O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
COLUNA FATOS & PAUTAS 31-01-2015 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
31 de janeiro de 2015
BARRAGEM MAIS SECA -- 4,25 metros mais seca. Essa era a situação do volume de água da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, nessa quinta-feira, dia 29, numa comparação ao dia 29 de janeiro do ano passado. Somente neste mês o nível de água na represa reduziu em 60 centímetros contra a redução de apenas cinco centímetros um ano atrás. Triste realidade, pois enquanto mais afasta do nível de transbordamento, faltando 10,95 metros, a barragem formada pelo rio Gorutuba reaproxima do ponto crítico, fato esse ocorrido em outubro de 2013, sendo necessário o bombeamento de água para a irrigação e até para o consumo da população. Para isso acontecer basta que haja a diminuição de mais 2,85 metros do volume de água da represa gorutubana que, hoje, está com 20% da sua capacidade.
 
1ª VISITA DO GOVERNADOR AO NORTE DE MINAS -- O governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel (PT), deverá ir à Montes Claros na próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro, marcando, assim, a primeira visita do governador ao Norte de Minas. Fernando Pimentel virá cumprir três compromissos oficiais: Dar posse ao deputado estadual Paulo Guedes (PT) no comando da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), posse ao deputado estadual Tadeuzinho (PMDB) no comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), e ainda acompanhar a posse do prefeito de Capitão Enéas, César Emílio (PT), na presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
 
LARA BUSCA APOIO PARA A SAÚDE DE JANAÚBA -- A secretária de Saúde do município de Janaúba, Lara Jamille Silveira, participou na semana passada de reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), em Montes Claros, ocasião em que foi elaborado um relatório com as demandas e as possíveis soluções na área de saúde do município janaubense. Jurandi Alencar, diretor da Fundação Hospitalar de Janaúba, mantenedora do Hospital Regional, também participou dessa reunião onde foi focalizado o objetivo em ampliar a capacidade de atendimento à população na atenção primária em saúde, nos exames e consultas especializadas e no atendimento hospitalar.
 
HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA -- Por falar em atendimento hospitalar, vale destacar a dinâmica de trabalho que é desenvolvida pela direção e funcionários do Hospital Regional de Janaúba. Sob a direção do administrador Jurandi Alencar, o hospital avançou positivo em relação à situação crítica de anos atrás. Há meses os funcionários do Regional recebem o pagamento salarial em dia, no início do mês. Em dezembro foi liberado o 13º salário do pessoal. Jurandi informou ao autor desta coluna que em meados de fevereiro entrará em funcionamento no hospital o tomógrafo, pois já está sendo concluída a capacitação dos funcionários que atuarão na área de tomografia.
 
ADEUS ZEFINHA, MINHA VIZINHA -- O falecimento de Josefa de Oliveira, a Zefinha, nos entristece. Conheci Zefinha. Aliás, a Zefinha é quem mais me conheceu, afinal fomos vizinhos desde quando nasci. Até pelo sobrenome tínhamos uma afinidade e algumas pessoas até imaginavam que éramos parentes. Filha dos saudosos João de Deus e Antônia (dona Tonha), Zefinha mantinha a sua residência um local acolhedor. Não somente os vizinhos, mas os amigos daqui e de outros locais frequentemente compareciam ao local para confraternização e longos e bons bate papos. Costureira de longa data, Zefinha tinha um jeito rigoroso, mas quem a conhecia sabia da sua flexibilidade em acolher as pessoas. Um dos passatempos de Zefinha era o jogo de baralho. Horas e horas de concentração na partida o que, por si só, assegurava boas e adoráveis companhias. A amizade, a afeição, a vizinhança, enfim, vão ficar na memória. Apesar de alguns tempos para cá eu ter deixado de ser vizinho, a Zefinha juntamente com a sua família faz parte da nossa vida. É difícil dizer ou relembrar fatos da rua Dom Pedro II sem mencionar Zefinha, Lia de Deus e família. Essa partida eterna de Zefinha, na segunda-feira, dia 26 de janeiro, nos proporciona um momento triste, mas temos que agradecer pela afeição e convivência e ainda pelo aprendizado nos transferidos por quem esteve por 90 anos cumprindo a sua missão aqui. Valeu Zefinha.

TIANA DE SÁ ROSA NOS DÁ ADEUS -- Quem também nos deixou nesse dia 26 de janeiro foi Sebastiana Mota Barbosa, a Tiana de Sá Rosa. A sua família foi vizinha da minha família por muito bem. 
 
< Anterior   Próximo >