Isaildon assume prefeitura com medidas duras e necessárias PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
09 de janeiro de 2017
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O primeiro ato administrativo do prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) foi estabelecer através do decreto número 001, que o prédio da prefeitura de Janaúba ficasse fechado para atendimento ao público na segunda-feira, dia 2, e terça-feira, dia 3 de janeiro, justamente os dois primeiros dias de gestão, sem comprometer o desenvolvimento administrativo interno. Em meio a essa decisão, ele nomeou e empossou os secretários e assessores.
 
Em seguida e ao considerar o grave momento de crise financeira em todo o país causando a redução da arrecadação habitual, situação também encontrada na prefeitura que, segundo o prefeito, estaria com dívidas referentes a fornecedores, servidores públicos e sem a regularidade fiscal junto ao INSS e ao Previjan, Carlos Isaildon decretou o estado de calamidade financeira e administrativa no âmbito da administração pública municipal pelo período de 90 dias (três meses), podendo ser prorrogável por igual período, ou seja, no total, até seis meses.
 
Ainda no decreto, fica contingenciada a nomeação de 20% do número de cargos comissionados, ressalvados os cargos de secretários municipais. Outras medidas adotadas foram anular as gratificações, suspensão da concessão de férias prêmio e das horas extras durante o período de validade desse decreto. No documento consta que todo contrato temporário de prestação de serviço terá que ter a autorização do prefeito.
 
Em outro decreto, o prefeito Carlos Isaildon alerta os servidores que se encontram em desvio de função a comparecer na secretaria municipal correspondente ao seu cargo de origem ou então na Secretaria de Administração. O prazo, segundo o decreto, seria até essa sexta-feira, dia 6.
 
Por força de mais um decreto, Carlos Isaildon criou uma Comissão Especial a qual tem o prazo de 20 dias para apresentar o diagnóstico completo da situação financeira, fiscal, administrativa e contábil do município. Em princípio, Isaildon assumiu a prefeitura com a previsão orçamentária de R$ 178 milhões para 2017, conforme a Lei Municipal 2.201 de 26 de dezembro passado.
 
Carlos Isaildon tomou posse na noite de domingo, dia 1º de janeiro, em reunião solene da Câmara Municipal ocorrida no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba. O vice-prefeito Elton de Freitas Menezes tomou foi empossado nessa reunião que teve a presença dos ex-prefeitos Yuji Yamada (PRP) e Ivonei Abade Brito (PSDB). Yuji foi o antecessor de Isaildon, enquanto que Ivonei foi o maior apoiador da campanha do agora prefeito Carlos Isaildon.
 
Prefeito eleito de Janaúba Isaildon anuncia secretariado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
10 de dezembro de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O prefeito eleito de Janaúba, vereador Carlos Isaildon Mendes, divulgou nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, os nomes e apresentou os profissionais que irão atuar no primeiro escalão da equipe de governo dele a partir de 2 de janeiro de 2017. Pelo menos três mulheres estarão no staff administrativo do novo prefeito e três secretários já vêm exercendo funções na prefeitura há algum tempo nas respetivas áreas específicas.
Isaildon e o vice-prefeito eleito, Elton de Freitas Menezes, o sargento PM Elton, tomarão posse em seus respectivos mandatos frente à prefeitura de Janaúba no dia 1º de janeiro. Eleito em outubro passado, Carlos Isaildon declarou ao JORNAL DA SERRA GERAL que a sua administração será ancorada em três pilares: Transparência absoluta com todos os atos, participação pública e valorização dos funcionários da prefeitura. Tanto o prefeito quanto o vice, eleitos, são servidores públicos aposentados. Isaildon, do governo federal, e Elton, do governo estadual.
 
