Comissão de Transição a todo vapor na prefeitura de Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
19 de novembro de 2016
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Como o JORNAL DA SERRA GERAL já havia anunciado, com a costumeira exclusividade, em suas edições anteriores, a Comissão de transição do prefeito eleito Carlos Isaildon Mendes e os indicados pelo prefeito Yuji trabalha com tranquilidade na prefeitura de Janaúba. Demonstrando espírito democrático e zêlo com a coisa pública, o prefeito Yuji Yamada tem dado, através de seus assessores, total apoio à equipe do novo governo municipal, facilitando o trâmite de documentação solicitada.
 
Desde o último dia 27 de outubro, quando um Decreto instituiu a referida Comissão, seus membros vem trabalhando no prédio da prefeitura em busca de informações sobre a atual administração. Fazem parte desta Comissão de Transição, sob indicação do prefeito eleito, Carlos Isaildon, a servidora efetiva do município, Maria Helena Mendes Silva Alves, como coordenadora. Conheça todos os mebros desta Comissão e leia a matéria completa no JORNAL DA SERRA GERAL IMPRESSO, JÁ NAS BANCAS E PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO
 
Janaúba adere à caminhada Passos Que Salvam contra o câncer em criança PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
16 de novembro de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Vários segmentos da sociedade estão mobilizados para participar da Caminhada Nacional “Passos que Salvam”. O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro, um domingo, a partir de 8h30 da manhã, na cidade de Janaúba. Pela primeira vez a comunidade janaubense participará dessa caminhada, que é realizada desde de 2012 pelo Hospital de Câncer de Barretos com o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.
 
A caminhada acontecerá simultaneamente em todas as cidades que aderiram ao movimento e, neste ano, terá a participação, em Janaúba, da comunidade que irá às ruas manifestar pela prevenção ao câncer em crianças e em adolescentes. A concentração será na Praça do Cristo seguindo pela avenida do Comércio até chegar na praça Dr. Maurício de Azevedo (praça da Igreja Matriz) passará pela avenida Brasil e finalizando na praça Joaquim Maurício de Azevedo, onde funciona o Centro Viva Vida.
 
Prefeito Yuji anuncia medidas para a contenção de despesas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
28 de outubro de 2016
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Diante da crise econômica brasileira, os planos de ajustes fiscais federal e estadual, que refletem diretamente nos municípios, que vem tendo quedas exponenciais de receitas, e o zelo pela coisa pública, o prefeito Yuji Yamada, de Janaúba, está aplicando uma série de medidas de redução de despesas, com a finalidade de dar fiel cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Dentre as medidas adotadas, ele deixará de receber o próprio salário
neste final de ano (outubro, novembro e dezembro). Também está prevista a exoneração de cargos comissionados e pessoal contratado.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL DA SERRA GERAL NESTE SÁBADO, DIA 29
 
Edital de Convocação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
27 de outubro de 2016
A Secretaria Regional Leste do ANDES-SN e sua Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - ADUFVJM, no uso das suas atribuições estatutárias e regimentais. CONVOCA todos os docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Janaúba, para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 31 de outubro de 2016, às 14:00 horas, no Campus provisório da UFVJM–Janaúba, localizado na rua Manoel Bandeira, 460,  Bairro Veredas, na sala 201.

Com a seguinte pauta:

1) Análise de conjuntura;
2) Indicativo de greve. 

Belo Horizonte, 26 de outubro de 2016.
Secretaria Regional Leste do ANDES-SN

Presidente da Seção Sindical dos Docentes da 
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ADUFVJM)

 
Luciano Sartori cotado para assumir Secretaria de Saúde PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
24 de outubro de 2016
JANAÚBA (Por Fernando Lucas) – Aberta a temporada de especulações em torno de nomes que irão assumir o secretariado do próximo prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes. Diante disso o JORNAL DA SERA GERAL sai na frente, e, ao ouvir pessoas ligadas à próxima administração e após o próprio prefeito eleito afirmar em entrevistas que o seu secretário de Saúde não será médico, acredita que este nome poderá ser do atual diretor-presidente da Fundajan, o empresário do segmento de compra e venda de frutas, Luciano Sartori. Ouvido pela nossa reportagem, ele no entanto nega esta possibilidade. “Não fui contactado a este respeito”, disse Sartori ao JORNAL DA SERA GERAL.
 
