Casos de homicídios em Janaúba batem o recorde de 2011 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
26 de setembro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A cada 11 dias uma pessoa é morta cruelmente em Janaúba. Essa triste realidade é o triplo dos casos de crimes violentos dessa natureza ocorridos em 2010. Em oito meses e meio já aconteceram 23 assassinatos neste município, número idêntico ao registrado nos 12 meses de 2011. No último sábado, dia 15, foram registrados dois homicídios em Janaúba. Isso foi num comércio de material de construção na rua Bom Jesus, bairro Boa Vista. Na ocasião, Fernando Barbosa da Silva, 19 anos, morreu no local após tentar contra a vida de Manoel Messias Freire da Silva.

Para defender a vítima, um dos funcionários, há mais de cinco anos no referido comércio, apanhou um pedaço de pau e desferiu um golpe fatal na cabeça de Fernando, que não resistiu e morreu.

O comerciante Manoel Messias ficou gravemente ferido devido ao golpe de faca que levou no abdômen. Manoel foi encaminhado ao pronto-socorro e não resistiu. Ele morreu pouco tempo depois de ter sido esfaqueado pelo jovem que teria sido criado pelo próprio comerciante.

Conforme dados apurados pelo JORNAL DA SERRA GERAL junto ao 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, com os dois crimes ocorridos no sábado, sobe para 23 assassinatos neste município de janeiro até essa quinta-feira, dia 20. Essa criminalidade bateu o recorde do ano passado e supera em 109,09% aos casos de 2010 quando ocorreram 11 homicídios.

De janeiro de 2010 até essa quinta-feira já foram registrados 57 assassinatos em Janaúba, média de um homicídio a cada 17 dias.

 
ESCLARECIMENTO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
19 de setembro de 2012

JANAÚBA -- Em contato, via telefone, agora a pouco com a nossa reportagem, o diretor da Favag (Faculdade Vale do Gorutuba), professor Vanilson Almeida esclarece que, o segundo debate político envolvendo os candidatos a prefeito de Janaúba nada tem a ver com a referida faculdade e não tem o seu aval para acontecer, nos moldes que se apresenta.

Segundo ele, que se encontra em viagem de trabalho e viu matéria a respeito do assunto através deste site, alguns alunos do curso de Direito até o procuraram para esta realização, mas ele pediu que o esperassem chegar de viagem para as tomadas de providências, o que, segundo suas próprias palavras, "não foi o que aconteceu".

Vanilson conta que, diante disso, e isoladamente, alguns poucos alunos resolveram, por conta própria realizar o evento que, por isso teve que ser transferido do auditório da Favag, como a princípio havia sido noticiado, indo para outro local.

Apesar disso, o evento está confirmado para esta sexta-feira, dia 21, às 20 horas na sede do Lions Clube de Janaúba, à Rua Afonso Pena, 909, com transmissão pelas rádios da cidade.

"Tudo bem que eles realizem, mas não pela Favag e não com o meu aval", disse o professor Vanilson Almeida à reportagem do JORNAL DA SERRA GERAL.

SEGUNDO -- Lembrando que este será o segundo debate entre os candidatos a prefeito de Janaúba a ser realizado. O primeiro, com estrondoso sucesso de organização e isenção foi promovido por este JORNAL DA SERRA GERAL no final do mês passado.

 
ALERTA: BARRAGEM ESTÁ SECANDO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
17 de setembro de 2012
Em um mês e duas semanas o volume de água da barragem Bico da Pedra diminuiu em 85 centímetros. Sendo que em agosto a redução atingiu a 65 centímetros e em setembro, até essa quinta-feira, dia 13, o nível de água da represa abaixou em 20 centímetros. A situação atual é crítica, pois o volume de água na represa, nessa quinta-feira, dia 13, está 3,15 metros abaixo da quantidade de água verificada no dia 13 de setembro de 2011. Nesta semana o nível de água da barragem estava 4,15 metros acima do volume crítico e 9,85 metros abaixo do nível de transbordamento, fato que ocorreu pela última vez em fevereiro de 2007.
 