LUZIA VOLTARÁ A SER SECRETÁRIA -- O que se nota no staff administrativo é que a equipe é meramente técnica, com exceção do vice-prefeito Elton Freitas que assumirá a Secretaria Municipal de Planejamento. A educadora Luzia Angélica de Fátima Aguiar Santos comandará a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e é, na equipe do próximo prefeito, a única pessoa a ter sido ocupante de cargo de secretário(a) na prefeitura de Janaúba. Luzia foi secretária de Educação na gestão do prefeito Ivonei Abade Brito.
MAIS PRESENÇA FEMININA -- A administradora e servidora pública municipal, Maria Helena Mendes Silva Alves assumirá a Secretaria de Administração, Fazenda e Recursos Humanos. A enfermeira Cecília Moreira Freitas será outra presença feminina no Poder Executivo de Janaúba. Atuando na cidade desde 2008, principalmente no Programa Saúde da Família (PSF), Cecília Moreira será a secretária de Saúde a partir de janeiro.
 
VICE-PREFEITO TAMBÉM SERÁ SECRETÁRIO -- O vice-prefeito sargento Elton assumirá, iniciamente, a Secretaria de Planejamento, mas a intenção que ele responda pela Secretaria Municipal de Segurança Pública a ser criada.
 
OUTROS SECRETÁRIOS -- Zacarias Pereira Nascimento foi apresentado como futuro secretário municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico. Zacarias preside a Agência de Desenvolvimento da região da Serra Geral de Minas (Adeseg). Sílvio Souto Montanha responderá pela Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, enquanto que Leandro Gavioli comandará, a partir de janeiro, a Secretaria municipal de Promoção Social. 
Adiantando a equipe do segundo escalão, o prefeito eleito disse que Otaviano de Oliveira Filho, com atuações em projetos desenvolvidos pelas promotorias da Comarca de Janaúba, será o diretor de Promoção Social. Os demais nomes do segundo escalão não foram anunciados.
Para a chefia do Gabinete do prefeito o nome anunciado foi o de Júlio César Tolentino Barbosa. A assessoria de Imprensa será ocupada por Armênio Alves Pereira.
 
VIOLÊNCIA -- A reunião nesta terça-feira, dia 6, para anúncio do secretariado foi prestigiada pelos vereadores eleitos e reeleitos: José Tarcísio, Pauleca, Zé Luiz dos Algodões, Adauri Cordeiro, Zacarias de Paula, Farinheiro; Luizão, Valdeir, Ramon, Augusto Wagner e Walter Percídio, e ainda por representantes dos meios de comunicação.
 
Durante essa reunião, o prefeito eleito Carlos Isaildon Mendes disse que não disputará a eleição para a presidência do Consórcio dos Municípios da região da Serra Geral de Minas (UniãoGeral), mas que tomou a iniciativa em convocar um encontro com os prefeitos dos 15 municípios dessa região para o dia 6 de janeiro. 
 
Nessa ocasião será feito um diagnóstico sobre a violência nessas localidades e, diante disso, definir estratégias com o intuito de mobilizar os deputados estaduais e federal, principalmente os que foram votados nesses 15 municípios para sensibilizar os governos a adotarem medidas de fortalecimento da segurança pública na região.
 
Asas realiza soltura de animais silvestres em Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
10 de dezembro de 2016
Leia mais...JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Ao longo de séculos, a fauna silvestre brasileira vem sendo alvo de todo tipo de agressões praticadas pelo homem como o tráfico de animais, desmatamentos, expansão urbana, espécies invasoras, entre outras. Tais ações veem gerando sensível perda de habitats e fragmentação de ecossistemas, acarretando drástico declínio nas populações de animais silvestres em todos os biomas do país e consequente perda da diversidade biológica.
 
Durante o ano de 2009, apenas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama em Belo Horizonte foram encaminhados aproximadamente 16.000 animais sendo que, cerca de 90% deste universo é representado pelo grupo das aves e a grande maioria originada do tráfico de animais silvestres. A destinação destes animais é particularmente uma atividade que pressupõe enorme comprometimento com as questões ambientais e os procedimentos de soltura tornam-se valiosa ferramenta, desde que conduzidos com os critérios técnicos intrínsecos à atividade.
 