Porém, são fortes os indícios de que esta nomeação deverá sim ser confirmada já na primeira quinzena de dezembro, quando o prefeito eleito Isaildon pretende divulgar a lista com os nomes de seu secretariado. Pesa a favor desta possibilidade o estreito relacionamento entre os dois, Luciano e Isaildon, uma vez que Sartori assumiu a presidência da Fundajan justamente em substituição a Isaildon, de quem era seu vice-presidente. Também conta favoravelmente a atuação de Luciano Sartori à frente daquela instituição de saúde, onde, com serenidade, arrojo e capacidade administrativa vem conduzindo com tranquilidade o hospital e maternidade da Fundajan. O certo agora é aguardar o posicionamento da nova administração janaubense.
 
OUTROS NOMES -- Outros nomes cotados para assumirem cargos na futura administração são os do ex-prefeito Ivonei Abade Brito e do ex-vereador Jaime Lacerda, que poderá assumir a chefia de Gabinete do novo prefeito Carlos Isaildon Mendes.
 
Colégios de Janaúba entre os cinco melhores do Enem PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
24 de outubro de 2016
JANAÚBA -- Os colégios particulares Prêmio e CEC, de Janaúba, ficaram entre os cinco melhores do Norte de Minas, no  ranking do Exame Nacional do Ensino Médio na região, divulgado pelo Ministério da Educação, no início deste mês. Eles ficaram a frente de diversos colégios tradicionais de Montes Claros. Perderam apenas para os Colégios Sólido, Marista São José e Prisma, em toda região. Na rede estadual, a Escola Estadual José do Gorutuba liderou o ranking em Janaúba. O ranking foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e a lista reúne as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado em todo Brasil.
 
Na cidade de Janaúba, o Colégio Prêmio ficou com a 1.817ª classificação nacional, com 579,75 pontos; o CEC ficou em 1.884º lugar, com  578,32 pontos. Na rede pública, a Escola Estadual José do Gorutuba ficou em 8.861º lugar, com 493,81 pontos; a Escola Estadual Joaquim Mauricio de Azevedo ficou em 10.891º lugar, com  482,08 pontos e a Escola Estadual Rômulo Salves de Azevedo ficou em 12.281º lugar, com 473,20. No Norte de Minas, a melhor pontuação na rede privada foi do Sólido, com 607,70 pontos e na rede pública, o Colégio Tiradentes, com 542,77 pontos, ambos de Montes Claros.
 
A redação é a única prova subjetiva do Enem. As demais - linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza - são de múltipla escolha. A prova avalia os estudantes quanto ao domínio da escrita formal e capacidade de organizar e interpretar informações, entre outras competências.
 
COLÉGIO PRÊMIO -- O Colégio Prêmio, com os seus 579, 75 pontos de média geral, comemora a primeira colocação de Janaúba nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Considerando o cálculo do Inep, o Colégio Prêmio teve destaque na prova de “Ciências Humanas e Suas Tecnologias”, com 634,67 pontos, e em “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, com o 558,41.
 
A diretora do Colégio Prêmio, Nailza Rosa Celestina (FOTO), atribui os resultados alcançados na preparação dos alunos, na qualificação dos professores e no material didático do Positivo. Aproveita para parabenizar as famílias, assim como os alunos, professores e funcionários e agradece a confiança depositada na excelência do trabalho desenvolvido pela escola.
 
“Vamos tirar a saúde da crise em Janaúba já neste primeiro ano de meu mandato” PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
08 de outubro de 2016
JANAÚBA (Por Fernando Lucas) -- “A ficha ainda não caiu”. Assim o prefeito eleito de Janaúba, atual vereador Carlos Isaildon Mendes inciou sua entrevista concedida ao JORNAL DA SERRA GERAL, na tarde desta quarta-feira, dia 5, em sua sede. Eleito no domingo passado, com esmagadora maioria dos votos, Isaildon, que tem como companheiro o sargento Elton Freitas, como vice, disse que, tão logo sairam os resultados das urnas já deu início aos trabalhos visando sua administração que se inicia em 1º de janeiro de 2017. Ele esteve reunido, por exemplo, esta semana, com representantes dos dois hospitais da cidade (Regional e Fundajan), bem como o Ministério Público (curador da saúde do município) tratando de assuntos inerentes à saúde. “Vamos tirar a saúde da crise em Janaúba já no primeiro ano de nosso mandato”, afirmara Isaildon.
 
Talvez este tenha sido o norte principal de sua campanha vitoriosa, uma vez que todos sabem, Isaildon foi, por muito tempo, presidente da Fundajan, inclusive tendo atuado, de forma enérgica e dinâmica, em um de seus períodos mais críticos, tirando o hospital do caos financeiro que se encontrava.
 
