Esqueceu sua senha?

Para quem você ergueria uma estátua? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcos Leal   
19 de outubro de 2009

Por Marcos Leal

Nesta quarta-feira passada, recebi um e-mail com o depoimento do Padre Fábio de Melo, contando a passagem da morte inesperada da sua irmã e o quanto ele sentiu, pois a amava demais e tantas coisas que ele queria dizer e não teve tempo. Tantos momentos que passaram juntos as vezes brigando e não pode ser aproveitado. Não espere o definitivo bater a sua porta, para demonstrar carinho e dizer como é grande o seu amor.

Eu tinha verdadeira adoração pelo meu irmão Reinaldo, mais conhecido por Rei, que morreu em 2006 e muito mais do que a sua própria morte, o que me causou mais dor foi o fato dele ter morrido de repente e eu não ter tido tempo de lhe dizer o quanto eu o admirava; brigava as vezes com ele rebatendo as suas idéias mirabolantes, mas no fundo era pura admiração e foram tantos momentos que passamos juntos desde a adolescência, que os seus ensinamentos com certeza, me tornaram uma pessoa muito melhor. Sei que poderia ter feito muito por ele em vida, mas não tive tempo de perceber, que era importante fazer antes da sua partida. Recentemente, realizei em seu lugar, o seu maior sonho, entrar na igreja levando sua única filha para se casar, foi um dos momentos mais inesquecíveis da minha vida, pois sabia e senti, que ele estava ao meu lado, ajudando a levar a sua filha ao altar para se casar, senti arrepios incontroláveis, mas sabia que não podia parar, pois aquela era a minha missão. Para ele, meu irmão, levantaria uma estátua.

E você...Para quem ergueria uma estátua em praça pública. Primeiro vamos pensar EM TERMOS MUNDIAIS: Para o Papa? pela profissão da fé, do controle infinito do cristianismo? Para Barack Obama, que humanizou a superpotência  americana? Para um desportista, como Usan Bolt, Kaká, Airton Senna ou Roger Federer? Ou para um líder espirituoso, como Dalai Lama, Ghandi ou Jesus Cristo.

EM TERMOS DE BRASIL: Para Pedro Álvares Cabral, que descobriu todas essas terras e deixou os portugueses nos colonizar? ou para D. Pedro I, pelo grito, que depois descobriram, que não foi bem um grito da independência? Ou para Pedro, o Collor, que desatou a falar e colocou merda no ventilador da própria família? Para Pelé, que dando opiniões pelo microfone, era  bom com a bola nos pés ou Para Itamar? que diz ser o pai do real, que acabou com a inflação e de quebra com o nosso sossego?

Talvez você erguesse uma estátua para Fernandinho Beira Mar, somente com o intuito de protestar? ou para alguns políticos, que são iguais as fraldas, que precisam ser trocadas de tempos em tempos, pelo mesmo motivo? ou quem sabe para Lula, pela irreverência de vencer os poderosos e governar um Brasil dos pobres e um Brasil das elites do mesmo jeito.

EM TERMOS DE MINAS: Para Tiradentes que bancou a inconfidência mineira e começou uma revolução, mesmo sem saber e sem a cabeça, que tinha sido esquartejada? Para Juscelino, que saiu de Minas para criar um novo Brasil? Para Tancredo neves, que vestiu a camisa da tolerância, levou Minas até a escada do poder e não assumiu? Para Aécio Neves, que avançou com Minas e pode levar Minas de volta ao poder no Brasil?

EM TERMOS DE JANAÚBA: para quem você ergueria uma estátua? Para os índios Tapuias ou para os negros quilombolas, seus primeiros habitantes? Para Antonio Catulé, que ergueu o povoado Gameleira? para o Dr. Rockert, engenheiro da rede ferroviária que escreveu seu nome na história e batizou Janaúba? ou para a Gorutubana que tem seu busto constantemente desrespeitado? para o Sr. Vivi, por tantos mandatos importantes? Para Elbe Brandão, nossa eterna deputada, por tantos feitos, por seu pai? ou Para Ivonei, que colocou Janaúba nos trilhos do século 21? ou para Zé Benedito, o atual prefeito, que mesmo injustiçado, ainda mantém seu status de o mais popular prefeito de todos os tempos?

Para quem você ergueria uma estátua? Faça essa analise também em sua vida e não deixe o tempo passar e junto com ele, as suas escolhas e as suas homenagens. Se quiser dar a sua opinião sobre o seu escolhido, envie suas sugestões para essa coluna ou pelos e-mail´s: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , quem sabe a sua opinião não estará aqui na próxima semana.

 
< Anterior   Próximo >