É dentro deste contexto que o IEF e Ibama/MG, desenvolvem no estado o projeto ASAS (Áreas de Soltura de Animais Silvestres) com base na Instrução Normativa 179, de 25 de junho de 2008. Visando o retorno de grande parte dos animais silvestres apreendidos à natureza, o órgão ambiental realiza um processo de quarentena, triagem e reabilitação, onde são realizados exames clínicos, laboratoriais e marcação dos animais.
 
JANAÚBA -- Em Janaúba, este projeto vem sendo desenvolvido há pelo menos três anos. Foi quando o empresário Ronaldo Pinheiro (Ronaldinho Veículos), cadastrou sus propriedade, conhecida como “Toca do Lobo” às margens da barragem Bico da Pedra para fazer parte desta proposta. De lá para cá já foram várias as solturas de animais silvestres ali, com destaque para as aves. Naquela propriedade, Ronaldinho se compromete a cuidar e manter todas eles, que, inclusive são cadastradas e recebem identificação. Vivem em harmonia com a natureza e recebem o zelo do homem.

Leia mais...
 
POLICIAIS DESABAFAM: “O nosso trabalho está sendo enxugar gelo” PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
05 de dezembro de 2016
JANAÚBA (Por Fernando Lucas) -- Recentemente, o editor do JORNAL DA SERRA GERAL, jornalista Fernando Lucas, em conversa informal com dois policiais que atuam na cidade e região, sendo um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar, ouviu dos mesmos que seus trabalhos de prevenção, prisão, investigação e elucidação de crimes não passava de “enxugar gelo”, fazendo alusão ao fato de não dar em nada, judicialmente falando.
 
Eles, visivilmente desanimados e até mesmo revoltados, afirmaram que praticamente se prende as mesmas pessoas em Janaúba. Pelo simples modo operante dos atos criminosos eles já até sabem quem o praticou, onde moram e toda a ficha dos mesmos. Investigam, prendem, mas, invariavelmente as leis e suas brechas os deixam livres rapidamente para cometerem novos delitos.
 
E, a grande maioria destes delitos são praticados por menores de idade, que, pelo fato de não haver um centro de reeducação para o acautelamento dos mesmos, são soltos e voltam a cometer crimes.
 
“Na semana passada, num final de semana apreendemos um menor (até citam seu nome, apelido, mas, pela lei não podemos citar aqui). Levamos toda a documentação necessária, comprovando seus delitos, mas, já na segunda-feira estava de volta às ruas, e o que é pior, na terça o apreendemos de novo, para, com certeza ter sido solto novamente”, desabafou o Policia Civil, tendo sido feito côro, pelo policial militar que ainda narrou um outro fato, mais estarrecedor. “Trocamos tiros outro dia com menores infratores na cidade. Um deles, baleado, foi detido e levado ao hospital para os atendimentos. Pasmem, antes mesmo de ele receber alta médica no hospital, a justiça já tinha expedido alvará de soltura do mesmo. assim fica difícil.
 
Os nomes dos policiais não serão revelados, uma vez que se trata de um desabafo informal e só está sendo publicado, como forma de alerta às autoridades para que se faça algo em busca de reverter este triste quadro de delinquência juvenil na cidade e região.
 
BOA NOTÍCIA -- A boa notícia é que a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL teve acesso à informação de que a parte burocrática para a liberação do terreno e implantação de uma Apac no município já está sendo destrinchada e muito em breve teremos uma unidade funcionando em Janaúba. A outra notícia é que, a casa albergue também está em fase final dos trâmites burocráticos para ser erguida na cidade.
 
Assim, espera-se, a situação seja amenizada, apesar de que, a principal ação que poderia minimizar este quadro seria a construção do Centro de acautelamento de menores. Este já foi prometido e nunca saiu do papel. Com a palavra nossas autoridades políticas.
 
