Porteirinha lança Saúde no Campo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
08 de março de 2012

 

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Levar mais qualidade de vida para as famílias rurais. Este é o foco do programa Saúde no Campo que acaba de ser lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porteirinha. O programa percorrerá as comunidades e distritos, ampliando o acesso do homem do campo às ações de promoção do bem-estar. As atividades consistem em atendimento médico, de enfermagem, vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia capilar e cuidados dispensados, de forma especial, aos hipertensos, diabéticos e gestantes. O trabalho tem ainda um caráter educativo e de conscientização para que a população adote hábitos saudáveis e preventivos que são fundamentais para se evitar muitas doenças.

A primeira edição do programa está começando pela Mumbuca, localizada a 15 quilômetros da sede do município. Neste primeiro sábado de março, será montada na referida localidade a estrutura de atendimento para prestação de serviços na área da saúde. Serão realizadas em torno de 90 consultas médicas. A população vai receber a equipe da Secretaria de Saúde que atenderá desde crianças, a jovens, adultos e idosos, levando também orientações. A cerimônia oficial de lançamento, prevista para iniciar às 18 horas, terá a participação de várias autoridades. Entre elas, a secretária de Saúde, Lara Jamille que fará a apresentação geral do projeto que promete melhorar as condições de vida de pequenos produtores rurais e de suas famílias.

O projeto, segundo Jamille, faz parte das estratégias do novo modelo de gestão na saúde, que visa, sobretudo, fortalecer a Atenção Básica no município. As unidades do Programa Saúde da Família terão papel fundamental no desenvolvimento das atividades. "A expectativa é levar assistência e ações preventivas para mais perto do homem do campo", salienta a secretária.

 
Porteirinha vai entrar no ritmo da folia carnavalesca PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
06 de fevereiro de 2012

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Faltam poucos dias para a maior festa popular do Brasil. Para muita gente, um dos melhores feriados do ano para viajar, descansar e relaxar, de forma tranquila. Outros preferem cair na farra da Folia de Momo e já começam a aquecer os ânimos e os tamborins. E para quem gosta de se divertir, a Prefeitura de Porteirinha prepara mais uma edição do Carnaval porteirinhense que promete agradar os mais variados foliões.

A praça Odilon Coelho será o principal ponto de concentração da folia carnavalesca que vai movimentar a cidade, nos três dias de euforia de 18 a 20 de fevereiro. Para puxar o ritmo da alegria, estão confirmadas as atrações: banda Impacto (de Montes Claros) que se apresenta no primeiro dia de festa. No domingo, o show fica por conta da banda baiana Tomaki e no encerramento é a vez de Dois em Um comandar a animação. Terá ainda a participação especial da banda Novo Swing que é formada por artistas da terra.

Segundo o secretário municipal de Administração e Planejamento, Robson Martins, os foliões turistas têm um grande potencial não só de consumo do item diversão, mas movimentam o comércio e aquecem a economia local. Ele destaca ainda a importância da festa para estimular o turismo de eventos na cidade e promover a geração de emprego e renda.

 
Prefeitura de Porteirinha entrega pacote de obras para distrito do Tanque PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
20 de novembro de 2011

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- O distrito do Tanque, que é o mais populoso do município de Porteirinha, estará em festa no próximo dia 26 de novembro. A atual administração inaugurará várias obras que estão sendo entregues à comunidade, de uma só vez. Diversas autoridades já confirmaram presença durante a programação oficial. Dentre as conquistas da população, está a implantação de uma unidade do Centro de Atendimento Sócio Infantil (CASI), que vai garantir um espaço adequado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, na faixa etária, de 6 a 15 anos. Os menores vão contar com um ambiente adequado para aprendizagem e socialização através de atividades educativas e recreativas que serão oferecidas na nova unidade.

As obras de pavimentação asfáltica de ruas em terra batida estão entre os benefícios. Os moradores sofriam com muita poeira no período seco e lama em época de chuva. A chegada do asfalto trouxe solução para o problema. Também está em execução um sistema de drenagem através dos meios-fios e sarjetas para escoamento de águas pluviais. Os serviços incluem ainda acessibilidade por meio de rampas - de concreto simples - que estão sendo construídas nas esquinas e terão pintura indicativa para maior visibilidade e segurança dos transeuntes; além das sinalizações vertical e horizontal (placas de advertência e de regulamentação, passagem sinalizada de escolares, faixa de travessia de pedestres e linhas de retenção).