Candidatos a prefeito de Janaúba serão entrevistados pela InterTV à partir desta terça, dia 11 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
10 de setembro de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) A campanha eleitoral em Janaúba, neste ano, está baseada mais no corpo a corpo, nas visitas domiciliares e reuniões setoriais nas comunidades. Isso porque, conforme acordo entre os partidos estão proibidas as carreatas e a utilização de veículo com som na divulgação das candidaturas.

Em contrapartida, os candidatos na eleição majoritária – prefeito e vice-prefeito – em Janaúba ganham um reforço a mais para tentar atrair a simpatia dos eleitores. É que depois da realização do 1º Debate entre eles, com a participação da sociedade civil organizada e imprensa, realizado na semana passada pelo JORNAL DA SERRA GERAL, com estrondoso sucesso de organização e isenção, agora é a vez da InterTV/Globo, captada em Janaúba pelo canal 7 na antena comum (conhecida como antena "pé de galinha"), ceder espaço em seu noticiário, o MGTV 1ª edição, ao meio-dia, para os três candidatos a prefeito por Janaúba exporem as propostas de governo.

A InterTV/Globo destinará espaço no MGTV 1ª edição para a campanha eleitoral de Janaúba entre os dias 10 e 13 de setembro. Provavelmente o primeiro dia, ou seja, dia 10, a emissora exibirá um documentário sobre o município de Janaúba e nos três dias seguintes haverá espaço para cada candidato a prefeito, em dias diferentes, explanarem sobre o motivo da candidatura, o plano de governo e responderem questionamentos dos jornalistas da emissora de televisão.

Cada candidato terá oito minutos para se apresentarem no jornal MGTV 1ª Edição, às 12 horas, na InterTV/Globo, sendo que o primeiro a ser entrevistado será Yuji Yamada (PRP), no dia 11; seguido por José Benedito (PT) no dia 12; e Ivonei Abade (PSDDB), no dia 13.

 
Hospital regional inaugura UTI para adultos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
26 de agosto de 2012

JANAÚBA -- Foi inaugurada, oficialmente, nesta quinta-feira, dia 23, a ala da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos, do Hospital Regional de Janaúba (HRJ), que levou o nome de ala "Dr. Daniel Robleto". A solenidade foi realizada no pátio do próprio HRJ e contou com a presença de várias autoridades. Nesta ala foram investidos, aproximadamente, R$ 680 mil em mobília e construção.

No início do ano, o Hospital Regional passou a ter identidade própria e foi acolhido pela Fundação Hospitalar de Janaúba, "o que representou a sua independência e, consequentemente, o fortalecimento da rede hospitalar do município e região", argumentou Marlúcia de Fátima Maia, coordenadora regional em regulação.

O hospital, que havia sido inaugurado em 2004, foi efetivamente criado no ano de 2011, uma vez que o Regional funcionava como um anexo da Fundajan (Fundação Assistencial de Janaúba). Por aproximadamente oito meses o HRJ foi mantido com recursos do município. Somente em junho deste ano que a primeira parcela caiu em conta exclusiva deste hospital. A Fundação Hospitalar de Janaúba é a entidade mantenedora do hospital e foi criada exclusivamente para essa função.

"O funcionamento desta UTI representa mais uma importante conquista na rede de atendimento médico-hospitalar de Janaúba e região. Nos sentimos honrados e vitoriosos. Gratos pelas parcerias que nos proporcionará significativas melhorias no atendimento em saúde", disse o médico Sérgio Fernandes, clínico do hospital.

Emocionada, a secretária municipal de Saúde, Maria Gorete de Carvalho, ressaltou: "a UTI oferece mais conforto e segurança, com leitos individuais, planejados em modernos conceitos de hotelaria hospitalar, com facilidades de higienização e desinfecção, atendendo as normas da vigilância sanitária. E recebe apoio de um grupo de médicos, que empresta profissionalismo e respeito à população e chega para socorrer uma área estrangulada na cidade, notória pela carência de leitos", diz.

