ArtBanners1



OSCAR GORUTUBANO 2019 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
28 de novembro de 2019

Mais uma vez a Puro Som Propaganda e Publicidade, através de criteriosa pesquisa, apresenta os melhores do ano de 2019 em suas áreas de atividades. A solenidade de entrega dos diplomas se deu na noite desta última terça-feira, dia 26, no Barthô, impecavelmente decorado para receber a nata do empresariado janaubense, naquela que é considerada a festa do OSCAR GORUTUBANO. Confira os flashes daquela grandiosa festa nas lentes do fotógrafo Gallego: CLICAR NA GALERIA FOTOS

 
HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA DIVULGA NOTA SOBRE O CASO DE PACIENTE COM SUSPEITA DE SARAMPO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
20 de novembro de 2019

JANAÚBA (Oliveira Júnior) -- Na tarde desta quarta-feira a Fundação Hospitalar de Janaúba, mantenedora do Hospital Regional de Janaúba, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a internação, terça-feira, dia 19, de uma paciente com sintomas que levava à suspeição de sarampo.

A nota de esclarecimento foi publicada no site do hospital por volta das 16 horas desta quarta-feira, dia 20, horas.

Pela Nota divulgada, o hospital descarta inicialmente que a paciente (uma mulher) esteja clinicamente com sarampo. O médico Thiago Antunes Lopes ressalta na nota que “trata-se de um quadro ainda SUSPEITO de sarampo, que, conforme determinação dos órgãos da saúde, necessita de comprovação laboratorial para confirmação do caso”.

Ao ser atendida na unidade hospitalar, a paciente apresentava sintomas semelhantes aos do sarampo e, diante disso, foram tomadas medidas de precaução e isoladamente. A paciente foi encaminhada para uma ala isolada e com atendimento recomendado.

O caso foi reportado à Secretaria de Estado de Saúde e aguarda o resultado laboratorial para averiguar se a paciente está ou não com sarampo.

Eis a nota do Hospital Regional.

 
Lions clube de Janaúba realiza Seminário Motivacional este final de semana na cidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
20 de novembro de 2019

Será neste sábado, dia 23, na parte da tarde, o Seminário Motivacional de Lideranças que o Lions Clube de Janaúba estará realizando, envolvendo clubes de diversas cidades do Estado.

Trata-se de um evento voltado, exclusivamente aos membros de Lions e na cidade estarão presentes comitivas de Lions Clubes das cidades de Três Marias, Pirapora, Montes Claros e Belo Horizonte, de onde inclusive virá o palestrante, Wallace Pereira Tavares.

O evento acontecerá na sede do clube que fica ali na Rua Afonso Pena e será uma grande oportunidade de interatividade entre os Leões da região, sem contar que também proporcionará aos visitantes conhecer um pouco da história do Lions janaubense que completou 51 anos de existência no mês passado e ainda as belezas da cidade de Janaúba.

Para a presidente do Lions janaubense, Ivana Colombo Lucas, quando surgiu a oportunidade desta realização, não hesitou em convocar todos os membros do clube se prontificaram a ajudar nesta organização.

 
Enem 2019: veja os materiais que você não pode usar no dia da prova PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
01 de novembro de 2019
Cuidado: Sensação do momento com memes na internet, caneta azul no gabarito pode gerar eliminação!

Quem acha que candidato bem preparado é aquele que leva tudo quanto é tipo de material escolar para o dia da prova pode tomar um susto no Enem. Diferentemente de alguns vestibulares, o Enem restringe bastante os materiais permitidos durante a realização do exame. 

Lápis, borracha, régua… Nada disso poderá ser usado, e deverá ficar dentro do saco plástico lacrado caso o candidato leve no dia. Para fazer a prova, somente caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Preencher o gabarito com outra cor de caneta gera eliminação, já que o leitor que faz a correção da prova só reconhece a cor preta. Já o material de cor transparente é exigido para que o candidato não guarde nenhum tipo de “cola” no tubo. 

É bom lembrar que, embora a caneta preta seja o único material permitido, não existe limitação do número de canetas! Inclusive, o recomendável é levar uma ou duas de reserva em caso de falha. 
Se já quiser arrumar seus materiais para a prova lembre-se de levar ao menos duas canetas pretas e passar bem longe de lápis, borracha, régua, calculadora e afins. 
Cuidado redobrado com o celular
O Inep oficializou no edital do Enem deste ano as regras acerca de celulares durante a aplicação da prova. A partir de agora, qualquer toque de celular (seja de alarme, ligação ou outros) que forem emitidos mesmo com o aparelho lacrado dentro do saco plástico resultará na eliminação do candidato. Nas edições passadas já havia a orientação para desligar os celulares, mas, em caso de toque, as ocorrências poderiam ser discutidas caso a caso. 
O Enem começa a ser aplicado em todo o país neste domingo dia 3. E volta no domingo que vem dia 10.

