Monte Azul
Cidade adota o racionamento de água PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
24 de fevereiro de 2013

MONTE AZUL (por Oliveira Júnior e Juliano Teles) – Começou o racionamento de água. O abastecimento para os moradores de Monte Azul, na região da Serra Geral de Minas,  ocorre apenas à noite e durante a madrugada, isso porque ainda há uma quantidade mínima de água na represa de onde a Copasa efetua a captação para o tratamento e, posteriormente, distribuição nas residências. A medida está em vigência desde quarta-feira, dia 21 de fevereiro, nesta cidade.

O nível de água na barragem do rio Tremedal caiu drasticamente devido à seca na região. De acordo com decisão da Copasa, o racionamento ocorre no período das 6 às 18 horas. Normalmente, o consumo de água na cidade de Monte Azul era, em média, 2,5 milhões de litros por dia. O JORNAL DA SERRA GERAL apurou que não chove em Monte Azul desde o dia 28 de janeiro, mês em que a precipitação pluviométrica foi 142,9 milímetros contra apenas 17,4 mm registrados em dezembro e 204 milímetros ocorridos em novembro após mais de seis meses de estiagem.

Com o racionamento, a Copasa vem adotando alternativas no sentido de garantir o abastecimento para a população. Duas carretas adaptadas devem chegar esta semana para auxiliar no transporte de água de rios ou lagos do Norte de Minas até à cidade de Monte Azul que já conta com caminhões pipas da Copasa, da prefeitura e de instituições e empresas que ajudam no abastecimento. A captação é efetuada em três poços artesianos, de um total de nove disponíveis, com vazão média de nove litros de água por segundo.

BARRAGEM SECA -- É bastante crítica a situação de seca da barragem onde a Copasa capta água para a estação de tratamento que abastece a cidade de Monte Azul. “Nunca vi isso nos últimos 20 anos”, declarou o zelador da represa que está quase toda seca. O nível de água da barragem diminuiu em 27 metros nos últimos meses com a falta de chuva regular no município. No período de bonança, a profundidade no lago dessa represa chega aos 28 metros. No entanto, o quadro atual é desolador. A lama é predominante no local onde o nível de água não supera os 70 centímetros.
Segundo a Copasa, está previsto para julho deste ano o término da obra que fará a transposição da água da barragem de Cana Brava, com a vazão entre 50 e 60 litros de água por segundo, até a estação de tratamento de água da Copasa em Monte Azul, minimizando, assim, o problema de falta de água nas torneiras dos monteazulinos.

 
RESULTADO FINAL PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
08 de outubro de 2012
 
Urna em Monte Azul é substituída por cédula de papel PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
03 de outubro de 2010

Um equipamento eletrônico apresentou problemas no distrito. Até as 14h deste domingo, 182 urnas já foram substituídas no estado.

 
PM prende quadrilha que agia na Serra Geral PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
20 de julho de 2009

MONTE AZUL -- Na última terça-feira, dia 14, policiais militares do 6º Pelotão de Monte Azul saíram em rastreamento a dois cidadãos infratores que teriam praticado um roubo à mão armada contra um estabelecimento comercial em Monte Azul. Após levantamentos, os policiais tiveram informações que os suspeitos haviam evadido em direção a comunidade de Vila Sudário, localizada na zona rural de Monte Azul e de Pai Pedro. A PM realizou o cerco e bloqueio e interceptação de veículos.

Na ação policial foram presas cinco pessoas, cinco motocicletas foram apreendidas, assim como duas armas de fogo (espingardas polveiras). Os infratores presos são suspeitos de terem cometidos os últimos assaltos ocorridos nas cidades de Mato Verde, Catuti, Monte Azul e Jaíba.

Na quinta-feira, dia 16, a Polícia Militar, através da equipe do 6º Pelotão sob o comando do tenente Regis em conjunto com a equipe da Polícia Civil, num total de 23 policiais, desencadearam uma operação policial no município de Gameleira. Várias pessoas e veículos foram abordados, duas pessoas foram presas, um revólver calibre 38 e cinco motocicletas com documentos irregulares apreendidas, dois veículos automóveis produto de furto recuperados.

“As operações vão continuar”. Palavras do comandante do setor de Monte Azul, tenente Regis.

 
MELHORES DO ANO EM MONTE AZUL/2008 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
18 de dezembro de 2008
MONTE AZUL -- A empresa C. A. REPRESENTAÇÕES E MARKETING PROPAGANDA realizou, dia 11 último, solenidade de entrega dos diplomas aos melhores do ano como empresas e profissionais liberais na cidade de Monte Azul, de acordo com pesquisa realizada este ano. Os homenageados receberam seus diplomas e foram brindados com um jantar no Restaurante Tertúlia naquela cidade. Confira as fotos na cobertura exclusiva do JORNAL DA SERRA GERAL, na galeria de fotos deste site.