A disponibilidade de leitos de UTI permite que o paciente tenha acesso ao cuidado intensivo mais precocemente. E quando se trata de paciente grave, o tempo é fundamental: o tratamento correto tem que ser dado na hora certa, como avalia Marlúcia de Fátima. A nova Unidade de Terapia Intensiva para Adultos do HRJ, denominada de UTI 2, passa a funcionar conforme Portaria 561 de 15 de junho de 2012.

Nos últimos três anos, várias intervenções foram realizadas no HRJ, como: Ampliação de laboratório, implantação da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), ou seja, cozinha e refeitório, além de lavanderia. Para se ter ideia, esses serviços eram prestados desde 2004 até meados de 2011 pela Fundajan. Era assim: levava roupa suja e trazia roupa limpa. A alimentação era transportada diariamente por uma carretinha, engatada numa motocicleta. Para coleta de muitos exames era necessário levar o paciente até à Fundajan, fazia-se os exames e voltava com o paciente para o Hospital Regional. Outras vezes o padecimento era menor, o material era colhido no próprio Regional e o médico ficava aguardando o resultado chegar da Fundajan para realizar o procedimento.

No início de 2009, o hospital tinha 28 leitos, atualmente está funcionando com 44 e já estão sendo finalizados os trabalhos de outros 36 leitos, que totalizarão 80 leitos. Para tanto, o Regional passou por uma reforma geral.

Agora, o Norte de Minas passa a contar com 105 leitos de UTI`s, sendo 65 em Montes Claros, 10 em Brasília de Minas, 10 em Pirapora, 10 em Taiobeiras e 10 em Janaúba.

 
Promotores passam a integrar as ações de combate à violência no Norte de Minas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
26 de agosto de 2012

JANAÚBA -- Os promotores atuantes na Comarca de Janaúba, Flávio Márcio Lopes Pinheiro e Fabrício Costa Lopo, representando a 11ª Região Integrada de Segurança Pública sediada em Montes Claros participaram do encontro os promotores de Justiça de todas as regiões do Estado, na última quarta-feira, dia 22, em Belo Horizonte, com o governador Antonio Anastasia e com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. No evento, 26 promotores, recém-nomeados como representantes do Ministério Público nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), alinharam estratégias de enfrentamento à violência e conheceram ações que vem sendo desenvolvidas para a redução da criminalidade no Estado.

Na oportunidade, o secretário de Defesa Social apresentou os pontos cumpridos e em andamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, lançado em maio, e destacou como a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público, cada vez mais perto das forças policiais, têm contribuído para as quedas sucessivas de criminalidade que o Estado obteve nos últimos meses.

Em maio, o Governo de Minas assinou um Termo de Cooperação com o Ministério Público e com o Poder Judiciário para que as duas instituições se envolvam ainda mais na dinâmica da repressão e prevenção da criminalidade violenta.

Com a reunião desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) formalizou a figura do representante do Ministério Público na estrutura das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Todos os 26 nomeados compartilharão informações de inteligência, priorização de casos e estratégias com os comandantes regionais da Polícia Militar e com os chefes de Departamento da Polícia Civil em todas as 18 Risps de Minas.

TRABALHO PELA SEGURANÇA -- Durante a reunião, o secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz destacou projetos anunciados no Plano Integrado de Enfrentamento à Violência que já estão em andamento, como a implantação de três novos Centros de Prevenção à Criminalidade, com o programa Fica Vivo e Mediação de Conflitos, na região metropolitana da capital. Os recursos conseguidos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) para financiamento de ações no sistema prisional, da ordem de R$ 200 milhões, também foram destacados. "Em novembro, será inaugurada a primeira unidade prisional público-privada do país. O uso das tornozeleiras eletrônicas por detentos do regime aberto e semiaberto também se iniciará neste ano. E está em andamento, para inauguração no ano que vem, a implantação de seis novas Apac´s, ressaltou o secretário.

Outros projetos que ainda estão em andamento, como a pactuação com o Ministério Público para o fomento da implantação de medidas de meio aberto, com os municípios, para adolescentes em conflito com a lei, também foram apresentados na reunião. "Estas medidas antecedem a internação, são de responsabilidade de município, e precisam ser mais articuladas. Nossa meta é que todos os municípios com mais de 15 mil habitantes, possam, a médio prazo, contar com este tipo de medida socioeducativa", destacou o secretário.

