Nível de água da barragem recupera 10 cm neste mês PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
19 de novembro de 2012

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O volume de água da barragem do Bico da Pedra apresentou uma recuperação de 10 centímetros em novembro. Esse é o ganho real, pois nos cinco primeiros dias teve uma redução de 10 centímetros sendo compensado pela alta verificada entre os dias 7 e 14, período em que o nível da represa subiu 20 centímetros.

Conforme apurações do JORNAL DA SERRA GERAL, no dia 1º de novembro a quantidade de água da represa estava 10,80 metros abaixo do nível de transbordamento. No dia 5 a situação era 10,90 metros inferiores ao vertedouro e no dia 7 o volume voltou ao começo do mês. Na última quarta-feira, dia 14, o nível de água subiu mais cinco centímetros e ficou 10,70 metros abaixo do transbordamento.

Em agosto o volume de água da barragem do Bico da Pedra diminuiu 65 centímetros; em setembro a redução foi de 55 centímetros e em outubro houve a perca de 60 centímetros. Entre o dia 1º de agosto e essa quarta-feira, dia 14, a represa situada entre as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha acumula redução de 1,70 metros no nível de água. Desde o início do ano até o dia 14 foram 4,25 metros de perda d água no reservatório da barragem formada pelo rio Gorutuba e responsável pela irrigação do Projeto Gorutuba e do Projeto Lagoa Grande.

CHUVA -- Neste mês de novembro já choveu 225,5 milímetros em Janaúba o que representa aumento de 173,66% em relação a novembro do ano passado quando a precipitação pluviométrica teria sido de 82,4 milímetros. Levantamento do SERRA GERAL aponta que somente nas duas primeiras semanas deste mês já choveu mais do que todo o mês de novembro dos últimos três anos. Em 2009 foram 126,9 milímetros e em 2010 ocorreram 203,3 milímetros em Janaúba.

Ainda conforme constatação do JORNAL DA SERRA GERAL, em Monte Azul já choveu 123,8 milímetros neste mês, enquanto que em Espinosa foram 89,2 milímetros.

 
MELHORES DO ANO 2012 -- PURO SOM PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de novembro de 2012

Confira a relação dos agraciados com o prêmio de MELHORES DO ANO 2012 da Puro Som. Mais uma vez o JORNAL DA SERRA GERAL foi escolhido como o melhor jornal da cidade.Clique na imagem para ampliá-la.

 

 
Prêmio Sebrae de práticas sustentáveis destaca a empresa janaubese: Conservas Linken PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de novembro de 2012

JANAÚBA/BH (Vanessa Brito) -- Um prêmio para reconhecer empresas que adotam práticas sustentáveis, aderem aos princípios da sustentabilidade e continuam sendo lucrativas. Este é objetivo do Prêmio “Sebrae/MG de Práticas Sustentáveis”, que está na sua segunda edição e cujos vencedores foram anunciados, na noite de quarta-feira, dia 31, em Belo Horizonte. As seis empresas premiadas foram: Fábrica de Conservas Linken, de Janaúba ; PGM Sistema, de Uberlândia; Quiminova, de Paracatu; Fazenda Jatobá, de Patrocínio; Bom Jesus Extração Mineral, de Uberlândia; Fazenda Ponto Verde, de Cabo Verde.

A segunda edição do prêmio do Sebrae MG contou com 93 empresas inscritas de todas as regiões do estado mineiro. Para se inscrever, elas deviam estar em dia com as obrigações de licenciamento ambiental, possuir práticas diferenciadas na gestão de resíduos, recursos hídricos, eficiência energética, controle de poluição atmosférica e sonora, além de investir em treinamentos e capacitação de funcionários e respeitar a legislação trabalhista.

O evento de entrega foi concorrido e contou com a presença de autoridades estaduais, representantes de instituições públicas e privadas e muitos empresários. Representando a Conservas Linken estiveram presentes o empresário Vito Warken e seu filho, gerente da empresa, Felipe Warken.

“O prêmio é um estímulo à inovação tecnológica e à busca de posturas e procedimentos que possam tornar as micro e pequenas empresas mais eficientes, rentáveis e sustentáveis”, afirmou Elbe Brandão, diretora de operações do Sebrae/MG.