Comissão de Transição a todo vapor na prefeitura de Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
19 de novembro de 2016
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Como o JORNAL DA SERRA GERAL já havia anunciado, com a costumeira exclusividade, em suas edições anteriores, a Comissão de transição do prefeito eleito Carlos Isaildon Mendes e os indicados pelo prefeito Yuji trabalha com tranquilidade na prefeitura de Janaúba. Demonstrando espírito democrático e zêlo com a coisa pública, o prefeito Yuji Yamada tem dado, através de seus assessores, total apoio à equipe do novo governo municipal, facilitando o trâmite de documentação solicitada.
 
Desde o último dia 27 de outubro, quando um Decreto instituiu a referida Comissão, seus membros vem trabalhando no prédio da prefeitura em busca de informações sobre a atual administração. Fazem parte desta Comissão de Transição, sob indicação do prefeito eleito, Carlos Isaildon, a servidora efetiva do município, Maria Helena Mendes Silva Alves, como coordenadora. Conheça todos os mebros desta Comissão e leia a matéria completa no JORNAL DA SERRA GERAL IMPRESSO, JÁ NAS BANCAS E PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO
 
Janaúba adere à caminhada Passos Que Salvam contra o câncer em criança PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
16 de novembro de 2016
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Vários segmentos da sociedade estão mobilizados para participar da Caminhada Nacional “Passos que Salvam”. O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro, um domingo, a partir de 8h30 da manhã, na cidade de Janaúba. Pela primeira vez a comunidade janaubense participará dessa caminhada, que é realizada desde de 2012 pelo Hospital de Câncer de Barretos com o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.
 
A caminhada acontecerá simultaneamente em todas as cidades que aderiram ao movimento e, neste ano, terá a participação, em Janaúba, da comunidade que irá às ruas manifestar pela prevenção ao câncer em crianças e em adolescentes. A concentração será na Praça do Cristo seguindo pela avenida do Comércio até chegar na praça Dr. Maurício de Azevedo (praça da Igreja Matriz) passará pela avenida Brasil e finalizando na praça Joaquim Maurício de Azevedo, onde funciona o Centro Viva Vida.
 
Prefeito Yuji anuncia medidas para a contenção de despesas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
28 de outubro de 2016
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Diante da crise econômica brasileira, os planos de ajustes fiscais federal e estadual, que refletem diretamente nos municípios, que vem tendo quedas exponenciais de receitas, e o zelo pela coisa pública, o prefeito Yuji Yamada, de Janaúba, está aplicando uma série de medidas de redução de despesas, com a finalidade de dar fiel cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Dentre as medidas adotadas, ele deixará de receber o próprio salário
neste final de ano (outubro, novembro e dezembro). Também está prevista a exoneração de cargos comissionados e pessoal contratado.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL DA SERRA GERAL NESTE SÁBADO, DIA 29
 
Edital de Convocação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
27 de outubro de 2016
A Secretaria Regional Leste do ANDES-SN e sua Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - ADUFVJM, no uso das suas atribuições estatutárias e regimentais. CONVOCA todos os docentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Janaúba, para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 31 de outubro de 2016, às 14:00 horas, no Campus provisório da UFVJM–Janaúba, localizado na rua Manoel Bandeira, 460,  Bairro Veredas, na sala 201.

Com a seguinte pauta:

1) Análise de conjuntura;
2) Indicativo de greve. 

