Cidadão Rural realiza mais de 1.700 atendimentos em Barreiro da Raiz PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
31 de outubro de 2017
Cerca de 400 pessoas participaram no último fim de semana, durante todo o dia das atividades do Programa Cidadão Rural do Senar Minas, no distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba no Norte de Minas. Foram realizados 1.715 atendimentos e , atendidas, cerca de 10 comunidades rurais. O evento aconteceu nas dependências da Escola Estadual Barreiro da Raiz. As pessoas tiveram acesso a serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, além de atendimentos na área de agricultura. 

O evento contou com as presenças do coordenador de Promoção Social, José Belas Gonçalves, Gerente Regional do Senar Minas, Dirceu Martins e do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes. Cerca de 100 voluntários e prestadores de serviços, entre médicos, enfermeiros, dentistas, cabeleireiros, fotógrafos, Polícias Militar e Civil, instrutores, funcionários do Senar e da Faemg, prefeitura e sindicato rural, IEF, cartórios de Registro Civil e Eleitoral, dentre outros, trabalharam no evento. 

Esta é a segunda vez, que o Programa Cidadão Rural é realizado no distrito, a primeira vez foi em 2013. Segundo o gerente regional do Senar, Dirceu Martins, o programa Cidadão Rural é de grande relevância social, pois dá acesso ao público rural a atividades e serviços importantes e, gratuitamente. Para José Belas, é impressionante, como a comunidade rural ainda é carente de serviços básicos, que deveriam ser fornecidos pelos governos. Foram emitidos: 225 CPFs, 142 Carteiras de Identidade, 86 Títulos de Eleitor, 46 Carteiras de Trabalho, 210 fotografias e realizados 200 exames de Vistas, 86 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite, 209 atendimentos em saúde bucal, além da distribuição de mudas, oficinas de artesanato e de desenho infantil, dentre outros serviços. 

Conforme eles, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Aparecido, a parceria Senar Minas/Sindicato Rural já levou serviços essenciais a milhares de habitantes da zona rural de Janaúba, através do Programa Cidadão Rural. E também, através de capacitações e treinamentos em cursos, que tem garantido acesso de trabalhadores ao mercado de trabalho e promovido á melhoria da mão de obra local, além de promover melhoria da qualidade de vida para essas pessoas. 

Vitor Emanuel Barbosa, de 17 anos e Patrícia Soares, da comunidade de Terra Branca, a 8 km de Barreiro da Raiz, tiraram o título de eleitor e realizaram o cadastramento biométrico. Eles ficaram satisfeitos com o serviço, pois não precisaram se deslocarem até a cidade de Janaúba para buscarem os serviços, com isso economizaram tempo e dinheiro, pois a cidade fica a quase 50 kms de onde moram. 

Vitória Maria Mendes, 16 anos, casada com Vanilson Cardoso Aguiar, 19 anos, foi ao posto de saúde, acompanhada do marido para fazer, pela primeira vez, uma consulta ginecológica e a prevenção de câncer do colo do útero, o exame Papa Nicolau. Eles vieram da comunidade de Cruz das Almas e ficaram muito satisfeito com o atendimento. Neuza de Jesus Cardoso, e a irmã Renilda de Jesus Cardoso, vieram da comunidade de Brejinho, a 20 km, para buscar vários serviços. Renilda tem problemas sérios de saúde e foi beneficiada com consulta médica e doação de medicamentos, além de emissão de segunda vida de documentos como a certidão de nascimento e o CPF. As irmãs também realizaram o cadastramento biométrico. 

Maurício Fernandes Damasceno, 19 anos, da comunidade de Campo Grande, tirou a carteira de trabalho, fez o Alistamento Militar e participou junto com outros jovens, como as irmãs Maria Cláudia, 18 anos e Janine Oliveira, 16, da comunidade de Poção Velho, de palestra sobre Bullying, ministrada pelo Sargento Almir, da Polícia Militar. Elas também requereram documentos de identidade, CPF, título de eleitor e a carteira de trabalho. 

Dona Vitalina Rosa de Oliveira, 72 anos da comunidade de Caiçara, fez exame de vista, onde foi constatada a doença de catarata, ela foi encaminhada pelo médico para cirurgia. Mislene Batista Pires também aproveitou a oportunidade para fazer o exame de vista. Elas aprovaram a realização do evento e disseram, que oportunidades como estas são importantes, para promover o acesso a serviços de extrema necessidade para os moradores da zona rural. 
 
Opinião pública escolhe “Os Melhores do Ano de 2017” “O Oscar do comércio Gorutubano” PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
26 de outubro de 2017
A Puro Som Propagandas e Eventos, pelo 16º ano consecutivo foi às ruas de Janaúba e ouviu cerca de 500 pessoas pelo centro da cidade. A opinião pública escolheu as melhores empresas e profissionais no ano de 2017 nos seus respectivos segmentos durante o período de 23/10 a 04/11/2017. O título de Melhores do Ano 2017 da empresa Puro Som é considerado o OSCAR DO COMÉRCIO GORUTUBANO.
Neste ano, mais uma vez, mantendo a tradição, o JORNAL DA SERRA GERAL foi escolhido o melhor da cidade.
 
A confraternização para entrega do diploma se dará no próximo dia 24 de novembro à partir das 20h30 com jantar e música ao vivo.
 