 
Definidos os tempos dos candidatos em Janaúba no Horário Eleitoral Gratuito que começa amanhã, dia 2 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
20 de agosto de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Definidos o tempo e a escala dos candidatos, partidos e coligações no horário eleitoral nas emissoras de rádio do município de Janaúba nas eleições deste ano. Em reunião no dia 10 de agosto, no Cartório Eleitoral de Janaúba, foram sorteados e anunciados os procedimentos das três candidaturas a prefeito neste município. A propaganda eleitoral começa na terça-feira, dia 21, para os candidatos a vereador; os candidatos a prefeito irão falar a partir de quarta-feira, dia 22.

A coligação “Vida e Progresso”, que tem os candidatos a prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e a vice-prefeito Valério Dias (PPS), será a estreante do horário eleitoral da eleição majoritária em Janaúba. A coligação “Novos Caminhos”, que tem os candidatos a prefeito Yuji Yamada (PRP) e a vice-prefeito Aldimar Rodrigues Filho (PMDB), o Rodrigo, será a segunda a usar o programa eleitoral. A coligação “Compromisso e União para o Bem de Janaúba”, que tem os candidatos a prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) e a vice-prefeito Délio Coelho Júnior (DEM), será a terceira e última a ocupar o espaço da propaganda eleitoral no rádio. Isso no primeiro programa, pois a cada programa há rodízio.

TEMPO POR COLIGAÇÃO -- A coligação dos candidatos José Benedito (prefeito) e Délio Júnior (vice) terá mais tempo de uso nas emissoras de rádio, seguida pela coligação dos candidatos Ivonei Abade (prefeito) e Valério Dias (vice) e pela coligação dos candidatos Yuji Yamada (prefeito) e Aldimar Rodrigues Filho (vice).
Dos 30 minutos de cada programa a Justiça Eleitoral distribui 10 minutos em igualdade para cada coligação, ou seja, cada candidato a prefeito tem em igualdade três minutos e 20 segundos. Os demais 20 minutos foram distribuídos de acordo a representatividades dos partidos no Congresso Nacional.

Sendo assim, em cada programa eleitoral de 30 minutos, a coligação dos candidatos José Benedito/Délio Júnior terá 13 minutos e 31 segundos; a coligação dos candidatos Ivonei/Valério terá 09 minutos e 40 segundos; e a coligação dos candidatos Yuji/Aldimar terá 06 minutos e 49 segundos.

Serão dois programas diários de 30 minutos cada um, sendo que a propaganda eleitoral para prefeito ocorrerá na segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. As rádios de Janaúba que vão transmitir os horários eleitorais são: Onda Norte 103,9 FM, Torre 91,7 FM, Gorutubana 1380 AM e Jovem Jan 87,9 FM.

 
Vereador renuncia a candidatura à reeleição PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
10 de agosto de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vereador Ivan Barbosa de Oliveira, não mais será candidato à própria reeleição. Aos 52 anos, o gorutubano Ivan Barbosa, também conhecido por Ivan da Churrascaria, foi eleito em 2008 pelo PMDB, sendo o único parlamentar desse partido. A coligação dele elegeu dois parlamentares municipais.

Um mês depois de ter registrado a candidatura com o intuito de renovar o mandato, o comerciante Ivan Barbosa encaminhou à Justiça Eleitoral o pedido de renúncia. A desistência da candidatura do peemedebista foi publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira, dia 8.

Por motivo pessoal, o vereador Ivan da Churrascaria decidiu encerrar, em 31 de dezembro próximo, o mandato eletivo lhe outorgado nas eleições de 2008 quando obteve 704 votos, sendo o menos votado entre os 10 vereadores eleitos, isso considerando os quocientes eleitoral e partidário das coligações. No geral, Ivan foi o 15º mais votado.

