Nova Porteirinha
Projeto Amanhã da Codevasf forma nova turma em Nova Porteirinha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
21 de agosto de 2010

Leia mais...NOVA PORTEIRINHA -- Com a conclusão de mais um curso de informática ocorrida na noite desta quinta-feira, dia 19, em Nova Porteirinha, a Codevasf acaba de colocar no mercado de trabalho da região da Serra Geral de Minas, mais 91 novos profissionais dessa área. Com mais essa turma de formandos, a Companhia, por intermédio do Projeto Amanhã, contabiliza o treinamento e capacitação de aproximadamente 600 jovens, em pouco mais de quatro anos de implantação de um Telecentro no município de Nova Porteirinha.

(NA FOTO: PREFEITO WILMAR; KÊNIA, DE BRASÍLIA E DIMAS RODRIGUES, SUPER DA CODEVASF)

Leia mais...
 
Seminário debaterá “bullying” nas escolas de Nova Porteirinha PDF Imprimir E-mail
Escrito por Oliveira Júnior   
17 de julho de 2010

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Secretaria de Educação do município de Nova Porteirinha realizará nesta semana o Seminário de Educação em que será abordada o Bullying, que é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Essa situação pode estar presente em todas as escolas do país.

Com o tema “Bullying em foco – e Se Fosse Com Você?”, o seminário ocorrerá na próxima terça-feira, dia 20, e na quarta-feira, dia 21, a partir de 8 horas, no auditório da Favag, nesta cidade. Bullying é o termo inglês que se refere ao verbo “ameaçar, intimidar”.

A secretária municipal de Educação de Nova Porteirinha, Simone Almeida, explica que a realização desse seminário tem como finalidade a conscientização, motivação e concessão de condições para que a comunidade escolar, a partir da adesão formal, implante o Programa Diga Não ao Bullying. Nesse seminário, cita a secretária, estarão presentes os diretores e educadores das escolas municipais de Nova Porteirinha e também professores de escolas estaduais e particulares de Nova Porteirinha, Janaúba e de outras comunidades, e também familiares de alunos. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa auto-estima e retraída tanto na escola quanto no lar. Simone Almeida ressalta que a proposta não elimina as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limite entre uma piada aceitável e uma agressão.

Durante o Seminário de Educação a ser realizado pela prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Educação, serão apresentadas sugestões de como identificar e coibir a bullying na comunidade escolar. Segundo a secretária, o educador poderá, através de redação, pesquisa e teatro, conscientizar os alunos sobre a bullying, que é definição universal para o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.

 
Perímetro de irrigação Gorutuba vai passar por ampla reforma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
29 de março de 2010
NOVA PORTEIRINHA -- O Perímetro de Irrigação Gorutuba irá passar por uma completa reforma estrutural, com a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para tubulação. Foi o que informou o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, ao retornar de Brasília/DF, onde esteve reunido com o presidente e diretores da Companhia. Durante o encontro, Anderson Chaves conseguiu a liberação de R$ 57,7 milhões para a execução dessas obras, que serão custeadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Leia mais...
 
Nova Porteirinha comemora seu 14º aniversário de emancipação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
22 de dezembro de 2009

Leia mais...NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, foi aniversário de emancipação político-administrativa do município de Nova Porteirinha, vizinho à Janaúba. Em 8 de outubro de 1982, lei no 8.285, o povoado de Nova Porteirinha ganha categoria de distrito do município de Porteirinha .

Nova Porteirinha fazia parte da fazenda “Gameleira” de propriedade de Bertholino José Serafim, o qual juntamente com seus filhos e genros Geraldo Dias dos Santos e Domingos Pereira dos Santos, “idealizaram” Nova Porteirinha. Em janeiro de 1969, foi planejado o primeiro loteamento e o estabelecimento dos primeiros moradores.


Leia mais...
 
Wilmar isenta moradores de multa e juros do IPTU PDF Imprimir E-mail
Escrito por Oliveira Júnior   
13 de novembro de 2009

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares, isentará os contribuintes do pagamento de multas e juros sobre o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana) dos exercícios financeiros anteriores a 2009. Com essa atitude do prefeito Wilmar, os moradores terão condições acessíveis de pagamento do tributo.

Ao conceder aos contribuintes o perdão dos juros e multas, o prefeito entende que a administração se sensibiliza com a situação dos moradores diante da atual conjuntura econômica pela qual o país passa. “Com essa isenção possibilitamos o incentivo aos contribuintes de efetuar a liquidação de seus débitos”, explicou Wilmar Soares ao acrescentar que a arrecadação dos tributos, caso do IPTU, resulta em investimento de obras e outros benefícios para a comunidade. O prefeito encaminhou a proposta à Câmara, onde, nesta semana, foi aprovada por unanimidade.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 37 - 45 de 108