 
DEER diz que táxis podem circular entre municípios PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
01 de novembro de 2019


UMA GRANDE NOTÍCIA PARA A REGIÃO

JANAÚBA -- A punição a taxistas que transportam passageiros de um município a outro é um equívoco, já que não está de acordo com a legislação em vigor. A afirmação foi feita pelo chefe de gabinete do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), João Baêta Machado, durante audiência pública que tratou dos efeitos da Lei Federal 13.855, de 2019, e do Decreto Estadual 44.035, de 2005. A norma federal, que entrou em vigor no início de outubro, altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503, de 1997), e tem sido usada para punir trabalhadores do transporte alternativo de passageiros.

A audiência conjunta das comissões de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e de Viação e Transportes da Câmara Federal foi requerida pelos deputados Virgílio Guimarães (estadual) e Paulo Guedes (federal). A reunião contou com a participação de centenas de taxistas, em especial de municípios das regiões Norte e Nordeste do estado. Segundo os taxistas, desde a sanção da nova lei pelo presidente Jair Bolsonaro, eles têm sido parados por agentes do DEER nas estradas. Se o carro é apreendido, motorista e passageiros ficam no meio da rodovia, sem ter como chegar a seus destinos.

Antes da edição da Lei Federal 13.855, o ato de transportar pessoas e bens sem autorização legal era considerado infração média. Com a nova norma, a atividade passa a ser classificada como infração gravíssima, sujeita a multa, perda de pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. Segundo João Baêta Machado, a norma trata de escolares e transporte remunerado não autorizado, o que não seria, segundo ele, o caso dos taxistas, que exercem a atividade com autorização.

Nacionalmente, a autorização está na Lei Federal 12.468, de 2011, que regulamenta a atividade de taxista. Há, ainda, a autorização municipal para os serviços. Nesse contexto, Machado afirmou que os casos relatados na audiência pública serão analisados para saber se há abuso de autoridade ou desconhecimento dos agentes sobre a lei.

Requerimento pede suspensão das fiscalizações nas estradas

Com o objetivo de assegurar que as fiscalizações por agentes do DEER e das polícias rodoviárias sejam suspensas, o deputado estadual Virgílio Guimarães apresentou requerimento a ser enviado aos respectivos órgãos. Segundo ele, até que a ALMG tenha uma conclusão sobre a regulamentação do transporte intermunicipal de passageiros por taxistas, é importante garantir que esses trabalhadores não sejam punidos indevidamente.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, o que foi muito comemorado pelos taxistas, que afirmaram estarem sendo impedidos de trabalhar.  

Serviço é considerado essencial nos municípios menores

A assessora especial do Ministério Público, Carolina Mendonça de Siqueira, afirmou que vai levar as reclamações ao órgão, para que sejam tomadas as providências necessárias. “A lei não pode desconhecer a realidade e, em Minas Gerais, temos mais de 800 municípios, muitos dos quais pequenos e que têm sua vida em torno das cidades-polo, então dependem dos taxistas”, disse.

 
Consórcio União da Serra Geral consegue recursos para equipar o SIM em toda a região PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
05 de agosto de 2019

A implantação do S.I.M. (Serviço de Inspeção Sanitária Municipal), está se consolidando a nível regional, através de ações do Consórcio União da Serra Geral (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região da Serra Geral de Minas).

O serviço serve para controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Cada município da região está empenhado na implantação de seus escritórios locais e na efetivação dos serviços. O Consórcio trabalha no sentido de regionalizar esta proposta.

Para tanto, desde 2015 vem traçando metas e implantando ações neste sentido. E, desde o início deste ano já funciona na sede do Consórcio União da Serra Geral, um escritório regional, visando a organização do Serviço de Inspeção Sanitária Regional Consorciado. Um técnico foi contratado e um veículo zero quilômetros adquirido com recursos próprios, para dar suporte aos trabalhos que se iniciam. O escritório dará suporte a toda região da Serra Geral de Minas

    Os prefeitos já se inteiraram desta proposta, se manifestaram positivamente e a idéia já começa a surtir o efeito desejado.

Um ponto primordial para que esta ideia saia do papel e que os prefeitos filiados ao Consórcio colocaram em prática foi a aprovação da criação das coordenadorias regionais no Organograma do Consórcio. Entre estas, as Coordenadoria de Inspeção Sanitária, Defesa Civil, Meio Ambiente e Urbanismo e Cultura, para assim consolidar e dar legitimidade ao trabalho que se pretende ser desenvolvido.

E agora, esta semana, mais um importante e decisivo passo para esta implantação foi dado e uma grande conquista vai chegar para a viabilização do projeto de implantação do serviço de inspeção sanitária regional.

De acordo com o superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo Barbosa, através de um projeto cuidadosamente trabalhado e encaminhado para o Fundo Estadual Defesa do Consumidor (PROCOM/MPMG) e devidamente aprovado com disponibilização de recursos, serão adquiridos equipamentos para os escritórios do SIM dos 15 municípios consorciados que aderirem à proposta.