Outro destaque é o alargamento da avenida principal do distrito, a João Cantuária - que era muito estreita - e está recebendo complementação do asfalto na largura e no comprimento, garantindo maior trafegabilidade. As ações, que fazem parte do programa Gestão da Política de Desenvolvimento de Infraestrutura Urbana, visam levar mais qualidade de vida para a comunidade. O convênio foi firmado entre a Prefeitura de Porteirinha e o Ministério das Cidades.

Mas não param por aí os presentes que o Tanque ganhou. Tem ainda a quadra poliesportiva construída para atender a necessidade da comunidade. O novo espaço para a prática de esportes e lazer beneficia, especialmente, crianças e jovens do povoado e localidades circunvizinhas. A quadra, que tem uma área construída de 608 metros quadrados, recebeu alambrado e iluminação.

A tão sonhada reforma do prédio onde funciona a Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano e a Escola Municipal Dona Gercina já é realidade. Trata-se de mais uma grande obra que o Tanque ganhou. Mas, a escola será inaugurada em outra oportunidade, conforme agenda a ser definida pelo Governo do Estado.

Durante as inaugurações, terá ainda a entrega de seis tratores acompanhados de equipamentos agrícolas como grades aradoras, distribuidores de calcário, pulverizadores e plantadeiras. As máquinas fazem parte do Projeto Patrulha Mecanizada que visa beneficiar mais de 1000 agricultores no município de Porteirinha. Através da mecanização, a prefeitura visa incentivar a agricultura familiar, auxiliando pequenos produtores na preparação do solo para plantio e, consequentemente, na geração de renda.

 
Porteirinha comemora Semana de Enfermagem PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
21 de maio de 2011

 

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- "Cuidado da Enfermagem, Ética e Inovação". Esta foi a temática da Semana da Enfermagem promovida pela UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos) em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Porteirinha. As atividades, realizadas no período de 9 a 13 de maio, foram marcadas por minicursos e palestras que trouxeram abordagens como: "Ética Profissional", "Responsabilidade do Profissional de Enfermagem" e "Jurisdicionalização da Saúde".

O evento contou com a participação do prefeito Juracy Freire, do juiz de direito da Comarca de Porteirinha, Vitor Luís de Almeida; do tenente Eduardo Leal; da secretária de saúde, Lara Jamille; do diretor da Unipac, Cláudio Araújo e o coordenador do Curso de Enfermagem, Rondinele Antunes, além de acadêmicos e profissionais da área.

Com foco no trabalho do profissional de saúde, a proposta da semana é promover o debate e a reflexão entre estudantes e profissionais, pensando as dimensões éticas, técnicas e os desafios e implicações da profissão. Outro ponto alto da programação foi a passeata, percorrendo a região central da cidade, em homenagem ao "Dia do Enfermeiro", comemorado 12 de maio. Em Porteirinha, a data também foi marcada por uma celebração religiosa, dedicada aos enfermeiros. A missa foi celebrada nas dependências da Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Vicente de Paulo.

 
Rede Bandeirantes exibe potencialidades de Porteirinha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
26 de fevereiro de 2011

 

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Cobrindo mais de 680 cidades de Minas Gerais, com grande repercussão em todo o Estado, o programa Tileoni Show, que vai ao ar pela Rede Bandeirantes de Televisão, exibi, a cada sábado, no horário das nove e trinta da manhã, os municípios mineiros e suas riquezas naturais e culturais. Na edição do próximo dia 5 de março, será a vez de Porteirinha mostrar o que tem de melhor.

O programa vai trazer reportagens especiais sobre o município: história de fundação, as tradições religiosas, cultura e a vocação turística da cidade que é agraciada com um patrimônio natural, com destaque para a cachoeira do Serrado, que impressiona pela imponência e exuberância de suas quedas d’água. Outro ponto especial é o Mercado Municipal, lugar de visita obrigatória para quem vem a Porteirinha e quer encontrar todo tipo de produtos tipicamente mineiros.

Pela segunda vez, a cidade, marcada pela beleza de suas serras e cachoeiras, será evidenciada em um programa televisivo, valorizando as potencialidades locais, além, é claro, de elevar a auto-estima do porteirinhense. O programa Tileoni vai ao ar, no próximo sábado, pela Band Minas (fora da antena parabólica).

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 37 - 45 de 143