Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações contra a dengue em Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
28 de janeiro de 2013

JANAÚBA -- No Estado de Minas Gerais são mais de 6.500 casos de dengue, só neste início de ano. O verão é propício para o aumento do número de mosquitos transmissores da doença porque as fêmeas da espécie escolhem essa época para se reproduzirem. Além disso, com o período chuvoso, qualquer foco de água parada pode se transformar em um berçário do Aedes Aegypti. Em Janaúba, foram notificados 93 casos e apenas cinco foram confirmados. Apesar da situação estar controlada, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as medidas de prevenção e combate ao mosquito.

O secretário de Saúde do município, o médico Carlos Eugênio Ribeiro, se reuniu, no último dia 18, com a equipe de governo da atual administração para tratar do plano de enfrentamento à dengue na cidade. O objetivo do encontro foi articular com secretários e coordenadores de todas as secretarias municipais as ações de combate à doença. LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

 
Janaúba não terá carnaval em 2013 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
23 de janeiro de 2013

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O circuito do carnaval na avenida Beira-Rio (BR-122) ficará vazio durante os festejos carnavalescos deste ano. Isso porque a prefeitura de Janaúba decidiu não promover a folia neste ano por entender que o município, principalmente a prefeitura, passa por uma crise financeira. Desde a primeira semana de janeiro isso já era evidenciado pela atual administração, denominada de “Novos Caminhos”, inclusive diante da impossibilidade de efetuar o pagamento de dezembro ao funcionalismo público no 5º dia útil. Os servidores só receberam o pagamento nesta quarta-feira, dia 16, e a expectativa é de que a folha de janeiro seja quitada no prazo regular, ou seja, no 5º dia útil de fevereiro.

Em entrevista ao jornal Estado de Minas desta quinta-feira, dia 17, o prefeito Yuji Yamada disse que o cancelamento do carnaval “foi uma decisão muito difícil, mas seria uma irresponsabilidade neste momento de dificuldade organizar a festa, faltando poucos dias para o evento”. Japonês de nascimento e com quase 30 anos morando em Janaúba, Yuji cita que a prefeitura vai focar em outras prioridades.

A decisão da administração foi confirmada ao JORNAL DA SERRA GERAL na manhã desta quinta-feira, dia 17, pelo chefe de Gabinete, Carlos Eduardo Aguiar. Ele informa que a prefeitura divulgará nota oficial referente a não realização do carnaval que, desde 1989, tem colocado Janaúba como referência turística no período da folia. Ele alega que além da dificuldade financeira pela qual a nova gestão passa, o município convive com a longa seca que até ameaça a instituição de racionamento de água na cidade diante da drástica redução de água na barragem de onde é captada a água para o abastecimento da população.

AUDITORIA NA PREFEITURA -- Em primeiro mandato, o prefeito Yuji Yamada determinou uma auditoria para avaliar as contas que herdou do prefeito anterior, José Benedito Nunes Neto (PT), mas já tem um diagnóstico: faltam recursos para a festa.

 
Governo anuncia investimentos para os aeroportos em Minas. Janaúba fica de fora! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de janeiro de 2013

JANAÚBA -- A situação crítica em que se encontram alguns aeroportos mineiros, principalmente no interior do estado, pode ter uma melhora nos próximos anos. O governo de Minas anunciou, nesta terça-feira, dia 8, que irá investir R$ 235 milhões para a melhoria da malha aeroportuária em 17 municípios até 2014.

Também nesta mesma terça-feira, o governador Antonio Anastasia determinou o início das obras para a reforma de três terminais: em Januária e Pirapora, no Norte de Minas, e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O município de Janaúba ficou de fora desta leva de investimentos.

Com um aeroporto praticamente ocioso, mas com estrutura -- com algumas adequações, capaz de receber aviões de carreira, mais uma vez o logradouro janaubense fica de fora de investimentos do setor.

MAIS DETALHES NO JORNAL IMPRESSO DESTE FINAL DE SEMANA JÁ NAS BANCAS

 
Yuji quer atrair investimentos para a região PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
07 de janeiro de 2013

 

JANAÚBA – O novo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada (PRP), 65 anos, que nunca havia se candidatado a nenhum cargo público e é considerado o maior produtor de banana do Brasil, pretende levar para a administtração pública a forma de administrar que deu certo em suas empresas. Yuji foi eleito com 14.605 votos o que representa 39,46%, dos votos válidos.

Desde a manhã desta quarta-feira, dia 2, o novo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada está no comando administrativo da segunda maior cidade do Norte de Minas e acredita que não terá muita dificuldade para governar o município. Ele estima em três meses o período em que o seu governo poderá assimilar à realidade na prefeitura e mostrar sua "cara".