“Há uma nova economia nascendo. Esses empresários premiados estão na vanguarda da nova economia, que pressupõe as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental). O Sebrae/MG não está premiando apenas o que fazem pelo meio ambiente”, declarou José Carlos de Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais e atual consultor de sustentabilidade do Sebrae/MG. Ele e Maura Eustáquia de Oliveira, também consultora de sustentabilidade, desenharam a premiação para a instituição.

DESTAQUES -- O empresário Víto Warken, da Conservas Linken, estava muito satisfeito com a premiação. “Foi uma surpresa a Linken ter sido finalista. Ser destaque, então, foi maravilhoso! Este prêmio é muito importante para nós. É o primeiro prêmio sustentável que recebemos. É um marco para a história da empresa”, declarou. Vito disse, ainda, que o prêmio terá papel importante para estimular outros empresários da cidade e até da região a investir em práticas sustentáveis.

O empresário também salientou que, em caso de exportação de seu produtos, o que deverá ocorrer em breve, essa premiação servirá para abrir portas. “Vai nos servir como uma espécie de passaporte para os país lá fora”, atesta Vito Warken.

Como prêmio, além dos certificados e troféu, a Conservas Linken ainda vai ser beneficiada com um bônus de R$ 10 mil em assistência via Sebrae/Mg.

 
Chuva neste mês já é o dobro de novembro de 2011 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de novembro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os moradores das cidades de Janaúba e Nova Porteirinha – separadas apenas pelo rio Gorutuba – amanheceram na terça-feira, dia 6 de novembro, com chuva. Foram 75.1 milímetros entre a madrugada e a manhã daquele dia. Essa foi a maior precipitação pluviométrica no Norte de Minas, neste mês.

Em novembro, ou seja, até a manhã desta quinta-feira, dia 8, já choveu 161,0 milímetros em Janaúba sendo, portanto, o local de maior incidência de chuva na região. Levantamento do JORNAL DA SERRA GERAL aponta que nesta primeira semana a precipitação pluviométrica é o dobro da chuva ocorrida em todo o mês de novembro de 2011 quando foram registrados 82,4 mm em Janaúba.

A quantidade de chuva neste mês em Janaúba é 26,87% superior ao que ocorreu em novembro de 2009 quando choveu 126,9 mm e se aproxima dos 203,3 mm registrados no penúltimo mês de 2010.

Até essa quinta-feira, dia 8, choveu 75,9 milímetros em Monte Azul e 44,4 mm em Espinosa, localidades que, juntamente com Janaúba, fazem parte da região da Serra Geral, no Norte de Minas. Também no Norte de Minas choveram 109,8 mm em Salinas, 78,1 mm em Januária, 58,5 mm em Montes Claros e, 123,5 milímetros em Pirapora.

BARRAGEM -- O nível de água na barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, aumentou cinco centímetros nessa quinta-feira, dia 8 de novembro, segundo apurou o JORNAL DA SERRA GERAL. Na verdade, o incremento do volume de água na represa, esta semana, foi de 15 centímetros. Porém, entre o dia 31 de outubro e o final de semana teve a redução de 10 centímetros na quantidade de água na barragem, ou seja, houve um ganho de cinco centímetros.

 
Com calor de 38 graus, barragem de Janaúba volta a perder volume de água PDF Imprimir E-mail
Escrito por Oliveira Jr.   
29 de outubro de 2012

JANAÚBA – Três centímetros a menos a cada 24 horas. Isso é o que ocorreu esta semana com o volume de água da barragem do Bico da Pedra, situada entre as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha. O JORNAL DA SERRA GERAL esteve na barragem e constatou que em uma semana o nível do volume hídrico da represa diminuiu em 20 centímetros o que faz com que a situação se torne mais crítica, pois não chove regularmente na região desde maio, quando a precipitação pluviométrica foi de 41,1 milímetros, em Janaúba.
Nessa quinta-feira, dia 25 de outubro, a quantidade de água da barragem estava 10,65 metros abaixo do ponto de transbordamento, fato que aconteceu pela última vez em fevereiro de 2007 quando a lâmina de água passou 85 centímetros acima da vazão máxima do vertedouro. Conforme o SERRA GERAL apurou, o volume atual de água está 3,15 metros acima do ponto crítico.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL DA SERRA GERAL, NAS BANCAS