Segue abaixo a lista completa com os nomes dos homenageados, confira:
 
Forma Academia
Auto Car Acessórios
Janaúba Seguros
Fernando Seguros
Puro Som
Danúbio Calone
Alinhacar
Sky Sat
Mateus Bezerra
Espaço Cultural
1001 Embalagens
Casa do Pescador
Kuringa Sports
Preferencial
Dias Auto Peças
Lurdes Aviamento
Frango Chick
Credigerais
Patrick Dias
Confraria
Walison Barman
Casa das Baterias
Auto Mecânica Miguel
Vulcamax
Morena Amora
Claudius Buffet
Sandra
Odon
Explosão Calçados
Villa Sport Bar
Carne e cia
Sementes Gorutuba
Rei das Tintas
Cerâmica Janaúba
Chaveiro Jan
Claudiu´s Bar & Churrascaria
Diagnostico
Corpo em Harmonia
Ortodontic Center
Clube Abip
Corpus Kids
Sonhos & Fantasia
Blitz
Lojas Carvalho
Tran-Chan
James Moto Shop
contrutora santos
Laerte Ribeiro
Corpus Cosméticos
Nabelle
Comercial Souza
Gás Norte
Erica Carneiro
Nunes despachante
Clenio (José Gorutuba)
Genane (Jija)
Aquajan
Gás Norte
Game Boy
Multi Som Eletrônica
Radio Torre FM
Moura Encomendas
WN Turismo
Zezim do Superbom
APAE
Cândida Enxovais
Minas Irrigação
Northsola
Wizard
Pro Musica
Colégio Prêmio
Colégio Sejan
JIJA
Estudio Hantony
Calhas Janaúba
Art Mobiles
Drogaria Avenida
VT Vídeo
Floricultura Elka
Adriano Cangussu
Funerária Carvalho
Grafitex
Hotel Ouro Norte 
Exata Imobiliária
Triama
Jornal Serra Geral
Oliveira Junior
Laboratório Torres
Premoldados Stª Mônica
Pão de Mel
Miguel Lanterneiro
Leite Bom / Leite Jan
Vulcamax
Rafaello aluguel de carros
Dailton Antunes
Raquel
Ciclo Norte
Pink Biju
Kika Presentes
Ativa Celulares
Janaúba Variedades
Exata Loterias
Real
Social Modas & Malharia
Ponto dos Celulares
Marmoraria Gorutubana
A Construjan
Eletro porto
Frama Dias
Flavin Motopeças
Mecânica Avenida
Dr. Carlos Alberto
Dr. Giovani Fonseca
Dr. José Francisco
Dr. Roberto Amaral
Dr. Adiron
Dr. Diva
Dr. Gilmar (Clinvet)
Moto Pista Padrão
Eletro Simões
Rede Norte
Baú das Bicicletas
Visótica
Pão Sabor Vivo
Papelaria Contexto
Casa dos Parafusos
Moto Sport
Attra Tratores
Mercadão das Peças
Água d'Cheiro
Mundo dos Passaros
Pizza in House
Donizete Placas
Pax Carvalho
Posto 7
Confiboi
Junio (sejan)
Ana Paula Balzani
Sertap
Norte Line
Portech
Reciclagem DG
Ar Frio Refrigeração
Relojoaria Bastos
José Ambrosio Prates
Restaurante Brasão
Retifica Gorutuba
GM Pneus
Cordeiro
Sacolão Farturão
Spumell
Super Bom
Supritec
Retalhos Arco Iris
Telhas Tegula
Carlos Torneeiro
Café Janaúba
Pauleca
Leandra Noivas
Vidraçaria Fonseca 




 
Sindicato Rural cria Comissão gestora de recursos destinados às vítimas da creche PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
26 de outubro de 2017
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Com o intuito de dar transparência e deixar a gestão de suas ações em prol das vítimas da creche Gente Inocente, a cargo de entidades clasistas da cidade, o Sindicato Rural de Janaúba, através de seu presidente José Aparecido Mendes Santos sugeriu a criação de uma Comissão Gestora e solicitou o apoio do Ministério Público Municipal, via promotor Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Janaúba. Diante disso, uma reunião foi realizada na tarde/noite desta quarta-feira, dia 25, na sede da Promotoria enolvendo representantes dos dois Rotarys, da Maçonaria, Lions Clube, Igreja Católica e Secretaria Municipal de Saúde, bem como dirigentes do próprio Sindicato Rural e do Sicoob Credivag.

 
Naquela oportunidade foi colocado pelo presidente José Aparecido a intenção do Sindicato Rural em realizar, já neste próximo dia 4 de novembro, um leilão beneficente e, posteriormente shows artísticos com cantores de renome nacional, cujo as rendas serão dstinadas às vítimas do trágico incêndio ocorrido em Janaúba no início deste mês. Segundo o dirigente ruralista, já são mais de 80 doadores e cerca de 110 animais destinados à doação. Mas também houveram doações de insumos.

 
Representando as entidades que compõem a Comissão Gestora, estiveram: Pelo Lions Clube de Janaúba, Fernando Lucas; pelos Rotarys Janaúba e Janaúba Sul: Guilherme Eustáquio Vieira e Cristiane Guimarães Viana Dias, respectivamente; Igreja Católica: Padre Manoel Idalmo Damasceno; representando as quatro Lojas Maçônicas da cidade, Luciano Sartori e pela Secretaria de Saúde de Janaúba, a secretária Cecília Moreira de Freitas. Esta Comissão se incubirá, agora de definir as ações para captação, administração e aplicação dos recursos que serão arrecadados para atender às vítimas e suas famílias do trágico acidente incêndio da Creche Gente Inocente.

 
Na reunião decidiu-se ainda, a criação de uma Associação representativa para cuidar dos interesses das vítimas e a abertura de uma conta específica no Sicoob Credigag para receber o dinheiro arrecadado, tanto neste leilão do dia 4, quando nos shows que serão realizados, provavelmente em março do ano que vem, também com renda destinada às vítimas. A destinação dos recursos arrecadados, segundo o promotor Jorge Barreto ficará a cargo desta Comissão Gestora,  salientando que o Ministério Público realizará a fiscalização das contas da entidade a fim de garantir a economicidade e que os recursos sejam efetivamente revertidos para as vítimas.

 
“Todas as prioridades serão definidas pelo Conselho Gestor da associação a ser criada”, disse o promotor.
 
Consórcio União da Serra Geral expande as feiras da agricultura familiar na região PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
06 de agosto de 2017
 Image
NOVA PORTEIRINHA -- Centavo por centavo sendo aplicado e ainda tendo a sobra de recurso. Esse é o resultado da atual gestão do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) diante da implantação da Feira Livre da Agricultura Familiar. O investimento inicial é de R$ 425 mil e a prioridade foi adquirir material produzido na própria região.
 
O presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, disse no domingo, dia 30 de julho, que dos 16 municípios que compõem essa região 14 estão inclusos no projeto. Os outros dois estão em face de serem agregados. Foram disponibilizadas 250 barracas, média de 18 a 20 unidades para cada localidade. Essas barracas foram confeccionadas por empreendedor de Porteirinha.
 
A atual diretoria do Consórcio adquiriu as unidades e ainda houve sobra de dinheiro a qual, caso haja consentimento da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, será aplicada na ampliação do projeto. “Estamos prestando contas e na nossa gestão cada centavo recebido será aplicado em favor do fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Juracy Fagundes que pediu apoio ao deputado federal José Silva, um dos incentivadores da feira livre quando então presidia a Emater-MG.
 
Com a presença do deputado Zé Silva prestigiando a Feira da Agricultura Familiar de Nova Porteirinha e a solenidade em que foi oficializado o repasse das barracas aos municípios, o presidente do Consórcio União da Serra Geral reivindicou, via emenda parlamentar, a criação e instalação de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar a ser implantado em Nova Porteirinha e direcionado aos pequenos produtores da região da Serra Geral de Minas.
 
O Delegado Federal Ronaldo Lima Rodrigues, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, também prestigiou o ato de repasse das barracas e elogiou a gestão da diretoria do consórcio no comprometimento aos recursos públicos e se prontificou a viabilizar os pleitos dos agricultores.
 
“Fico cada vez mais encantado especialmente no momento de crise que o Brasil está passando que os projetos mais simples são aqueles que unem as pessoas", declarou o deputado Zé Silva numa referência à atitude do prefeito de Nova Porteirinha e da diretoria Consórcio União da Serra Geral ao desenvolver projeto simples que sinaliza como a superação do país nessa turbulência financeira e política administrativa.
 
Para o deputado federal e ex-presidente da Emater-MG, na feira é possível vivenciar o encontro fraterno onde os agricultores colocam todo o seu trabalho e a sua esperança vendendo a sua produção. "Ele volta para a propriedade feliz porque vendeu o seu produto e vai cuidar da sua família", comentou Zé Silva ao comemorar que mais de 400 municípios mineiros estão inseridos no projeto de feira livre.
 
MUNICÍPIOS -- Já foram inauguradas as Feiras Livres com o recebimento das devidas barracas, as cidades de Jaíba, Verdelândia, Matias Cardoso, Mato Verde, além é claro de Janaúba e Nova Porteirinha. Porém, todos os municípios ainda serão beneficiados com esta proposta do Consórcio União da Serra Geral, através da atual administração.
 
Irrigação deve parar este mês de agosto PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
06 de agosto de 2017
JANAÚBA -- É crítica a situação atual da barragem do Bico da Pedra. A foto ao lado dá uma mostra de como está aquele reservatório que abastece para o consumo humano e para o desenvolvimento da agricultura, os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha. Ao que parece, este mês a distribuição de água para a irrigação será cortada em 100%. 
Pelo menos é esta a expectativa após diversos seminários em que se debateu a crise hídrica nos últimos meses. Em todos eles foram apresentados estudos gráficos dando conta desta realidade.
Com isso, a perca de empregos diretos e indiretos será uma das causas mais preocupantes desta caótica situação. Para o consumo humano o que se pede é o uso racional do preciso líquido para não faltar, também.

 
*Vende-se a casa de um vidente! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de agosto de 2017

 Autor: Dr. Carlos Alberto Araújo Oliveira  CRM(MG) 18.643  

 

  Image Image  Image Image

 

 

Reforma Agrária na Mata Atlântica, Mundo Imprevisível,   Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Magazine Luiza, Ofertas, Fazendas Boi Bonito, Paranormalidade, Globalização  & Liberdade  de Expressão:

 

 

Hoje é sexta-feira, dia 28 de julho de 2017. Parece que foi: Ontem! Mas já se passaram mais de quatro anos, desde que escrevi uma Carta Ética protocolada no  Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG). E como: Sempre! Solicitando a liberação das fazendas Boi Bonito (I, II e III) localizadas no município  de  Porteirinha,  Norte  de Minas  Gerais. Da mesma: Forma! Que as fazendas adquiridas pelo INCRA e pelas associações, foram: Liberadas!  Na: Ocasião! Prometi escrever: Mais! Mas não: Consegui! Acabei sempre sendo: Vencido! Pelo: Cansaço!

 

E no: Momento! Em que o Brasil, enfrenta a maior: Recessão Econômica! Desde que foi: Descoberto! No ano de: 1.500! Por: Pedro Álvares Cabral! Imaginem: Só! Como Está!  A: Situação! Aqui no: Norte de Minas! Pesadelo em um: Trem! Muitíssimo: Mais! Que: Feio!

        

Propriedades rurais totalmente: Imobilizadas! Pela: Mata Atlântica! Que por: Decreto! Do: Lula! Com a: Colaboração! Do: Aécio Neves! Veio para: Cá! Risco elevado  de: Invasões! De: Terras! Pelos: Sem-terra!

 

E em: Saudade dos Militares! (Reforma Agrária na Mata Atlântica, Conflitos em Honduras, Globalização & Liberdade de Expressão: Saudade dos Militares! - Carta Ética IEF 28/09/2009), está escrito:  “E os cachorros dos sem-terra que invadiram as fazendas  vizinhas das  minhas   propriedades  rurais estão  comendo os  bezerros  das  vacas. Alguém  precisa explicar  para os  cachorros  dos  sem-terra  que  bezerro  não  é  veado. E a  morte  de  um  bezerro é  muito  traumática. Sentindo a falta  da  cria, com o úbere cheio, a coitada da vaca  fica berrando vários  dias. E no acerto das contas, o Banco do Brasil não quer saber se você também, foi mais uma: Vítima dos  animais!”. Só: Esqueci! Do: Banco do Nordeste!

 

Já são seis anos: Seguidos! De: Seca! E para continuar: Acreditando! Que o ano que: Vem! Vai ser: Melhor! Que os: Anos! Que já: Passaram! O: Jeito! É: Vender! A: Casa! E conseguir: Respirar!