“Talvez a dívida daquele tempo, que girava em torno dos R$ 8 milhões, ainda exista. Porém, existe também um cenário mais promissor, onde a Fundação tem recursos vultuosos a receber do governo estadual, o que ajuda na amortização desta dívida e na consequente administração daquele importante hospital”, argumenta.
 
Sobre seu governo, Isaildon foi enfático ao afirmar que sua gestão à frente da prefeitura de Janaúba será pautada na transparência de todos os atos administrativos. Para isso garante criar um Portal da
 
Transparência na internet contendo todas as informações inerentes aos trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, com valores gastos, onde e como eles serão empregados. Também mostrará os ganhos de cada funcionário. Ele ainda manifestou interesse em apoiar a criação de uma ONG da Transparência (Organização Não Governamental) na cidade já no primeiro mês de seu mandato.
“Na minha gestão, vamos valorizar o funcionário público, mas eles terão que trabalhar. Não teremos um único funcionário recebendo sem trabalhar”, diz o prefeito eleito.
 
Sobre o seu secretariado ele disse que, entre os dias 1º e 10 de dezembro fará uma coletiva e anunciará todos, de uma só vez. Porém já adiantou alguns pontos sobre o assunto. Ele disse que o secretário ou secretária de Educação será escolhido via uma lista apresentada por aqueles que militam na área. Para isso pretende ouvir todos os envolvidos na educação municipal para darem suas ideias, sugestões e apresentarem os nomes para atuar na direção da Secretaria de Educação.
 
Também confirmou ao JORNAL DA SERRA GERAL, que irá criar a Secretaria Extraodrinária de Defesa Social, que será ocupada pelo seu vice, Sargento Elton. Ele diz, que ninguém melhor que ele para tratar deste assunto. Outra Secretaria que será implantada na administração do prefeito Isaildon, será a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para isso, disse Isaildon, ele e sua equipe pretendem trabalhar em parceria com entidades que representam o setor, tais como a Adeseg, Acijan, Sindicato Rural, entre outras. Sobre os nomes, Isaildon foi claro ao afirmar que todos serão escolhidos pela “meritocracia”.
 
Debate é cancelado em Janaúba por não atender normas do TRE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
30 de setembro de 2016
JANAÚBA -- Na manhã da última quarta-feira, dia 28, o JORNAL DA SERA GERAL recebeu em sua redação a presidente do Centro Acadêmico “Albert Einsten” do Campus da UFVJM em Janaúba, Fernanda de Paiva. Na oportunidade ela convidava para o debate que a entidade realizaria na quinta-feira, dia 29, às 14 horas, em Janaúba envolvendo os sete candidatos a prefeito. Porém, já na manhã desta quinta-feira, dia 29, data da realização do evento, a redação do JORNAL DA SERRA GERAL recebeu nova visita de representante do CA da UFVJM, desta feita o acadêmico Cedrik Alves, que entregou correspondência dando conta do cancelamento do mesmo.
 
De acordo com o Centro Acadêmico via correspondência recebida, o referido debate teria sido cancelado por não atender normas impostas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), como o Artigo 32 do Parágrafo 1º da Lei 9504/1997.
 
A reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL, que inclusive esteve presente à reunião feita entre os acadêmiucos e representantes dos sete candidatos, alguns inclusive estiveram pessoalmente lá, apurou que, na verdade, a motivação maior deste cancelamento teria sido o fato de alguns candidatos e seus representantes, bem como a direção do evento não terem chegado a um acordo em relação às regras do mesmo.
 
Debate entre candidatos a prefeito de Janaúba acontece nesta quinta, dia 1º PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
29 de agosto de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os sete candidatos a prefeito deste município, na região da Serra Geral de Minas, já sabem a data em que se encontrarão: Dia 1º de setembro, próxima quinta-feira, apartir de 19h59, no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba. Será o primeiro debate entre os postulantes à chefia do Executivo local nestas eleições. De acordo com Jurandi Alencar Soares, gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), a reunião dos candidatos a prefeito leva em consideração o fato de que o gestor municipal é peça estratégica e fundamental para o processo de desenvolvimento do município.
 
O debate é organizado pela Acijan, pelo Grupo de Desenvolvimento Empresarial (G21) e ainda pela Agência de Desenvolvimento da região da Serra Geral de Minas (Adeseg). “Será o momento para os empresários e comerciantes e demais segmentos da sociedade apreciarem e avaliarem as propostas de governo dos candidatos a prefeito”, explicou Jurandi Alencar.
 
Foram convidados para esse debate – o primeiro nesta eleição – todos os sete candidatos a prefeito: Aldimar Dimas Rodrigues (PMDB), Avelino Rodrigues Filho, o Dodô (PPL), Carlos Isaildon Mendes (PSDB), José Aparecido Mendes Santos, o Zé Aparecido (PSD), Rafael da Paz (PMN), Valério Alex Ferreira dos Santos, o Professor Valério (PSOL) e Valério Dias de Oliveira (PPS).
 