Yuji citou que as prioridades da sua administração serão equacionar os problemas na área de saúde e também motivar os empreendedores a investirem no município com o intuito em proporcionar o crescimento econômico e social.

VICE -- Para o vice-prefeito Aldimar Rodrigues Filho (PMDB), o Rodrigo, o momento é de expectativa para a população do município e acredita que, dentro da medida do possível, a nova administração poderá obter resultados que satisfaçam os anseios do povo.

Rodrigo Rodrigues avalia que os primeiros atos de gestão da administração "Novos Caminhos", sob comando do prefeito Yuji e dele, sejam medidas para minimizar as situações agravantes nas áreas de saúde, segurança pública e limpeza urbana.

No seu pronunciamento de quase meia hora, o ex-prefeito José Benedito relatou sobre as ações na gestão dele, enquanto que o prefeito Yuji Yamada falou em cinco minutos e o vice-prefeito usou o tempo de oito minutos.

Esta semana, o prefeito Yuji falou ao site G1, sobre suas principais metas de governo e o JORNAL DA SERRA GERAL reproduz agora.

PERGUNTA - Quais são as três maiores prioridades de sua administração?

Yuji Yamada - Nossa prioridade será solucionar o problema da saúde; garantir maior segurança para a população de Janaúba, haja vista que o município encontra-se entre os piores índices neste seguimento em Minas Gerais e promover a geração de emprego e renda, pois, consequentemente, ajudará a solucionar as outras prioridades citadas.

P- Um dos grandes problemas dos municípios é a dificuldade de atendimento a saúde. Como o senhor pretende solucionar este problema?

Yuji - Para solucionar o problema de atendimento a saúde se faz necessário uma boa atividade gerencial dos recursos públicos e uma eficaz atividade política do atual gestor com os demais municípios do entorno de Janaúba. Nossa cidade é polo regional, de modo que o município tem realizado atendimento à saúde para todos os municípios do entorno sem qualquer contrapartida dos mesmos. Na atualidade os hospitais de Janaúba têm atendidos pacientes de mais 16 municípios que compreendem a Serra Geral. Os recursos municipais são limitados para tamanha demanda, razão pela qual será primordial a atuação política do gestor junto aos demais municípios e o Governo do Estado.

P - Como o senhor pretende realizar obras diante da queda do Fundo de Participação do Municípios?

Yuji - Muito embora tenha ocorrido a queda no fundo de participação dos municípios, ainda assim a realização de obras não fica comprometida, uma vez que junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, bem como no Governo Federal há recursos disponíveis para tal, condicionado, todavia, a projetos tecnicamente bem elaborados. Afinal, o problema de recurso que os municípios têm sofrido nos últimos anos se deve, principalmente, a ausência de bons projetos técnicos.

P - Como o senhor acredita que será seu relacionamento com a Câmara dos Vereadores?

Yuji - Acredito que o será excelente, pois se trata de poder composto por pessoas sérias que estão na busca de objetivo comum que é o desenvolvimento de Janaúba. O relacionamento a ser estabelecido com a Câmara de vereadores deve ser desprendido do jogo partidário que apenas compromete o desenvolvimento da cidade e os interesses da população.

P - Quais medidas o senhor tomará para atrair a geração de emprego e renda no município?

Yuji - A geração de emprego e renda é uma das prioridades da administração. Vamos realizar um trabalho de busca de capital e empresas que tenham o interesse de investimento na região, criando as oportunidades e os incentivos necessários para que isso ocorra. No entanto, o trabalho de geração de emprego e renda somente será totalmente eficaz se houver juntamente com a política de atração de novas empresas e indústrias para o município. É necessário uma política de incentivo e desenvolvimento do comercio local, criando oportunidades e estabelecendo projetos a fim de atingir as empresas de pequeno e médio porte já atuantes no município. Por fim, para atingir essas metas é de suma importância que o município também promova a qualificação técnica da população, realizando políticas de atração de cursos profissionalizantes para a região de modo a preparar tecnicamente a população local para o mercado de trabalho.

 
Prefeitos eleitos de Janaúba, Verdelândia e Nova Porteirinha são diplomados PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
26 de dezembro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O juiz eleitoral Eliseu da Silva Leite Fonseca, titular da 147ª Zona Eleitoral, foi incisivo ao conclamar perante os novos prefeitos e vereadores de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia que os mesmos atuem baseados nos princípios estabelecidos pela Constituição Federal em vigência desde 1988. “A lei deve ser observada e cumprida”, declarou Eliseu Fonseca durante a solenidade de diplomação dos eleitos pelos três municípios que compõem a Comarca de Janaúba.

