Coleta Seletiva de lixo é realidade em Catuti PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
07 de maio de 2012

CATUTI (Elen Valéria de Sá) -- Foi realizada na quarta-feira 18 de março, no município de Catuti, a implantação da "Coleta Seletiva de Lixo", dentro do Projeto "Reciclando Oportunidades". O evento foi realizado pela prefeitura, administração "Construindo Resultados" e organizado pelo Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente), sob a direção do presidente, Robson Freitas. O evento contou com a participação da Escola Municipal Guilhermino José Pereira e Estadual José Barbosa de Souza e participação efetiva da comunidade em geral. Os alunos fizeram manifesto pelas ruas da cidade divulgando o referido projeto e convidando a população para participar. A passeata finalizou na Praça Bom Jesus com a implantação do Programa da "Coleta Seletiva de Lixo".

O movimento foi realizado através do importante apoio das Secretarias Municipais de Educação, Social e Saúde e contou com as imprescindíveis presenças do prefeito, Hélio Pinheiro; do vice-prefeito, Divaldo Alves; secretários municipais e de Rosélia Ferreira, técnica social do Projeto Reciclando Oportunidades -- Reciclanorte, que abrange 11 municípios no Norte de Minas, sendo Catuti um deles.

Foi ministrada importante palestra por Leda Costa, representante do Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) que tem como objetivo realizar trabalhos a serem desenvolvidos no município de Catuti de forma sustentável, além de assistência técnica para a constituição de novas redes de comercialização de recicláveis e fortalecimento das redes em funcionamento em Minas Gerais, incluindo avaliações de resultados, revisão de planejamento e reforço da mobilização social.

Participaram do evento também, famílias capacitadas para fazer a separação do material reciclável. Na concentração na Praça Bom Jesus houve apresentações artísticas feitas pelos alunos das Escolas Municipal e Estadual, além de shows com os palhaços da "Coleta Seletiva".

O presidente do Codema local salienta que o Conselho está ativo e Catuti vem atuando para o melhoramento das questões ambientais evitando a poluição do Meio Ambiente. Robson acrescenta que está trabalhando com uma equipe capacitada para atuar na correta coleta seletiva do lixo, encaminhando para o lugar adequado, trabalhando com reciclagem e com a limpeza constante da cidade, além do importante trabalho de conscientização ambiental realizados nas Escolas com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O prefeito Hélio Pinheiro, satisfeito com a iniciativa, salientou que a cidade cresce e desenvolve quando pessoas atuam em prol desse desenvolvimento sustentável, uma vez que a capacitação de pessoal para trabalhar com as questões de preservação do meio ambiente é de sua importância para que a população catutiense se conscientize e contribua para a não degradação ambiental.

 
< Anterior   Próximo >