Porteirinha lança Saúde no Campo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
08 de março de 2012

 

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) -- Levar mais qualidade de vida para as famílias rurais. Este é o foco do programa Saúde no Campo que acaba de ser lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porteirinha. O programa percorrerá as comunidades e distritos, ampliando o acesso do homem do campo às ações de promoção do bem-estar. As atividades consistem em atendimento médico, de enfermagem, vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia capilar e cuidados dispensados, de forma especial, aos hipertensos, diabéticos e gestantes. O trabalho tem ainda um caráter educativo e de conscientização para que a população adote hábitos saudáveis e preventivos que são fundamentais para se evitar muitas doenças.

A primeira edição do programa está começando pela Mumbuca, localizada a 15 quilômetros da sede do município. Neste primeiro sábado de março, será montada na referida localidade a estrutura de atendimento para prestação de serviços na área da saúde. Serão realizadas em torno de 90 consultas médicas. A população vai receber a equipe da Secretaria de Saúde que atenderá desde crianças, a jovens, adultos e idosos, levando também orientações. A cerimônia oficial de lançamento, prevista para iniciar às 18 horas, terá a participação de várias autoridades. Entre elas, a secretária de Saúde, Lara Jamille que fará a apresentação geral do projeto que promete melhorar as condições de vida de pequenos produtores rurais e de suas famílias.

O projeto, segundo Jamille, faz parte das estratégias do novo modelo de gestão na saúde, que visa, sobretudo, fortalecer a Atenção Básica no município. As unidades do Programa Saúde da Família terão papel fundamental no desenvolvimento das atividades. "A expectativa é levar assistência e ações preventivas para mais perto do homem do campo", salienta a secretária.

 
< Anterior   Próximo >