A referida solenidade se deu na noite de terça-feira, dia 18, no Centro Cultural de Janaúba, ocasião em que os prefeitos eleitos Yuji Yamada (Janaúba), Raul Alves da Rocha (Nova Porteirinha) e Sebastião Eustáquio de Paula (Verdelândia) foram diplomados. O mesmo ocorreu com o vice-prefeito eleito de Janaúba, Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo, e com as vice-prefeitas reeleitas Marilza Pereira de Souza Mendes (Nova Porteirinha) e Maria Edileuza Matos de Oliveira (Verdelândia).

Ao lado do promotor de Justiça, Márisson Maurício, o juiz Eliseu Fonseca também diplomou 33 vereadores eleitos, sendo 15 de Janaúba, nove de Verdelândia e outros nove de Nova Porteirinha, além do primeiro suplente de cada partido ou coligação em cada município.

De acordo com o juiz eleitoral Eliseu Fonseca, a conduta do homem público está sujeita ao império das leis. Diante disso, ele orientou tanto os governantes, quanto os vereadores a seguirem os princípios constitucionais. “Cada um tem a oportunidade de ser o autor da própria história”, citou o juiz ao propôr que os diplomados atuem com legalidade, transparência, eficiência de maneira a prestar o serviço de qualidade e que conduzem a atividade pública com moral.

Tanto o promotor Márisson Maurício quanto o juiz Eliseu Fonseca enalteceram o empenho dos servidores do Cartório Eleitoral, a compreensão e colaboração dos eleitores, dos candidatos e dos dirigentes partidários que acataram o acordo pela não poluição sonora durante a campanha eleitoral.

A posse destes prefeitos acontecerá no próximo dia 1º, terça-feira.

 
Lions Clube leva alegria em visita ao asilo de Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
10 de dezembro de 2012

JANAÚBA (Por Fernando Lucas) – O Lions Clube de Janaúba, através de iniciativa do casal presidente Bruna e Elisnaldo Silva esteve visitando, com grande parte de seus membros, o Asilo São Vicente de Paula em Janaúba no último domingo, dia 2. Na oportunidade os membros do clube e até o Papai Noel levaram alegria e presentes aos internos daquele asilo que, com mujita emoção, acolheram aquela visita.

Segundo o presidente do Lions de Janaúba, Elisnaldo Silva, esta foi a forma encontrada pelo clube para levar mais conforto àqueles internos, "uma vez que estamos no período natalino e nada mais justo que proporcionar alegria àqueles que se encontram ali, alguns até sem contato familiar", destacou Elisnaldo, que, juntamente com sua esposa Bruna organizou o encontro.

Para o presidente do Asilo, Expedito Rodrigues, atitudes com esta do Lions humaniza o local. Ele destacou que alguns ali estão sem ao menos ter algum contato com familiares que os deixaram à sorte. "Nós do asilo agradecemos esta atitude do Lions, que muito tem nos ajudado e sempre está aqui, presente, participativo. Sem contar que a nossa despensa está abastecida, justamente por uma ação do Lions que nos doou alimentos", disse Expedito, fazendo referência à doação de alimentos feita pelo Lions, mas que fora proporcionada pelo Sindicato Rural de Janaúba, que na última exposição arrecadou mais de 20 toneladas, doadas à entidades assistenciais, como o próprio asilo.

Em conversa com os membros do Lions que lá estiveram, a reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL ouviu de todos, de forma uníssona, que a alegria maior era deles em poder propocrionar momentos de alegria aos internos do asilo. Alguns até se emocionaram com a receptividade ali encontrada.

 
Prefeito explica situação dos precatórios PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
10 de dezembro de 2012

JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Diante das graves denúncias formuladas por representantes do Ministério Público, Receita Federal e da Polícia Fderal, esta semana, dando conta de uma possível participação da prefeitura de Janaúba num esquema de desvio de dinheiro envolvendo precatórios, o prefeito José Benedito Nunes Neto esclareceu à reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL que, segundo ele, a utilização de títulos federais para o adimplemento de débitos para com a união é procedimento normal.

Ele conta, ainda, que a aquisição dos referidos títulos se deu mediante o processo licitatório, realizado através de concorrência pública, aberta a todos os interessados, cumprindo todos os requisitos da legislação referente a licitações de forma clara e transparente.

"Toda a documentação referente ao processo de aquisição já foi disponibilizada para a Policia Federal e se encontra à disposição de quaisquer outros interessados", conclui o prefeito José Benedito.

 
Justiça indefere pedido e Yuji será diplomado dia 18 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
04 de dezembro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Saiu, agora a pouco, a decisão judicial com relação à denúncia de suposta compra de votos na campanha eleitoral em Janaúba, neste ano. As coligações dos candidatos Ivonei Abade (PSDB) e José Benedito Nunes Neto (PT) teriam, ainda na campanha eleitoral, oferecido denúncias contra a candidatura de Yuji Yamada (PRP -- FOTO).