 
José Aparecido continua na presidência do Sindicato Rural de Janaúba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Oliveira Júnior   
29 de outubro de 2012

JANAÚBA – O administrador de empreendimentos do agronegócio José Aparecido Mendes Santos continuará na presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, entidade que agrega pequenos, médios e grandes produtores de nove municípios da região da Serra Geral de Minas. Os associados decidiram reeleger José Aparecido na direção do Sindicato. Não haverá disputa, fato que nunca ocorreu na história da entidade ruralista.
O nome de José Aparecido na presidência será homologado na assembléia geral que acontecerá na primeira semana de novembro e a posse está prevista para o dia 10 daquele mesmo mês.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL DA SERRA GERAL, NAS BANCAS!

 
Ministério dos Transportes acena com possibilidade de volta do Trem Baiano PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
21 de outubro de 2012

 Leia mais...JANAÚBA (Fernando Lucas) -- No início do mês passado, mais precisamente no dia 5 de setembro, fizeram 16 anos que o último Trem Baiano (Trem do Sertão) que circulava de Monte Azul a Montes Claros, fez sua última viagem. Em 1996, foi assinado um contrato de concessão para exploração do modal ferroviário de cargas com a recém criada Ferrovia Centro Atlantica FCA. O transporte de passageiros foi abandonado em quase todo o país, restando as lágrimas e o isolamento das pequenas comunidades. No Norte de Minas o último trem de passageiros saiu da estação de Montes Claros na manhã do dia 4 de setembro de 1996, rumo a estação de Monte Azul, e no dia seguinte retornou a Montes Claros.

De lá para cá muitos foram os movimentos em busca de uma possibilidade para que esse trem voltasse a correr nos trilhos da região Norte de Minas. Sem, contudo, conseguir sensibilizar as autoridades e fazer com que o Trem Baiano voltasse a operar. Agora, 16 anos depois, essa possibilidade se acena de forma acentuada.

Pelo menos é o que reforça correspondência do Ministério dos Transportes endereçada ao bispo Dom José Ronaldo Ribeiro, de Janaúba,-- que o JORNAL DA SERRA GERAL teve acesso com a costumeira exclusividade esta semana --. A carta, na verdade é uma resposta ao pedido formulado pelo citado bispo, pessoalmente à presidente Dilma quando de sua visita à região. A presidente Dilma esteve em Rio Pardo de Minas no último mês de agosto, quando o bispo a entregou, via assessoria, uma gama de pedidos em prol do desenvolvimento econômico e social da região da Serra Geral de Minas. Entre estes, se encontrava o pedido formal para uma avaliação sobre a possibilidade do retorno do Trem Baiano.

 

Leia mais...
 
Nível de água da barragem Bico da Pedra já diminuiu 4 metros PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
21 de outubro de 2012

Leia mais...JANAÚBA (por Oliveira Júnior) Sinal de alerta com relação ao volume de água na barragem Bico da Pedra que acumula a redução de 1,5 metros em menos de três meses. Desde quando parou de chover na região, em maio, até essa quinta-feira, dia 18 de outubro, o nível de água diminuiu em quatro metros, média de pouco mais de meio metro mensalmente. A quantidade de água está 3,55 metros acima do ponto crítico situação que pode parar definitivamente a irrigação do Projeto Gorutuba e dificultar o abastecimento da população de Janaúba e de Nova Porteirinha.

A falta de chuva regular neste ano aliada de longo período de estiagem fez com que as autoridades e a população de Janaúba se preocupassem com a possível medida de racionamento de água diante da queda brusca do nível de água da barragem Bico da Pedra. É dessa represa, formada pelo rio Gorutuba, que é captada a água para o abastecimento de mais de 60 mil habitantes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, separadas pelo mesmo rio que dá seqüência após a barragem. O racionamento foi colocado em prática, inicialmente, em maio, para os projetos de irrigação do Gorutuba e de Lagoa Grande, situados nos dois municípios. 70% da água retirada da barragem são destinados para o projeto irrigado.