 

Em: Eu Sou Vidente! (Reforma Agrária, Tragédias & Liberdade de Expressão: Eu sou vidente - Carta Ética IEF 09/01/2009 ). Que: Ousadia! Naquele artigo: “A Reforma Agrária na Mata Atlântica: A Parceria INCRA & IBAMA (Jornal Folha do Norte, 01/09/2007)”! Foi o: Diagnostico Clinico! Dado por um: Medico! De: Nível Internacional (Google: Oliveira CAA - Sinusitis)! De uma: Parceria! Que a revista VEJA (26/03/2008) chamou de: Uma Estranha Parceria! Na: Amazônia!

 

Fiquei: Estarrecido! Ao: Descobrir! Que centenas de hectares de  Mata Primaria na Fazenda Santa Maria (Porteirinha - MG) foram: Destruídos! Mata: Teoricamente! Protegida por: Lei! A propriedade considerada  improdutiva pelo INCRA, foi invadida pelos: Sem-terra!

 

Neste: Mundo! Tudo: Passa! Só: Eu! Que: Vi! Ninguém: Mais! Viu: Nada! E quando: Foi? Que: Escrevi? Que os: Olhos do Mundo! Se: Voltam! Para uma: Amazônia agonizante!

 

Mas estes: Olhos! Que a: Terra! Há de: Comer! Na ultima sexta-feira (21/07/2017) viram as sensacionais ofertas na loja do Magazine Luiza na: Avenida do Comercio! Aqui em: Janaúba! Eu não posso: Passar! Em frente do: Magazine Luiza! Sem me: Lembrar! Dos: Conflitos por Ética! Das: Fazendas Boi Bonito! E: Como foi? Que os moveis e eletrodomésticos do: Magazine Luiza? Evitaram: Invasão de terras! No: Norte de Minas?  Se a: Luiza! Quiser-me: Pagar! Pelo: Merchandising! O Mundo vai: Saber! Que os moveis  e eletrodomésticos do: Magazine Luiza! Tem: Algo mais!  Aquilo que chamamos de: Paranormalidade! Pelo menos os que estão: Lá! Na casa da: Fazenda Boi Bonito II! Onde: Moravam! Ou ainda: Moram! Aqueles: Fantasmas!  (Reforma Agrária na Mata Atlântica, Fazendas Boi Bonito, Globalização & Liberdade de Expressão: Como desalojar  fantasmas? Carta Ética - IEF 30/10/2009).

 

E para os interessados em: Adquirirem! Uma belíssima: Casa! Localizada na: Avenida Presidente Kennedy 71! Em: Janauba (MG)!  Podem entrar em: Contato! Com um: Corretor de Imóveis! Do mais: Alto nível! O: Corretor do Vidente! É da: Presbyterian Church! É: Fluente! Em: Línguas! Fala: Inglês! Fala: Espanhol!  E também: Português!  Já: Viajou! Pelo: Mundo! Durante: Anos!  Ajudando: Pessoas carentes! A bordo de um: Navio Missionário! E agora está em: Janaúba! Assim como: Eu!  João Wesley Rodrigues Araújo é lá de: Salinas! Assim como: Eu! A mãe: Dele! É: Prima carnal! De: Papai! Os telefones de contato são: (038) 3821-3710/ 9209-7373. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email - Endereço: Rua Virgilio de Melo Franco 408 - Centro - Janaúba (MG) - CEP: 39.440-000.

 

E o: Preço! Deste magnífico: Imóvel! É menos: Que! Duas: Malas! Daquela: Que! Aquele: Deputado! Apareceu: Carregando! Para o atual: Presidente! Do nosso: Pais!  Varias: Vezes! No: Jornal Nacional! Num: Filme! Da: Policia Federal! Que: Coisa estranha! Mundo: Imprevisível

 

E muitíssimo: Melhor! Que as: Ofertas! Do: Magazine Luiza! A: Casa de um vidente! Vai ser: Vendida! Pela  melhor oferta: Ofertada! E quem: Acha? Que eu não tenho: Coragem?

 

*Carta Ética protocolada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG) em 28/07/2017.

 
Quem vai me indenizar? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de agosto de 2017

Autor: Dr. Carlos Alberto Araújo Oliveira  CRM(MG) 18.643

  Image Image  Image Image Image

 

Reforma Agrária, Tragédias, Globalização & Liberdade de Expressão:

 

Hoje, sábado, 17 de abril de 2010, não tenho dúvidas, que é o meu dever cívico e moral para com a minha pátria, escrever mais esta Carta Ética para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba(MG), com os objetivos de sempre: Solicitar a liberação das minhas  terras, as  fazendas Boi Bonito (I, II e III), localizadas no município de Porteirinha, Norte de Minas Gerais. E: Da mesma forma que as fazendas adquiridas pelo INCRA e pelas associações, foram então liberadas. Já que na ultima segunda-feira (12/04/2010), recebi mais uma carta do Crea-MG.

 

E  esta  carta  que  recebi  do Crea-MG,   comunicava-me  algo  que  não  me  deixou   surpreso. Comunicava-me a Decisão PL-2239/2009 do Plenário do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea. Pois, na Sessão Plenária Ordinária no 1366, ocorrida  em 29 de  dezembro de 2009,  foi julgada a denuncia por mim apresentada,  contra um  certo  engenheiro  florestal, a  mais alta autoridade  do  IEF  no  Estado  de Minas Gerais, no exercício  ilegal  da profissão,  com  o  registro  no Crea-MG  cancelado, por  falta  de  pagamento. E foi aprovado negar provimento ao recurso interposto ao Confea contra a decisão do Crea-MG de  não acatamento de  denuncia por  infração ao Código de Ética Profissional,  em  ausência  de  fundamentação  consistente.

 

Segundo está escrito nesta carta, as acusações impetradas pelo denunciante eram infundadas e inverídicas, não passando de: Inconformismo Exagerado! Isto, em função de ter tido o seu pedido de autorização para exploração de carvão em suas propriedades indeferido. Embora o denunciante tenha apresentado, detalhadamente, todo um histórico dos problemas vivenciados por suas fazendas e fazendas vizinhas, histórias, recortes de jornais e cópias de ocorrências policiais sobre invasões de terras ocorridas no município. Estava tentando desse modo, justificar a transformação de suas propriedades para a produção de carvão.