No entanto, em sentença proferida nesta tarde, o juiz eleitoral Eliseu Leite da Fonseca, da Comarca de Janaúba, decidiu como improcedentes as denúncias. Com isso, é confirmada a vitória do prefeito eleito Yuji Yamada e do vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues (PMDB).

No próximo dia 18 de dezembro, Yuji Yamada será diplomado prefeito de Janaúba e Rodrigo Rodrigues vice-prefeito eleito deste município.

Na eleição em outubro, Yuji venceu a eleição com diferença de 336 votos sobre Ivonei, ambos tiveram mais de 14 mil votos. Yuji conquistou 14.605 votos e Ivonei 14.269. O prefeito José Benedito perdeu a reeleição com 8.135 votos.

 
Diplomação de eleitos acontece dia 18 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
03 de dezembro de 2012

JANAÚBA (Fernando Lucas) -- A 147ª Zona Eleitoral de Janaúba realizará a cerimônia de diplomação dos eleitos no próximo dia 18 de dezembro. A solenidade será realizada no Centro Cultural do Sindicato Rural, às 19 horas. Durante a cerimônia, os prefeitos e seus vices eleitos, de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, bem como os vereadores que ocuparão as cadeiras das Câmaras Municipais das respectivas cidades e seus suplentes receberão da Justiça Eleitoral diplomas contendo seu nome completo, número de votos recebidos, cargo para o qual foi eleito, entre outros dados, oficializando, assim, suas vitórias nas urnas.

A cerimônia de diplomação será conduzida pelo juiz da 147ª ZE, Elizeu Leite Silva Fonseca, e será reservada às autoridades convidadas e aos parentes dos eleitos. A imprensa terá lugar reservado para cobertura jornalística.

 

O ato da diplomação não é um mero formalismo, a partir da data da diplomação iniciam-se alguns prazos legais previstos, inclusive, na Constituição Federal.

Em Janaúba serão diplomados o prefeito Yuji Yamada e seu vice, Rodrigo Rodrigues, apesar de correr tramitando na Justiça Eleitoral processo contra a candidatura de ambos, mas que até o fechamento desta edição na sexta-feira passada à tarde, não havia sido pronunciada sentença sobre o caso.

Em Nova Porteirinha o prefeito Raul Alves e sua vice, Marilza e em Verdelândia, ao que tudo indica, será diplomado o segundo colocado Marco Aurélio e seu vice, Jarbas, uma vez que a Justiça Eleitoral cassou a candidatura do prefeito eleito Tião de Mozart e sua vice, Edileuza (Confira matéria na Página 03 desta edição).

 

 
Barragem Bico da Pedra teve alta de 90 cm PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
03 de dezembro de 2012
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A barragem do Bico da Pedra, entre as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, registra recuperação gradativa. No mês de novembro, até o último dia 29, o nível de água subiu 90 centímetros. Diante disso, nesse dia 29, o volume de água estava 10 metros abaixo do transbordamento (chegou a 10,90 metros no início deste mês). Numa comparação ao dia 29 de novembro de 2011, hoje, a quantidade de água se encontra 2,40 metros inferior.

 

VERDE -- Chuva por todas as partes do Norte de Minas. A cor verde voltou a predominar no horizonte dessa região, cobrindo a sensação de seca que assolava os municípios desde o segundo trimestre deste ano. O que mudou também foram os mananciais que saíram do cenário seco para, em alguns casos, em fase de quase em abundância. Isso pelo menos assegura tranqüilidade no abastecimento das comunidades, no manejo dos animais e das lavouras.

As duas principais represas da região da Serra Geral de Minas apresentam recuperação no volume d`água. A barragem do Estreito, no município de Espinosa, assim como a barragem Bico da Pedra está se recuperando. Ela estava, nesta semana com 83% da sua capacidade. Poucos dias atrás a situação era de preocupação, pois houve necessidade de mudar o sistema de captação de água para a população diante do esvaziamento do lago.

CHUVAS -- Entre os dias 1º e 29 de novembro choveu em Janaúba e em Nova Porteirinha o equivalente a 333,7 milímetros contra 82,4 mm ocorridos em novembro de 2011. Neste mês já choveu quatro vezes mais em relação à precipitação pluviométrica ocorrida no mesmo período, no ano passado.

O acumulado da chuva em novembro em Monte Azul tem sido de 204 milímetros e em Espinosa são 224 milímetros. Montes Claros registrou 273,5 mm; Januária com 455,6 mm; Salinas com 244,2 mm e Pirapora com 368 milímetros.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 71 - 84 de 592