Leia mais...
 
Prefeito Zé Benedito fala do resultado nas urnas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
15 de outubro de 2012

JANAÚBA -- Uma vez realizado o pleito eleitoral neste ano de 2012, em Janaúba, e com a sua derrota nas urnas consolidada, o prefeito José Benedito Nunes Neto se manifestou, através de mensagem postada em sua página pessoal no Facebook, reconhecendo a eleição do próximo prfeito, Yuji Yamada, que o sucederá a partir de primeiro de janeiro de 2013 na administração municipal. Ele ainda desejou-lhe sucesso na execução de seu plano de governo, pedindo que as propostas defendidas "sejam realmente implementadas e que corresponda a expectativa da maioria da população de Janaúba", disse o prefeito.

De acodro com Zé Benedito, que ficou em terceiro lugar no último pleito, atrás do prefeito eleito Yuji Yamada e do ex-prefeito Ivonei Abade, para que a transparência prevaleça, ele estará, nos próximos dias, colocando à disposição do próximo prefeito e sua assessoria, uma equipe de transição de governo, para que o novo prefeito possa assumir a prefeitura com o pleno conhecimento da situação administrativa e financeira da prefeitura e tenha plena ciência dos desafios e compromissos que o aguardam.

RESULTADO -- Quanto ao resultado das urnas, Zé Benedito disse ter chegado à conclusão de que a campanha majoritária do prefeito e vice prefeito precisa ser avaliada em um contexto que não lhe foi favorável."Todavia avaliamos positivamente o desempenho da nossa bancada, com a eleição de seis vereadores", disse ele, salientando que, "a falta de recursos financeiros não nos permitiu consolidar uma campanha que correspondesse às expectativas dos eleitores de Janaúba".

Por fim, o prefeito Zé Benedito faz um desabafo: "Em algum momento de avaliação das eleições 2012 se há de reconhecer que o discurso de escolha dos candidatos através de suas propostas e planos de governo passou a ser um discurso estranho às instâncias democráticas e decisórias do voto, onde prevaleceram a força do poder econômico, o investimento de altas somas todo o tempo e sobretudo na última semana de campanha. O uso pesado de estruturas e estratégias de poder com o envolvimento de altas instâncias e forças externas das duas coligações que se destacaram no pleito, favorecidas pelo citado poderio econômico, o que interferiu nos destinos políticos do povo da Janaúba", disse o atual prefeito de Janaúba.

Ele completa, afirmando que agradece a cada eleitor, "que movido pela crença na política desinteressada e marcada pela idéia de servir, optou pelo nosso nome. Como prefeito, continuamos determinados em nossa administração, cumprindo fielmente o mandado para qual fomos eleito até o dia 31 de dezembro de 2012", disse ele, concluindo que "neste final de mandato, as portas da prefeitura continuarão abertas ao povo de nossa terra, sobretudo para os menos favorecidos", finaliza.

 
PP e DEM dominam as eleições na Serra Geral de Minas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
15 de outubro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os partidos PP – Partido Progressita – e DEM (Democratas) foram os dominantes na eleição majoritária na região da Serra Geral de Minas, conforme votação realizada no domingo, dia 7 de outubro. Esses dois partidos elegeram cada um, três prefeitos.

A região da Serra Geral de Minas possui 16 municípios. Além do DEM e do PP, mais dois partidos se destacaram na sucessão municipal. Tanto o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) quanto o Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeram dois prefeitos.

As outras seis prefeituras serão comandadas, cada uma, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A partir de janeiro de 2013, na região da Serra Geral de Minas o PP passará a governar os seguintes municípios: Verdelândia, Monte Azul e Mamonas; o DEM comandará as prefeituras de Pai Pedro, Espinosa e Serranópolis de Minas; o PMDB ocupará as prefeituras de Gameleiras e Mato Verde, enquanto que o PSB administrará os municípios de Nova Porteirinha e Porteirinha.

O próximo prefeito de Janaúba será do PRP, o de Jaíba do PCdoB, o de Matias Cardoso será do PSC, o de Capitão Enéas do PT, o de Monte Azul será do PDT e o futuro prefeito de Riacho dos Machados será do PTB.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 85 - 98 de 592