VENDE-SE SÍTIO EM JAÍBA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
28 de outubro de 2013
Vendo Sítio com produção de frutas no projeto Jaíba.
55 Ha. tel.: 0(21)98797-4909
 
PM prende pais por ocultação de cadáver do próprio filho PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
14 de setembro de 2013

JAÍBA -- Na última quarta-feira, dia 11, por volta das 11h35, a 238ª Cia. de Polícia Militar de Jaíba recebeu uma denúncia anônima dando conta de que no povoado conhecido como assentamento de Canjicas, naquele município, uma criança havia sido assassinada pelos seus próprios pais e estes a enterraram no quintal da residência, um sítio. Ao chegarem no local dos fatos, os policiais conversaram com a mãe da referida vítima e esta relatou, a princípio, que realmente a criança havia falecido, devido a uma intoxicação alimentar, por ter ingerido mandioca brava, e que a criança havia sido socorrida pelo seu esposo e pai da criança,até o hospital de Janaúba, onde entrou em óbito e foi enterrada também na cidade de Janaúba.

A guarnição disse então que iria se certificar junto àquela instituição sobre a entrada e o possível óbito da vítima, quando então a mãe teria mudado sua versão em relação aos fatos, relatando em seguida que, por volta das 15 horas do último dia 8 de agosto, encontrou a criança (seu filho), caída de cabeça para baixo dentro de um buraco e que não teve forças suficiente para retirá-lo de lá. Disse ter feito contato, através do seu telefone, com seu esposo, e que este, por volta das 18 horas da mesma data chegou em casa e, ao retirar a criança do referido buraco, esta já não possuía sinais vitais, além de que a vítima já apresentava enrijecimento cadavérico e seu corpo estava frio, entendendo então que a criança já estava morta. Diante do acontecido acharam por enterrá-la em sua propriedade.

Em conversa com o pai da criança, este reafirmou a versão da sua esposa. Diante das declarações da mãe, a guarnição solicitou a ela que mostrasse o local onde a criança havia sido enterrada. O local onde foi enterrada a criança fica dentro da propriedade dos pais, a cerca de quinhentos metros da residência, dentro de uma mata. Houve a necessidade da guarnição PM iniciar uma pequena escavação para confirmar o fato.

Após confirmado o acontecido, a mãe foi presa no local e seu esposo, o pai da criança foi preso no projeto Jaíba, pelos policiais militares do destacamento de Mocambinho. Ambos foram encaminhados para a delegacia da cidade de Janaúba.

 
Programa ajuda reduzir gastos com água e energia nas produções rurais PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
14 de março de 2013

JAÍBA -- Em 2013, o Programa de Eficiência Energética irá beneficiar mais 252 famílias do Distrito de Irrigação de Jaíba, na região da Serra Geral de Minas. O Programa é desenvolvido em parceria pela Cemig, Emater-MG e a Codevasf. A iniciativa visa reduzir os gastos dos produtores com energia elétrica e água na agricultura irrigada. E tem como objetivo reduzir em 73% o consumo de energia elétrica e em 33% o de água por produtor, na agricultura irrigada, com a implantação de sistemas automatizados.

Segundo o coordenador do Programa pela Emater-MG, Igor Paranhos, foram implantados três modelos de irrigação: aspersão fixa, microaspersão e gotejamento. Os equipamentos são automatizados e funcionam de acordo com a programação feita pelo produtor, que também define por quanto tempo irá durar a irrigação.

“A economia com água e energia se dá ao direcionar o horário de funcionamento da irrigação para o período noturno (entre 21h30 e 6h30), quando a tarifa de energia é mais barata. Além disso, nesse período, a eficiência da aplicação de água é maior por não haver influência do sol (perda de água por evaporação) e menor influência do vento (perda de água por arraste)”, diz Paranhos.

O sistema de irrigação automatizado substitui equipamentos com mais de vinte anos de uso. De acordo com Igor Paranhos, esses equipamentos de aspersão móvel já apresentavam problemas como vazamentos e era difícil a mudança de posição da tubulação.

Até agora já foram implantados 1.100 sistemas. A previsão é que até o fim deste ano sejam implantados mais 252. A Emater-MG é a responsável pela elaboração de projeto técnico, apoio na captação de recursos, seleção dos beneficiários, acompanhamento na execução do projeto e avaliação da eficiência do sistema de irrigação.

Há dois anos, Cleandro Santos Rodrigues é beneficiado pelo Programa de Eficiência Energética. Ele é produtor de banana e tem uma área cultivada de 5 hectares. Por mês, Rodrigues chega a produzir 500 caixas de 20kg de banana. Ele aprovou o sistema automatizado de irrigação implantado em sua propriedade por meio do Programa. “ Melhorou bastante. Os meus gastos com luz e água reduziram consideravelmente”, afirma.

 
Vereadores se unem para salvar Rio Verde em Jaíba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
07 de março de 2013

JAÍBA -- Uma comissão formada por nove dos 13 vereadores do município de Jaíba esteve reunida, na tarde desta terça-feira, dia 26, com o deputado estadual Tadeu Martins Leite, em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte. No encontro ficou acertado, entre outras coisas, que representantes do Legislativo daquela cidade e deputados da região irão a Brasília solicitar junto à Codevasf o início imediato de um projeto de construção de quatro barragens no Rio Verde, para evitar que o rio deixe de ser perene, o que traria graves consequências para a região.

Os vereadores demonstraram que estão unidos em busca de obras e serviços para a Jaiba, um município que segundo eles, apesar das riquezas proporcionadas pelo maior projeto de irrigação da América Latina, possui grandes problemas sociais e falta estrutura básica, como uma rodoviária ou um Fórum que possibilite a criação de uma Comarca. Durante o encontro o deputado Tadeu Martins Leite recebeu várias reivindicações dos vereadores, e achou louvável que eles tenham se unido em torno dos interesses da comunidade, acima de partidos e interesses políticos.

“Todas as iniciativas que forem para o bem de Jaíba terão o meu apoio e do meu partido, o PMDB, que tem a maior bancada na Câmara do município”, garantiu o deputado.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, Junior Leonir e os vereadores Adonias, Farrique, Eltin Enfermeiro, Fernandinho, Piu Caminhoneiro, Waldemir, José Geraldo Aguiar e Noelson, bem como assessores parlamentares.

 
Jaíba, Janaúba e Porteirinha "brigam" pelo campus do Ifet PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
28 de janeiro de 2013

 

JANAÚBA – A autorização será em 2014, mas desde já pelo menos três municípios da região da Serra Geral de Minas se candidatam para serem contemplados com um campus do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) uma vez que o governo federal pretende instalar 300 unidades dessa natureza até o ano que vem. Porteirinha, Janaúba e Jaíba travam um duelo para serem a sede dessa instituição que oferece gratuitamente cursos do Ensino Superior e Ensino Técnico Profissionalizante. LEIA MAIS NO JORNAL IMPRESSO

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 10 - 18 de 97