 

Mas, os  Doutores  do Confea,  parecem  desconhecer o  fato  de  que o produtor rural é obrigado por lei a aproveitar o material lenhoso da sua propriedade rural, produzindo o carvão vegetal ou vendendo a lenha. E deveria sim, existir uma segunda opção, ou seja, a de simplesmente incinerar o material lenhoso em leras. Isto, uma vez que o custo de produção, não raramente, ultrapassa o custo do produto final. Associado  ao  fato,  de  que, com as Bolsas do Lula, ninguém mais: Quer trabalhar! E uma propriedade rural com área livre é muito mais valorizada. Mas basta qualquer fazenda ser vendida para o INCRA, que perante o IEF, os assentados, não encontraram mais: Aquelas  enormes  dificuldades! 

 

Eu comprei e paguei as minhas terras. É tudo legal. Tem até o papel da Licença Ambiental, mas que: Não tem muita utilidade! E eu, que tinha um apartamento  em São Paulo Capital, próximo  da  Escola Paulista  de Medicina: Vendi  e  investi  nas  fazendas! E eu, que tinha um belo apartamento em Belo Horizonte, novinho, três quartos, duas vagas na garagem, no Gutierrez: Vendi e investi nas fazendas! E eu, que tinha um belo carro de passeio: Vendi  e  investi  nas  fazendas! E eu, ainda realizei empréstimos bancários, que agora vou ter que pagar. Comprei terra abandonada, sem nenhuma infra-estrutura ou benfeitoria. Aí, eu que não tenho nada para esconder: Levantei a cabeça e parti pra cima dos capachos! E todos sabem que: Quem gosta, cuida, valoriza, pois tem medo de perder! Tudo que consegui na vida: Foi com o meu trabalho! E agora só me resta vender a minha casa aqui de Janaúba(MG), na Avenida Presidente Kennedy. E quem comprar, com certeza, não vai mais fazer aquela clássica pergunta: O que você pode fazer pelo seu País? Mas depois das tragédias causadas pelas chuvas no Rio: Fiquei mais animado! Eu não sabia que o Governo  Federal disponibiliza  verbas  para  prevenir e  para reparar  tragédias. É que as minhas terras estão em uma área de altíssimo risco, infestada por inúmeros bandidos sem-terra. Estou precisando dessas verbas nas minhas contas do Banco do Brasil (Agencia 0935-0 Conta 20.385-8) ou do Banco do Nordeste (Agencia 140 Conta 4.519-8). E sendo o Brasil do PT, carente de investimentos em infra-estrutura: Faltam presídios! Devido à superlotação das poucas prisões existentes, os juizes já estão: Amenizando as penas! E os cidadãos de bem, que pagam impostos, acabam ficando: Presos em casa! E aqui na Caatinga, ninguém nem mesmo sentiu: O agradável cheiro das obras do PAC!

 

O veterinário Dr. Gilmar foi um outro dia, nas fazendas Boi Bonito, examinar alguns animais, e disse-me que sabe de tudo: Que acontece lá! É que ele gosta: Dos jornais locais! Mas agora, as Cartas Éticas, que segundo a mais alta autoridade do IEF, são os frutos de um Inconformismo Exagerado, já estão disponíveis também na internet. Pesquisem no Google: Cartas Éticas - Fazendas Boi Bonito. É o: Big Brother  do Sertão! Acredito que os americanos devam ter verbas para repararem as tragédias causadas por palavras ditas pelo seu presidente. Bastou o Barack  elogiar o  Lula, e  aí, os   sem-terra  que  invadiram  as  fazendas  vizinhas: Ficaram mais  violentos! É que: Cortaram as minhas cercas, queimaram partes das minhas propriedades e mataram cabeças do meu gado! Mas, se o Obama  realmente  estudou  em  Harvard,  ele: Não  era  um  bom  aluno!  Ou, eu me recuso a acreditar que a Universidade de Harvard deixe de ensinar: Coisas tão básicas! Coisas, que lá nas minhas terras: Até as arvores sabem! É que: Só Jesus é o cara! E as contas milionárias que tenho para pagar: Continuam lá, no Banco do Brasil e no Banco  do Nordeste, aqui  de Janaúba! Mas, paira no ar uma pergunta: Quem vai me indenizar?

 

Carta Ética escrita em 17/04/2010 e  protocolada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG) em 19/04/2010.

 
*Cansei de explicar! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de agosto de 2017

Autor: Dr. Carlos Alberto Araújo Oliveira  CRM(MG) 18.643       

 

 

Reforma Agrária na Mata Atlântica, Dia do Médico, Cartas Éticas,  Eleições 2010, Saúde, Globalização & Liberdade de Expressão:

 

  Image  Image Image  

 

 

Hoje, segunda-feira, 18 de outubro do ano de 2010, é: O Dia do Médico! E para comemorar data tão festiva, decidi escrever mais uma Carta Ética para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG), solicitando a liberação das minhas propriedades rurais, as fazendas Boi Bonito (I, II e III), localizadas no município de Porteirinha, Norte das Minas Gerais, da mesma forma que as fazendas adquiridas pelo INCRA e pelas associações foram liberadas.