Para o atual presidente do Consórcio União da Serra Geral, o prefeito de Pai Pedro, Eujácio Rodrigues, o SIMC (Serviço de Inspeção Municipal Consorciado) será de suma importância para a região, pois irá ajudar aos pequenos produtores desenvolverem as suas agroindústrias de pequeno/médio portes nos municípios consorciados que aderirem a este projeto. Ele frisa, que o “trabalho será voltado para o desenvolvimento econômico regional sustentável na forma de gestão associada aos municípios, para o desenvolvimento de políticas públicas comuns”, destaca o presidente Eujácio Rodrigues.

 

 
Volta às aulas na Serra Geral já começa em alguns municípios PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
07 de fevereiro de 2019

Apesar de ter sido praticamente acertada que a volta às aulas nas redes municipais de ensino das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimwento Sustentável (União da Serra Geral), se daria após o carnaval, conforme acordo em Assembleia Geral realizada no dia 07 de janeiro, tendo sido, inclusive elaborado um Termo de Compromisso onde todos os municipios da área de atuação do Consorcio se comprometiam a isso, em algumas cidades as aulas já começam ou devem começar na próxima semana.

Isso se deve após posicionamento do Governo do Estado, em relação à esta manifestação e também de outras entidades politicas, como: Cimams, Amamas e AMM, que defendiam a mesma proposta e muitos municipios decidiram, então, começar as aulas já neste mês de fevereiro, o que acabou enfraquecendo o movimento.

Diante dessa situação, o presidente do Consórcio União da Serra Geral, prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes Jácome (FOTO), e em respeito às particularidades de cada municipio, achou melhor anular a decisão.

Com isso, segundo o presidente, fica a critério de cada municipio fazer o que for mais interessante e que atenda suas condições, devendo cada um deles determinar o início do ano letivo da rede municipal de ensino em suas cidades.

 
Atendendo chamamento de seus pares prefeitos, Juracy Jácome é candidato à reeleição no UniãoGeral PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
27 de novembro de 2018
JANAÚBA -- Ao finalizar seu mandato de dois anos à frente dos Consórcios União Geral e União da Serra Geral, como presidente, o prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes Jácome faz um balanço prá lá de positivo, uma vez que conseguiu implementar, ali, seu modo de administrar, com austeridade, simplicidade e objetividade, tendo colocado em prática praticamente todos os projetos que havia se proposto a desenvolver. Foram várias as ações desencadeadas nesta administração, que teve início complicado devido aos inúmeros problemas, administrativos e financeiros encontrado.

 
Juracy Jácome não se abateu, “arregaçou as mangas” e implementou, com seu dinamismo uma administração pró-ativa, ouvindo os prefeitos filiados, colocando na mesa suas propostas e viabilizando alguns projetos que, atualmente são de alta relevância nos municípios, como as Feiras Livres, que já são realidades em quase todos os municípios da região da Serra Geral. Com este projeto, as prefeituras receberam os kits, contendo barracas, balança de precisão, caixas para armazenar produtos, entre outros que disponibilizou para os produtores exporem e comercializarem seus produtos, dando mais visibilidade à agricultura familiar, fomentando a economia regional.

 
Diversas reuniões, envolvendo prefeitos, secretários e assessores serviram para elaboração de vários projetos, como da Inspeção sanitária, que já está entrando em funcionamento e servirá para agilizar os procedimentos legais, barateando os custos para as administrações, concentrando todo o trabalho na sede do Consórcio em Janaúba. Um veículo zero quilômetro, inclusive, foi adquirido, com recursos próprios para os atendimentos in loco dos professionais contratados pelo Consórcio. Trata-se da implantação da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente e Parceria com o Programa de Gestão Ambiental/MPMG.

 
Talvez a maior “obra” realizada pela gestão do presidente Juracy Jácome tenha sido o saneamento das finanças dos dois consórcios. Muitas dívidas, entre fornecedores e trabalhistas travavam as ações. Porém, com austeridade e zelo com o dinheiro público, o presidente conseguiu, não só sanar estes entraves, como colocou o Consórcio com as contas em dia, apto a realizar e desenvolver ações em prol de todos os municípios da região. Um exemplo foi a unificação dos dois consórcios em um só endereço, visando enxugar os gastos e otimizar a administração.

 
O bom diálogo com todos os prefeitos da região, o livre tráfego nas esferas estadual e federal, são outros fatores que pesam a favor da continuidade de Juracy Jácome à frente dos dois Consórcios, pois o planejamento é intenso e muitos projetos estão por vir e serem colocados em prática.
 
Oscar Gorutubano -- Melhores do Ano Puro Som PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de novembro de 2018

Clique na Imagem para aumentar 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 599
Banners