Em 2008, Ivan foi eleito pela coligação do PMDB que tinha como candidato o ex-prefeito e ex-deputado Dimas Rodrigues (PMDB). Pouco tempo após tomar posse, o vereador passou a integrar o bloco de apoio ao prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), atitude essa conduzida até o semestre passado. Ivan deixou, literalmente, de lado o apoio à candidatura de reeleição do petista, pois o PMDB está em outra coligação com o candidato a vice Aldimar Rodrigues Filho na chapa com o candidato a prefeito Yuji Yamada (PRP). Nesta semana, Ivan anunciará o seu apoio nas eleições deste ano. Existe a possibilidade do vereador do PMDB apoiar a candidatura do ex-prefeito Ivonei Abade (PSDB).

 
Para falar com a Copasa o número é 115 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
03 de agosto de 2012

JANAÚBA -- A partir de agora, para falar com a Copasa em Janaúba o número é 115. Essa medida tem por objetivo melhorar ainda mais a qualidade do atendimento aos clientes.

Segundo o gerente geral, Marco Antônio Correia, o sistema de call center da Copasa "trará ainda mais agilidade, já que possui um mecanismo de atendimento virtual, com fornecimento de informações, antes mesmo da chamada ser completada", diz ele, salientando que, além disso, ele possibilitará o atendimento simultâneo a um número maior de solicitações, diminuindo significativamente o tempo de espera do cliente na linha.

 
Região da Serra Geral tem 1.059 candidatos a vereador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
30 de julho de 2012

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Até o dia 7 de outubro os eleitores dos 16 municípios da região da Serra Geral de Minas terão que escolher entre 1.059 candidatos aqueles que receberão o voto na eleição para vereador. O JORNAL DA SERRA GERAL constatou que a disputa mais acirrada ocorre em Jaíba, Capitão Enéas e em Janaúba, enquanto que a menor concorrência é verificada no município de Gameleiras.

Pelo menos 1.059 pessoas se candidataram na disputa de 306 vagas de vereadores nas 16 Câmaras dos municípios da Serra Geral de Minas, média de 3,46 candidatos por vaga. Dos 1.059 candidatos a vereador, 722 são do sexo masculino e 337 ou 31,82% são mulheres.

Em Janaúba as 15 vagas na Câmara são disputadas por 157 candidatos – 108 do sexo masculino e 49 mulheres – média de 10,4 por vaga; Jaíba possui 139 candidatos (99 homens e 40 mulheres) concorrendo a 13 vagas, média de 10,6 por vaga; em Capitão Enéas a concorrência é de 10,5 por vaga, pois são 95 candidatos para as 9 vagas no legislativo local.

O menor grau de disputa por vaga ocorre na Câmara de Gameleiras. O SERRA GERAL apurou que as 9 vagas são disputadas por 20 candidatos, média de 2,2 por vaga. Em Mamonas há 29 pessoas registradas na concorrência das 9 vagas ou 3,2 por vaga. Em Nova Porteirinha estão registrados 66 candidatos – 45 homens e 21 do sexo feminino – para 9 vagas, quer dizer, 7,3 por vaga.

Pelo menos 79 candidatos concorrem as 13 vagas na Câmara de Porteirinha. São 54 homens e 25 mulheres. A proporção é de seis candidatos por vaga no município porteirinhense. Pai Pedro tem 39 candidatos a vereador na disputa por 9 vagas; Monte Azul conta, neste ano, com 50 candidatos (34 homens e 16 mulheres) para 11 vagas; em Espinosa a disputa é de 5,3 por vaga, uma vez que 69 candidatos – 47 do sexo masculino e 22 do sexo feminino – concorrem as 13 vagas.

Ainda conforme o levantamento efetuado pelo JORNAL DA SERRA GERAL, em Catuti tem 31 candidatos ás 9 vagas de vereador, enquanto que em Verdelândia são 72 candidatos para 9 vagas. As 9 vagas na Câmara de Mamonas são disputadas por 29 candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral registrou 49 candidatos a vereador para as 9 vagas no legislativo de Mato Verde. Riacho dos Machados tem 64 candidatos para 9 vagas e em Serranópolis de Minas possui 40 postulantes às nove vagas.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 99 - 112 de 592