CAMPANHA PASSADA -- Na campanha passada, em 2012, o JORNAL DA SERRA GERAL, sob a coordenação de seu diretor, o jornalista Fernando Lucas,  realizou o primeiro debate entre os candidatos naquela ocasião, transmitido pelas rádios da cidade, ao vivo. Com organização impecável, o mesmo foi elogiado por todos, inclusive por representantes da Justiça Eleitoral. Naquela ocasião, apesar de ter assinado o termo de concordância com a sua realização, o então candidato Yuji Yamada se ausentou, segundo seus aliados, por motivos de viagem a negócio. O debate em 2012 foi realizado com a participação dos dois outros candidatos à época, Ivonei Abade e José Benedito. E, ao final da campanha, justamente aquele que não participou, se sagrou vencedor nas urnas.
 
Janaúba tem 186 candidatos a vereador, inclusive um Tiririca PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
29 de agosto de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Apresentar o próprio conhecimento e na tentativa de persuadir o eleitorado em garantir-lhe o voto, o candidato ou candidata a uma das 15 vagas na Câmara Municipal de Janaúba terá que “rebolar” muito nessa campanha eleitoral que também bate o recorde de candidaturas na eleição proporcional. Janaúba tem 51 mil eleitores e nas últimas eleições teve, em média, 130 candidatos ao parlamento municipal. Para este ano, o Juiz Eleitoral Ériton JoséSantana Magalhães, da 147ª Zona Eleitoral de Janaúba, analisa o pedido de 186 pessoas que requisitaram o registro na campanha para vereador (a). Ou seja, houve o incremento entre 40% e 50% em número de candidaturas. Os 186 candidatos inscritos proporcionam a concorrência de pouco mais de 12 candidatos por vaga. Dos 186 pedidos de registros de candidaturas para o município de Janaúba, 128 são para o sexo masculino, enquanto que 58 mulheres estão no páreo representando 31,18% do total de candidatos.
 
DEUS ME ÓIA, PAULECA E TIRIRICA -- No dia da eleição o voto será representado pelo número do candidato. Mesmo assim, alguns postulantes ao cargo eletivo apostam no nome de batismo ou então em apelidos como forma de facilitar a memorização por parte do eleitor. No caso de Janaúba, há quem recorra à força divina para ser lembrado na caçada ao voto. Mineiro de Porteirinha e aos 46 anos deidade, Ailton Gomes da Silva decidiu ser candidato a vereador por Janaúba. Nada demais em relação aos outros. Porém, Ailton teve uma preocupação com relação ao nome que o identifique melhor perante o eleitorado. Solteiro e com bens declarados à Justiça Eleitoral no valor de quase R$ 5 mil, ele se apresenta através do material de campanha e na urna com o nome “Deus Me Óia”. A expectativade Ailton é de que até o dia da eleição ele seja visto e votado. O apelido também é a aposta de outros candidatos, que o diga o vereador Paulo Roberto de Oliveira. Mais conhecido como Pauleca, Paulo Roberto é servidor público estadual na área de Saúde e se encontra no quinto mandato de vereador. Na mesma sintonia estão os vereadores em primeiro mandato Sebastião Freire Brito, o Tião da Goiaba, e Juscimar dos Reis Gramelich Mosquém, o Farinheiro, e ainda Zacarias de Paula Souza, o Zaca, que foi reeleito em 2012,e Armando Batista, o Peninha, que tentará o terceiro mandato.
 
Entre Cabelo, Piaba, Biela, Peu Gari, o eleitor de Janaúba ainda tem a opção de dois nomes artísticos: Zezé de Camargo (nome de batismo é Roberto Antônio Silveira) e o Tiririca. Isso mesmo, na eleição para vereador em Janaúba tem o candidato Tiririca Gorutubano, cujo nome é José Miguel Neto, nasceu em Janaúba, tem 52 anos de idade e é trabalhador na construção civil. Se ainda está em dúvida, o eleitor janaubense poderá analisar os seguintes nomes (apelidos) de candidatos: Rosa (apelido de Nilson Silva Filho, que já foi vereador), Bidú, Daia, Doca, Dodoi, Nininha, Faguim Casa Ração, Garapa, Gudim da Semente, Kiko, Loló, Lulu do Barreiro, Manelão, Nikó, Roma, Sorriso, Zé Bodoc, Zinha, Zé Mineiro, entre outros tantos apelidos.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 723