ArtBanners1



Garrafa Pet será fonte de renda para mulheres de Jaíba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
11 de dezembro de 2009

JAÍBA -- Na última quinta-feira, dia 10, pelo menos 25 mulheres, na sua maioria donas de casa, receberam um certificado de conclusão do curso de aproveitamento do PET. Por mais de 120 horas, elas aprenderam a transformar uma simples garrafa de refrigerante em belíssimas bijuterias e acessórios, que encantaram a todos.

A oportunidade surgiu graças ao trabalho da Secretaria de Promoção Social e o CRAS, que conseguiram junto ao governo estadual que Jaíba fosse contemplada com o Programa Usina do Trabalho, que tem como objetivo a inclusão social e produtiva de pessoas no mercado de trabalho, principalmente aqueles em situação mais vulnerável.

Durante 22 dias, a professora Hixileny Martins da Silva, de Belo Horizonte, ensinou diversas técnicas para as alunas, muitas inclusive, desenvolvidas por ela, depois de muitas experiências e pesquisas. “As mulheres daqui têm potencial, são dedicadas e tenho certeza que vão dar seqüência ao que aprenderam”, disse Hixileny. A professora foi homenageada pelas alunas e agradeceu a acolhida no município.

A garrafa pet é um grande poluidor e pode se tornar fonte de renda e a oportunidade para mudar de vida. Foi nesta perspectiva que Maria Inês, de 56 anos, não pensou duas vezes e garantiu sua vaga no curso. “Fomos agraciadas com este trabalho que eu nunca tinha feito. É um ponto de partida para muitas idéias, uma nova alternativa”, disse entusiasmada, disposta a colocar em prática tudo que aprendeu.

Na solenidade de entrega dos certificados, o prefeito Sildete Rodrigues de Araújo (Detim) falou da importância de associar o interesse financeiro com interesse sócio-ambiental: “assim trabalhamos duas vertentes, a geração de renda e a proteção ao meio ambiente”, disse Detim, interessado em levar cursos como este também para a zona rural. “Vamos trabalhar para que no próximo ano projetos como este cheguem até as famílias mais distantes”, completou o prefeito.
Através do Projeto Reciclando oportunidades, o CRAS de Jaíba tem atendido a diversas famílias, principalmente aquelas beneficiárias dos programas do Governo Federal.

 
< Anterior   Próximo >
Banners