúba, quanto à pendência que o grupo Minerva encontrava para reativar o frigorífico de Janaúba com relação à disponibilidade de carga suficiente de energia elétrica por parte da Cemig. Segundo José Aparecido, a diretoria da Cemig liberou os 1.900 KWh para funcionar o frigorífico. O líder ruralista anunciou também a confirmação de uma audiência com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ocasião em que irá sensibilizar o governo a não impedir o funcionamento do frigorífico em virtude de funcionamento do aeroporto municipal, construído muito tempo depois do frigorífico.

INVESTIMENTOS -- Para realizar a 33ª ExpôJanaúba, a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba investiu mais de R$ 3 milhões de recursos próprios e para o próximo evento já é planejado aumentar o número de sanitários e também a área reservada para a missa rural que, neste ano, contou com um público superior a 5 mil pessoas.

LEILÕES -- Foram realizados sete leilões de animais, sendo comercializados 6,2 mil bovinos com a movimentação de mais de R$ 7 milhões com destaque para a valorização do bezerro que foi cotado, em média, a R$ 1.050,00 ante o R$ 670,00 verificados no ano passado. De acordo com José Aparecido, houve o incremento acima de 20% na venda desses animais em relação aos leilões da exposição de 2013 comprovando a qualidade dos bovinos existentes na região.

CRIANÇA NO PARQUE -- Durante a 33ª ExpôJanaúba foi desenvolvido, mais uma vez, o projeto Criança no Parque ocasião em que 2.131 crianças de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia foram beneficiadas e visitaram o parque de exposições, conheceram a ExpôJanaúba e ainda usufruíram do parque de diversão, além de receber o lanche e uma cartilha educativa na área de cidadania, saúde e meio ambiente.

SOLIDARIEDADE -- Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindicato Rural de Janaúba em parceria com o Lions Clube de Janaúba promoveu a solidariedade com o apoio do público o qual teve acesso a um dia da 33ª ExpôJanaúba a doação espontânea de um quilo de alimento. Neste ano foram arrecadados aproximadamente 9 mil quilos, 5,5 mil em 2013 e mais de 20 mil quilos de alimentos arrecadados na ExpôJanaúba em 2012. Os alimentos arrecadados em 2014 serão entregues a instituições de caridade.

EXPÔJANAÚBA DE 2015 -- No domingo, dia 8, antes mesmo de finalizar a 33ª ExpôJanaúba, o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, anunciou o planejamento para a 34ª ExpôJanaúba que acontecerá no período de 29 de maio a 7 de junho de 2015.
Ele anunciou a provável contratação da dupla Zezé di Camargo & Luciano, da banda Roupa Nova e do cantor Gusttavo Lima para a ExpôJanaúba do próximo ano. As demais atrações artísticas, segundo José Aparecido, serão definidas por intermédio de consulta pública em enquete no site e na rede social do Sindicato Rural de Janaúba.

 
EXCLUSIVO: Sem financiamento, Fundajan pode fechar suas portas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de junho de 2014
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Mais uma vez a crise financeira coloca em “xeque” o funcionamento da Fundajan (Fundação Assistencial de Janaúba) e, consequentemente, do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela referida entidade. Após um período de turbulência vivido há cerca de dois anos, quando a dívida da entidade passava da casa dos R$ 8 milhões e uma verdadeira “força-tarefa” foi levada a efeito para reverter o quadro, agora o problema parece estar se avizinhando novamente.
 
O JORNAL DA SERRA GERAL, em contato com o ex-presidente da Fundajan, Carlos Isaildon Mendes, ouviu do mesmo, a sua preocupação quanto ao futuro da entidade, uma vez que, segundo ele, caso não sejam disponibilizadas linhas de créditos específicas para a área de saúde, via governo federal, o funcionamento da Fundajan estará altamente comprometido, podendo até vir a fechar as portas. Mesmo tendo, após ter assumido a presidência da entidade, conseguido equacionar as dívidas e colocá-las em dia, os juros que se paga para mantê-las está sendo o grande problema no momento.
 
Ele lembra que vem mantendo contatos diretamente com a presidência da República, através de um canal de contato na internet, apresentando a real situação dos nossos hospitais, especificamente da Fundajan. Salienta que, em janeiro de 2011, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) editou a Circular 04/2011, instituindo o programa BNDES de Apoio a Instituição de Saúde, o “BNDES Saúde”, que previa o financiamento para reestruturação do endividamento bancário e com fornecedores, o que poderia se transformar na redenção da Fundajan.
 
Porém, ele lembra que, de lá para cá, “lamentavelmente nenhuma instituição hospitalar conseguiu acessar a citada linha de crédito”, atesta o ex-presidente da Fundajan.
 
A Fundajan, mantenedora do único hospital de média e alta complexidade de neo natologia e obstetrícia da região da Serra Geral de Minas, uma das regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais e do Brasil, que atende mais de 90% via SUS (Sistema Único de Saúde) e uma população estimada em cerca de 280 mil pessoas, segundo Carlos Isaildon corre o risco de, nos próximos meses, caso algo realmente consistente em matéria de financiamento não for feito, de fechar suas portas, em razão de endividamentos do passado. E isso, mesmo sendo a Fundajan, reconhecida pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança e recentemente ter sido incluída no programa Rede Cegonha.
 
À frente da Fundajan nos últimos três anos, Carlos Isaildon conta que, atualmente, o hospital é auto-sustentável, após a implantação de uma administração profissional. “Mas somos vítimas do elevado endividamento com a Caixa Econômica Federal, cujo valores das prestações são inviáveis”, diz ele.
 
Concluindo, Carlos Izaildon manda um recado direto à presidente Dilma Rousseff, “Caso a sra. não determine que o BNDES disponibilize, com urgência, a linha de crédito “BNDES Saúde”, prometida desde março de 2011, só no papel, a Fundajan, corre risco de fechar suas portas, pois não suporta mais pagar juros à Caixa, que por sua vez, através de seu superintendente Nacional, José Ricardo de Freitas Martins Veiga, informou que dependia apenas de ajustes técnicos e que provavelmente estaria disponibilizado até o final de março. Porém, já estamos no final de maio e início de junho e até agora nada. Fiquei feliz ao ver, esta semana, o lançamento do Plano Safra e o anúncio do Moderfrota com juros anuais de 4,5% a.a, porque então tanta demora para colocar em prática o “BNDES Saúde”, com juros prometidos de 12% ao ano”, indaga Carlos Isaildon Mendes.
 
Governo analisa pedido da Aspronorte pela redução do ICMS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
17 de maio de 2014
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, determinou à sua equipe técnica para analisar o pedido formulado pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte) quanto à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) na comercialização de bovino nessas regiões.
 
O presidente da Aspronorte, José Aparecido Mendes Santos, que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, ressalta que o pedido da entidade é pela prorrogação do prazo de vigência das alíquotas de ICMS de 4% até o dia 31 de dezembro deste ano. Essa medida, na concepção de José Aparecido, fará com que haja grandes benefícios para as regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
 
Por intermédio do secretário-geral da Governadoria, Custódio Antônio de Matos, o governador mobilizou a Secretaria de Estado de Fazenda para analisar com a maior brevidade possível a reivindicação da Aspronorte que abrange 43 sindicatos em 88 municípios e representa mais de 33 mil produtores rurais. Acionado pela Aspronorte, o deputado estadual Gil Pereira, que até março passado era secretário estadual de Desenvolvimento do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, também fez gestão junto ao governador no sentido de atender o apelo dos produtores rurais dessas duas importantes regiões de Minas Gerais.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 614