 

cansei de explicar por quais motivos um medico tão bom: Veio parar em Janauba! Tudo: Por causa das minhas terras! E: Medicina é prevenção! Mas na ultima quinta-feira (14/10/2010), eu estava trocando a fechadura da porta do meu carro numa oficina, a Fibra Norte, aqui em Janaúba (MG). O lanterneiro Baixinho, sabendo que eu era Doutor, perguntou-me se eu não tinha: Um carro de passeio! Foi fácil diagnosticar que o Baixinho, eleitor da Dilma, é: Que nem o Tiririca! Sendo analfabeto: Não consegue ler os jornais locais! Já saiu no jornal por quais motivos, não tenho um carro de passeio. Mas eu disse para o Baixinho: Ficar tranqüilo! Toda vez que entro, todo de branco no carro empoeirado, para ir até ao consultório, acontece: Um verdadeiro milagre! É que: Entro de branco! E: Saio de branco! Para os meus pobres clientes, que só procuram o médico quando já estão quase morrendo: Os valores são outros! Tenho o maior orgulho: De tudo que tenho! E o meu carro atual, um Pampa GL, comprei quando ainda trabalhava em São Paulo, com o salário de um mês: Do médico! Isto, em 1994, no governo do Fernando Henrique Cardoso. Foi quando, com o Plano Real: A economia estabilizou! Antes, os convênios médicos pagavam dois a três meses depois, e a inflação galopante: Comia quase tudo! É por isso que eu só tenho que agradecer ao: FHC!

 

Já no Governo Lula, foram anos de sofrimento e dificuldades tentando impedir que os sem-terra, invasores das fazendas vizinhas: Abocanhassem também  as minhas propriedades! Mas, como sou um médico, ético, elegante e educado, veneno para rato é: Carta Ética! E assim que receber a minha indenização do Obama: Troco de carro!

Os detalhes sobre o dinheiro que tenho que receber dos americanos, já estão: Na Internet! Tudo no Blog Reinaldo Azevedo (Veja.com)Obama e o Alcorão: fraco e pouco inteligente – num comentário realizado no dia 09/09/2010 às 20:03. E o lanterneiro Baixinho: Nada sabia sobre isso!

 

Mas pesquisando na Internet (Google): Cartas Éticas - Fazendas Boi Bonito, descobri que os Conflitos por Ética das minhas propriedades rurais:  Já estão bombando! Vi no Blog Catato Barreto: Espanto! - trechos de Reforma Agrária na Mata Atlântica, Fazendas Boi Bonito, Globalização & Liberdade de Expressão: Fiscalizadas por satélites! Carta protocolada em 23/11/2009, no IEF. Só esqueci de falar que a esposa do individuo que eliminou o sem-terra, amigo de infância, que fez o Curso para ser Líder dos Sem-Terra em Belo Horizonte, sabe de muita coisa. E já disse que, se acontecer alguma coisa com o marido dela: Vai abrir a boca bem grande! Tanto é que tal indivíduo está livre, leve e solto lá em Uberlândia (MG). E são fortes os indícios de que a vitima foi imobilizada pelos outros sem-terra que estavam no local. Como explicar o fato de um jovem musculoso e de porte atlético permitir ser esfaqueado por um outro: Raquítico e fisicamente debilitado? E ainda fazer um último pedido: Após ser deferida a primeira facada! Pediu para não ser levado: Para a casa do pai!

 

Mas um outro dia o cabo Edimilson estava me lembrando daquele dia (20/11/2009), em que me encontrou andando na Avenida Presidente Kennedy, bem próximo da minha casa, pois a minha caminhonete estava quebrada. Ele e o cabo Dias tinham acabado de chegarem das minhas terras. E quem sabe agora, acessando a Internet, ele e outros consigam decifrar: Um grande mistério! Conseguirão entender por quais motivos eu também tenho que receber do Governo Lula: Uma indenização! Não tenho culpa se o Lula recheou o seu governo com: Ex-guerrilheiros terroristas!

 

Mas na segunda-feira (11/10/2010), no Bom Dia Brasil, o Renato Machado disse o seguinte: Se as eleições fossem hoje, Dilma  venceria no segundo turno! Já na sexta-feira (15/10/2010), no Jornal Nacional, a Fátima Bernardes disse o seguinte: Se as eleições fossem hoje, Dilma  venceria no segundo turno! E eu, se fosse a Globo, cobraria do Lula uma grana preta: Para veicular este tipo de notícia! É que Dilma e Serra, estão: Tecnicamente empatados! Mas a quebra do sigilo fiscal da filha do Serra, serviu para: Promover a Dilma! Pois, partindo do conceito de que todos os políticos são ladrões, eles vão preferir ficar: Com o melhor candidato! Ou seja: Com a Dilma! Tanto é que se dependesse dos presidiários de São Paulo: Dilma seria eleita no primeiro turno!

 

E ao conversar com um militar que pediu para não ser identificado, eu não sabia que as Forças Armadas Colombianas (Farc) já estão há tanto tempo no Norte de Minas. Ele é testemunha que na invasão da fazenda Ipiranga, no município de Verdelândia (MG), há alguns anos atrás, as armadilhas encontradas lá, eram de causar inveja ao: Exército Brasileiro! Indivíduos muito bem treinados realizavam manobras típicas da guerrilha, com armamento pesado. E eu aqui, defendo as minhas terras: Somente com cartas! E os ignorantes que não param de perguntar, por quais motivos um medico tão bom: Veio parar em  Janaúba? Mas, eu: Cansei de explicar!

 

 

*Carta Ética protocolada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG) em 18/10/2010.

 
*Encarando muita gente! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de agosto de 2017

Autor: Dr. Carlos Alberto Araújo Oliveira CRM (MG) 18.643

 

 Image Image Image

 

 

Reforma Agrária na Mata Atlântica, Bezerros da Fazenda Boi Bonito III, CEMIG, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização & Liberdade de Expressão:

 

 

Tem quanto: Tempo? Que eu não: Escrevo? Uma Carta Ética para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de: Janaúba? Solicitando o de: Sempre! A liberação das minhas: Propriedades rurais? As fazendas Boi Bonito (I, II e III), localizadas no município de Porteirinha, Norte das: Minas Gerais! E: Liberação! Da mesma forma que as fazendas adquiridas pelo INCRA e pelas associações foram: Liberadas! O que foi que me: Aconteceu? Alguém poderia me: Explicar? Ando meio: Atordoado!