Belo Horizonte, 26 de outubro de 2016.
Secretaria Regional Leste do ANDES-SN

Presidente da Seção Sindical dos Docentes da 
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ADUFVJM)

 
Luciano Sartori cotado para assumir Secretaria de Saúde PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
24 de outubro de 2016
JANAÚBA (Por Fernando Lucas) – Aberta a temporada de especulações em torno de nomes que irão assumir o secretariado do próximo prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes. Diante disso o JORNAL DA SERA GERAL sai na frente, e, ao ouvir pessoas ligadas à próxima administração e após o próprio prefeito eleito afirmar em entrevistas que o seu secretário de Saúde não será médico, acredita que este nome poderá ser do atual diretor-presidente da Fundajan, o empresário do segmento de compra e venda de frutas, Luciano Sartori. Ouvido pela nossa reportagem, ele no entanto nega esta possibilidade. “Não fui contactado a este respeito”, disse Sartori ao JORNAL DA SERA GERAL.
 
Porém, são fortes os indícios de que esta nomeação deverá sim ser confirmada já na primeira quinzena de dezembro, quando o prefeito eleito Isaildon pretende divulgar a lista com os nomes de seu secretariado. Pesa a favor desta possibilidade o estreito relacionamento entre os dois, Luciano e Isaildon, uma vez que Sartori assumiu a presidência da Fundajan justamente em substituição a Isaildon, de quem era seu vice-presidente. Também conta favoravelmente a atuação de Luciano Sartori à frente daquela instituição de saúde, onde, com serenidade, arrojo e capacidade administrativa vem conduzindo com tranquilidade o hospital e maternidade da Fundajan. O certo agora é aguardar o posicionamento da nova administração janaubense.
 
OUTROS NOMES -- Outros nomes cotados para assumirem cargos na futura administração são os do ex-prefeito Ivonei Abade Brito e do ex-vereador Jaime Lacerda, que poderá assumir a chefia de Gabinete do novo prefeito Carlos Isaildon Mendes.
 
Colégios de Janaúba entre os cinco melhores do Enem PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
24 de outubro de 2016
JANAÚBA -- Os colégios particulares Prêmio e CEC, de Janaúba, ficaram entre os cinco melhores do Norte de Minas, no  ranking do Exame Nacional do Ensino Médio na região, divulgado pelo Ministério da Educação, no início deste mês. Eles ficaram a frente de diversos colégios tradicionais de Montes Claros. Perderam apenas para os Colégios Sólido, Marista São José e Prisma, em toda região. Na rede estadual, a Escola Estadual José do Gorutuba liderou o ranking em Janaúba. O ranking foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e a lista reúne as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado em todo Brasil.
 
Na cidade de Janaúba, o Colégio Prêmio ficou com a 1.817ª classificação nacional, com 579,75 pontos; o CEC ficou em 1.884º lugar, com  578,32 pontos. Na rede pública, a Escola Estadual José do Gorutuba ficou em 8.861º lugar, com 493,81 pontos; a Escola Estadual Joaquim Mauricio de Azevedo ficou em 10.891º lugar, com  482,08 pontos e a Escola Estadual Rômulo Salves de Azevedo ficou em 12.281º lugar, com 473,20. No Norte de Minas, a melhor pontuação na rede privada foi do Sólido, com 607,70 pontos e na rede pública, o Colégio Tiradentes, com 542,77 pontos, ambos de Montes Claros.
 
A redação é a única prova subjetiva do Enem. As demais - linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza - são de múltipla escolha. A prova avalia os estudantes quanto ao domínio da escrita formal e capacidade de organizar e interpretar informações, entre outras competências.
 
COLÉGIO PRÊMIO -- O Colégio Prêmio, com os seus 579, 75 pontos de média geral, comemora a primeira colocação de Janaúba nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Considerando o cálculo do Inep, o Colégio Prêmio teve destaque na prova de “Ciências Humanas e Suas Tecnologias”, com 634,67 pontos, e em “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, com o 558,41.
 
A diretora do Colégio Prêmio, Nailza Rosa Celestina (FOTO), atribui os resultados alcançados na preparação dos alunos, na qualificação dos professores e no material didático do Positivo. Aproveita para parabenizar as famílias, assim como os alunos, professores e funcionários e agradece a confiança depositada na excelência do trabalho desenvolvido pela escola.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 727