Prefeito Juracy leva asfalto para Serra Branca PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
27 de julho de 2010

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Para manter acesa a religiosidade e devoção, marcas da comunidade de Serra Branca, uma das mais antigas do município de Porteirinha, o prefeito Juracy Freire, em parceria com os festeiros Nena Cantuária e Edson Kakiúchi, realizou reformas na Igreja de Senhora Santana, como instalação de novas janelas e portas e pintura na parte interna e externa.

Nas dependências da igreja, foram construídos sanitários. Outro benefício foi a construção de uma praça, garantindo um espaço bonito e adequado para realização de festejos, missa campal, casamento coletivo, dentre outros. Além de embelezar o povoado, a praça valoriza o templo de Senhora Santana, resguardando seus aspectos históricos.

A população também foi contemplada com o asfalto. Algumas das principais ruas foram pavimentadas pela prefeitura, proporcionando mais conforto para os moradores e para os milhares de visitantes que participam da tradicional Festa de Senhora Sant’Ana, de 17 a 26 julho. Segundo o prefeito Juracy, os investimentos visam preservar uma autêntica manifestação cultural e religiosa do município, além de beneficiar diretamente a comunidade de Serra Branca.

 
Prefeito de Porteirinha investe na juventude PDF Imprimir E-mail
Escrito por Roberta Bertolusci   
17 de julho de 2010

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- A prefeitura de Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Educação e as diretorias de Cultura, Esporte e Juventude, realizou, no dia 9 de junho, nas dependências do CVT, a aula inaugural de quatro novos cursos do Projovem Trabalhador. Cerca de 140 jovens da sede do município e de comunidades rurais ingressaram nos cursos de Agroextrativismo, Administração Pública I e II e Serviços Pessoais. Voltado para a juventude, na faixa etária de 18 a 29 anos, o programa visa preparar e inserir jovens em atividades produtivas e geradoras de renda.

Durante a solenidade de abertura dos cursos, os alunos receberam um kit didático (com mochila, caderno, apostila, livro da Constituição Federal e uniforme). O material foi entregue pelo prefeito Juracy Freire que participou das atividades juntamente com a secretária municipal de Educação, Maria Dolores e a diretora da Juventude, Maria Aparecida Martins. Os alunos também contam com um auxílio financeiro no valor de R$ 600 reais (repassados em seis parcelas de R$ 100 reais cada).

O programa, que é desenvolvido pela prefeitura, em articulação com o Idene (Instituto de Desenvolvimento Norte e Nordeste) e o IMDC (Instituto Mineiro de Desenvolvimento), beneficiou, em 2009, mais de 150 jovens no município. Segundo o prefeito Juracy, o Projovem Trabalhador continua forte em Porteirinha, abrindo caminhos para a juventude porteirinhense.

(NA FOTO, O PREFEITO JURACY E O GOVERNADOR ANASTASIA)

 
Prefeito Juracy inaugura mais uma obra em Porteirinha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Roberta Bertoluci   
18 de junho de 2010

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Sob as bênçãos do Padre Ivan de Oliveira, da Paróquia de São Joaquim, o prefeito Juracy Freire inaugurou, no dia 10 de junho, a Praça da Igreja de Santa Luzia, localizada no Bairro Renascença em Porteirinha. A solenidade de inauguração, que contou com a participação de expressivo público, teve a presença de autoridades civis e eclesiásticas, além dos representantes da Associação de Moradores da Vila Kennedy (AMOVIKA) e do Conselho da Igreja. A programação foi marcada pela celebração religiosa e pelas apresentações culturais, com destaque para o Coral Meninos Cantores do CVT, que cantaram com muito brilho e encanto. Outro momento especial da cerimônia foi a sessão de homenagens. O prefeito Juracy foi um dos condecorados e recebeu uma placa de honra com os dizeres: “Idealista é aquela pessoa que ajuda os outros a serem prósperos”.

Recém-inaugurada, a tão sonhada obra beneficia as comunidades dos bairros Vila Kennedy e circunvizinhos Renascença, São Joaquim, Floresta, Eldorado e Vila São Domingos. Com uma área urbanizada de 860 metros quadrados, a praça ganhou arborização, estacionamento, passeios, canteiros, bancos e iluminação, garantindo um espaço propício para as festividades religiosas, como a missa campal. Outro benefício, segundo moradores, é que a praça trouxe novos ares de urbanização, embelezando e valorizando o templo cristão. Para os fiéis e freqüentadores da igreja, a pracinha representa um ambiente de socialização e comunhão, além de proporcionar uma área de lazer para as famílias.

Segundo o diácono Levindo da Costa, que é também morador da Vila Kennedy, a Praça de Santa Luzia é a concretização de uma obra ungida pelo amor e pela devoção.

 
Escritor porteirinhense traz mais uma grande obra para estante literária norte-mineira PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
25 de maio de 2010

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Lançado na quinta-feira 20 de maio, no Centro Cultural Anísio Santos, em Porteirinha, o livro intitulado “Doce Prejuízo, do escritor porteirinhense Itamaury Teles, evoca recordações indeléveis, inspira saudades e descortina personagens característicos do sertão norte-mineiro, marcado pela pujança de tradições culturais e bons autores. A noite de autógrafos foi sucesso de público e crítica, reunindo amigos e leitores.

Jornalista, administrador, advogado e cronista de primeira linhagem, em todos estes misteres, o autor é exemplo de que mineiro é bom de crônica. Contador de estórias, misturando ficção com realidade, com muito humor, Itamaury traz mais uma grande obra para a estante literária regional.

Um trabalho meritório, em estilo próprio e escorreita linguagem, fluem flagrantes saborosos em contos cheios de humanidade. Também está estampada, em 175 páginas, a leitura sensível e acurada que o autor tem da vida, das coisas triviais que não deixam de ser relevantes dentro da instigante aventura humana.

A boa conversa faz parte da vida do escritor que transforma observações e meditações extraídas nas rodas sociais, intelectuais, coloquiais, em crônicas tecidas de forma sempre agradável.  Em sua rotina diária, o tempo para a troca de idéias é quase um ritual, invocando vivências ricas que, certamente, prenderão o leitor.

 
Porteirinha ganha Patrulha Mecanizada PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
12 de março de 2010

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- O município de Porteirinha vai ser contemplado com mais tratores agrícolas. Em articulação com o deputado federal Márcio Reinaldo, o prefeito Juracy Freire conseguiu mais uma Patrulha Mecanizada, composta por seis tratores. As máquinas são mais uma conquista dos produtores rurais do município.
Através do Projeto Patrulha Mecanizada, a prefeitura visa auxiliar os pequenos produtores, especialmente, na preparação de silagem. Tendo em vista que o sorgo se tornou uma das alternativas mais usadas na preparação de rações, em especial, para a alimentação de bovinos.

Outra vantagem é que em regiões mais quentes, como o Norte de Minas, ele pode ser plantado o ano todo. A resistência da planta à seca faz com que ela seja uma alternativa de plantio valorizada, pois, suporta muito bem o calor e não depende, necessariamente, da qualidade do solo.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 46 - 54 de 143