 

Forçando um pouco a: Memória! Consigo: Lembrar! Hoje é segunda-feira, 14 de maio de 2012. E ontem, logo pela: Manhã! O meu funcionário do Sítio Lagoa dos Patos, localizado no município de Capitão Enéas (MG), me: Ligou! Foi lá que a Claro S.A instalou de forma irregular uma: Antena Claro! Uma chave localizada em um dos postes de luz da CEMIG tinha caído dentro da minha: Propriedade! O Sítio estava sem: Energia! Tudo parecia um acontecimento: Banal! Liguei imediatamente para a: CEMIG! Solicitei que solucionassem tal: Problema! Mas poucas horas depois, atendi ao: Telefonema! De um funcionário da: CEMIG! Não foi: Obra do acaso! Operários da CEMIG estavam: Mexendo! Na rede de transmissão de: Energia! Foi aí então, que consegui entender o que tinha acontecido: Comigo! Alterações muito: Bruscas! Na minha: Rede! De: Energia! Mas: Por quais motivos? Talvez, em parte, a culpa tenha sido da ultima Carta Ética (Reforma Agrária na Mata Atlântica, Bezerros da Fazenda Boi Bonito III, CEMIG, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização & Liberdade de Expressão: Hoje!) protocolada em 19/04/2012 no  IEF de: Janaúba! E publicada na integra pelo jornal Folha do Norte no domingo (29/04/2012). Aquilo: Foi! Pura: Nitroglicerina!

 

Nem aquela noticia do: Jornal Nacional! Conseguiu me: Levantar!  Mas qual: Noticia? Aquela, daquela sexta-feira (27/04/2012), em que o William Bonner falou: Assim! Prefeitura de: São Paulo! Vai à: Justiça! Contra: Antenas! De telefonia: Celular! A justiça proibiu que a Claro S.A instale mais: Antenas! A Procuradoria do município de São Paulo: Pediu! E a Justiça: Concordou! Que a Claro S.A só volte a ter esse: Direito! Quando regularizar as: Antenas! Já: Instaladas! De acordo com a: Prefeitura de São Paulo! Das 978 antenas da: Claro S.A! Só 229, ou 23,41% das antenas Claro, são: Legais! Estão sem licença: 749! Ou seja, 76,58% são: Ilegais!

 

Naquela sexta-feira (27/04/2012), o Jornal Nacional informou: Aquilo! Que eu já: Sabia! A Claro S.A é que nem os: Sem-terra! É mesmo: Terrível! Não respeita os: Limites! Pesquisem na Internet (Google): O Caso da Antena Claro no Sítio Lagoa dos Patos! Concordo: Plenamente! Com o professor de medicina preventiva da USP: Nelson Gouveia! A gente não tem certeza de: Quanto! Qual é esse: Risco! A magnitude desse: Risco! E qual problema de: Saúde! Exatamente ele vai: Causar! Mas a gente tem que: Agir! Dentro do: Chamado! Princípio da: Precaução!

 

Antenas de telefonia celular não podem estar perto de: Escolas! Hospitais, aeroportos, presídios e: Asilos! Devem ter uma distância de, no mínimo, 100 metros uma da: Outra! Este é o padrão da: Organização Mundial da Saúde! Seguido pela: Anatel! Mas, quem: Disse? Que a Claro S.A se preocupa com a: Saúde? Das: Pessoas? O único objetivo da Claro S.A é o: Lucro! É o: Dinheiro! Foi por este motivo, que a Claro S.A cometeu no meu Sítio Lagoa dos Patos, aquele: Crime bárbaro! Conhecido como: O Crime da Arvore! O machado utilizado foi o meu: Machado! O crime foi praticado exatamente no momento em que o meu: Empregado! Ausentou-se da minha: Propriedade! Tinha ido buscar: Milho! Para as: Galinhas! Na fazenda do meu: Pai! Que fica: Distante! Alguns: Quilômetros! Quando: Chegou! Ficou: Estarrecido! Ao ver os: Pedaços! Da pobre: Arvore! Espalhados pelas laterais da: Estrada! E logo: Pensou! O Doutor vai ficar: Brabo! Alem de desencadear extrema: Raiva! Dentre os problemas de saúde ocasionados por uma: Antena Claro! Podemos: Citar! As: Neoplasias! As: Leucemias! Os: Linfomas! Que só vão: Aparecer! Com o passar dos: Anos! Felizmente, pela primeira vez, na: Historia do Brasil! Uma operadora foi proibida pela: Justiça! De instalar novas: Antenas! Na maior cidade deste: País! Vergonha: Imensurável! Pra: Claro!

 

E o Jornal Nacional da sexta-feira (04/05/2012), ilustrou muito: Bem! O: Comportamento de Boiada! Descrito na Carta Ética - Reforma Agrária na Mata Atlântica, Bezerros da Fazenda Boi Bonito III, CEMIG, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização & Liberdade de Expressão: Hoje! – IEF (19/04/2012). É que nas rodovias que chegam a São Paulo, os caminhoneiros que: Erraram! Nos: Cálculos! Vão: Parando! Nos: Acostamentos! Que nem os: Bois! No: Tronco! Tem que: Esperar! Para circular na cidade, só nos horários: Pré-estabelecidos! Mas quem: Espera! No: Acostamento! Também: Leva!  As: Multas! Tomam: Ferro!

 

Mas qual é: Mesmo? A relação existente entre a: Antena Claro? No: Sítio Lagoa dos Patos! E os 25 bezerros da: Fazenda Boi Bonito III? Que foram levados pelo traficante: Wagner Pereira Braga! No leilão realizado em 28/10/2011, pela: Programa Leiloes – Confiboi! No: Parque de Exposições! De: Janaúba? Digo que são: Várias! Consegui: Abrir! As: Porteiras! Com: Cartas! Soltei a: Boiada! E os bois já estão: Dizendo! O Doutor foi o: Único! Que: Encarou! O: Wagner!  Mas, só o: Wagner?

 

*Carta Ética protocolada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG) em 15/05/2012.

 
*Que mistério existe lá? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
02 de agosto de 2017

Autor: Dr. Carlos Alberto Araújo Oliveira CRM (MG) 18.643

 

  Image Image

 Image Image Image

 Image  Image Image

Reforma Agrária na Mata Atlântica, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização & Liberdade de Expressão:

 

 

Hoje é sexta-feira, 17 de junho de 2011. Estamos inaugurando um: Novo dia! Novo dia para protocolar uma Carta Ética no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG). Claro que solicitando a liberação das minhas terras, as fazendas Boi Bonito (I, II e III), localizadas no município de Porteirinha, Norte das Minas Gerais. E da mesma forma que as fazendas adquiridas pelo INCRA e pelas associações foram liberadas.

        

E por falar em INCRA, no Jornal Nacional de ontem (16/06/2011), uma grande: Novidade! Ex-líder do MST é preso suspeito de desviar dinheiro da: Reforma Agrária! José Rainha Júnior agia como os: Políticos! Era o intermediário no INCRA para liberar recursos destinados a cooperativas e associações dirigidas por pessoas ligadas a: Ele! Era o próprio José Rainha quem decidia quando e como o dinheiro dos nossos impostos seria: Gasto! Mediante a utilização de métodos fraudulentos, boa parte da grana ia mesmo para o seu: Bolso! Uma outra noticia foi: Pior ainda!  Oposição: Critica sigilo sobre custos de obras da Copa e das Olimpíadas! Esta péssima noticia reapareceu hoje no: Bom Dia Brasil!

 

Mas, o bom de uma noticia boa é que um dia: Ela chega! Que coisa boa escutar na quarta (15/06/2011) no Jornal Nacional e ontem (16/06/2011) no Bom dia Brasil, um ministro do Supremo Tribunal Federal: Falando! Celso de Melo disse o seguinte: Nada se revela mais nocivo e mais perigoso do que a pretensão do estado de reprimir a liberdade de expressão. O pensamento há de ser livre, sempre livre, permanentemente livre, essencialmente livre! Só assim, o Mundo vai ficar sabendo em detalhes, tudo que está acontecendo aqui na: Caatinga!

 

Pois não foi, que fiquei sabendo ontem, no Jornal Nacional que os Estados Unidos estão enviando americanos para: Novas oportunidades! Aqui no: Brasil! Na Universidade de Pittsburg, na Pennsylvania, a língua portuguesa já entrou no: Currículo dos candidatos! Eu tenho uma colega que está: Lá! A Vivi, gaúcha, descendente de italianos, formou comigo em medicina na UFMG em: 1985! Está fazendo um curso na Philadelphia: Pennsylvania! Esta especialista em Medicina Nuclear, perguntou-me se as minhas terras eram: Planas? Claro que a resposta foi: Aqui tudo é plano! Mas, plano para tomar o que é dos: Outros! É que na colonização do Rio Grande do Sul, os alemães ficaram nas: Planícies! E os italianos que chegaram depois, para não morrerem de fome, ficaram nos: Morros!

 

E a última Carta Ética (Reforma Agrária na Mata Atlântica, Battisti, Palocci, Antena Claro, Sítio Lagoa dos Patos, Globalização & Liberdade de Expressão: Codificando a CEMIG!), protocolada no IEF de Janaúba na segunda-feira (13/06/2011) já está na: Internet! Dividida em: Partes! A primeira está no Blog Reinaldo Azevedo (Veja.com)Oposições estão comendo mosca no caso do Pará - 14/06/2011 às 20:18. E a segunda, também está no Blog Reinaldo Azevedo (Veja.com) – Investigação sobre Palocci é mantida em segredo - 15/06/2011 às 15:20.

 

Bastou protocolar uma carta falando das irregularidades da Antena Claro no meu Sítio, e no dia seguinte (14/06/2011), a Claro S.A já estava realizando as: Maquiagens necessárias! Tive que entrar imediatamente no Blog Reinaldo Azevedo (Veja.com)Planalto tira urgência da Lei de Acesso à Informação - 14/06/2011 às 14:02. Deixei a minha: Mensagem!

 

Mas o Bom Dia Brasil (15/06/2011), me informou o local exato onde se codifica uma: Companhia Energética! Título da matéria: Procon quer que Aneel faça intervenção na Eletropaulo! Vou protocolar uma nova carta na: CEMIG! Solicitarei de imediato que esta companhia corte um grosso cabo de energia que cruza a: Estrada! Vou acabar com o: Rabo da Claro! Motivo: Invasão de propriedade rural particular! Só eu assinei o: “Contrato” Claro! Se a CEMIG vier com aquele Principio Jurídico de Manifestação de Interesse, o jeito vai ser: Codificá-la! Na: Aneel!

 

No Jornal Nacional (14/06/2011), fiquei sabendo que o presidente do Banco Central do México, o gordo Augustin Carstens é um dos candidatos à vaga de diretor-gerente do: FMI! Mas quem está por trás da: Banha? É o mexicano Carlos Slim: Dono da Claro! Aquele que premeditou: O Crime da Arvore! O seu candidato pode levar: Pau!

 

E os médicos que formaram comigo em medicina na UFMG em 1985 estão surpresos e: Estarrecidos! Como eu: Mudei! De médico para: Advogado! Mas aqui na Caatinga é o: Seguinte! Precisão faz: Sapo pular!

 

Por falar em advogados, nunca me saiu da cabeça, aquela conversinha que tive numa segunda-feira (29/11/2010), com uma tal procuradora da Prefeitura de Capitão Enéas (MG): Dra. Roberta Ramone! Você: Não sabia? O que é: Seu! Não é mais: Seu! Referia-se ao meu ponto no Mundo das Telecomunicações no meu: Sítio Lagoa dos Patos!

 

E no final da tarde daquele dia, executivos representantes da Encop Engenharia e da Ferk Telecon estiveram no: Sítio! Teriam ido conversar com os dois Umbuzeiros que moram ao lado da: Antena Claro? A foto dos dois olhando para aquela Antena, não deixa: Dúvidas! Uma imagem vale mais que: Mil palavras! Fato é que a Claro S.A  partiu para cima da minha: Propriedade! Com voracidade: Leonina! Depois (25/11/2010) que a viatura da Policia Militar lavrou no local dos fatos um: Boletim de Ocorrência! E pairou no ar uma pergunta: Que mistério existe lá?

 

*Carta Ética protocolada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba (MG) em 17/06/2011.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 577