O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Coluna Fatos & Pautas 02.05.2015 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
03 de maio de 2015
QUILOMBOLAS DO GORUTUBA -- Uma comitiva de quilombolas e lideranças da região do distrito de Vila Nova dos Poções, município de Janaúba, segue nesta terça-feira, dia 5 de maio, para Pirapora onde acontecerá a oficina setorial de povos indígenas e comunidades tradicionais. O vereador João da Ambulância, liderança do distrito de Vila Nova, e o produtor rural Paulinho (da Vila) Brito coordenarão a comitiva nessa reunião que é organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Em pauta estará o debate acerca do plano de recursos hídricos, principalmente na área do rio Gorutuba, e medidas de incentivo às comunidades quilombolas.

MENOS EMPREGO EM MARÇO -- O mês de março não foi nada bom para o mercado de trabalho em Janaúba. No terceiro mês do ano teve mais demissões do que empregos. Pelo menos 284 trabalhadores foram admitidos contra 316 demissões, com o saldo negativo de 32 empregos. A área de serviços foi a única que gerou posto de trabalho, pois houve a admissão de 121 trabalhadores e o desligamento de 50. No comércio, os lojistas admitiram 76 funcionários e dispensaram 85 comerciários. A construção civil registrou a contratação de 5 pessoas janaubenses e demitiu 12 operários. Na agropecuária, foram 24 admissões e 103 contratações.

LEITURISTAS EM ALTA -- No mês de março deste ano o cargo de leiturista foi o que mais ofereceu oportunidade de emprego em Janaúba. No terceiro mês deste ano ocorreram a contratação de 53 leituristas, seguido por comerciário (23), auxiliar de escritório (11), trabalhador em agropecuária (10), faixineira (7), motorista de caminhão (7) e professor de administração (7).

FUTEBOL NO PARQUE -- Neste sábado, dia 2 de maio, a partir das 16h, no parque de exposições de Janaúba, terá início à fase semifinal da 1ª Copa Sindicato Rural de Janaúba de Futebol. O time do Nova Esperança enfrentará o Cerâmica, enquanto que o Padre Eustáquio decidirá a vaga para a final diante do time do Dente Grande. A entrada no parque para essas partidas será de graça. Os classificados estarão na final.No último fim de semana, o Padre Eustáquio se classificou ao derrotar o Barreiro da Raiz por 1 a 0. Já o Cerâmica avançou na competição com a vitória de 5 a 4 nos pênaltis diante do Bragantino, após o empate sem gols no tempo normal.

BARRAGEM -- 20 centímetros de água a menos. Isso foi registrado na barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, no mês de abril. Um ano atrás a redução teria sido a mesma. No entanto, nessa quarta-feira, dia 29 de abril, o nível de água na represa formada pelo rio Gorutuba estava 4,15 metros mais baixo em relação à mesma data em 2014. Já são 11,70 metros inferiores ao ponto de transbordamento e, o que é pior, faltam apenas 2,10 metros para nível de água da barragem chegar ao ponto mais baixo de captação normal. A previsão é de que em julho próximo seja acionado o sistema de bombeamento.

ELEIÇÕES 2016 -- No próximo ano terá eleição para a Prefeitura de Nova Porteirinha. O atual prefeito, Raul Alves, não diz se tentará a reeleição, caso positivo, seria a 6ª candidatura seguida dele no município. Raul foi vice-prefeito por duas vezes seguidas e perdeu duas eleições seguidas para prefeito. Quem também poderá enfrentar a 6ª candidatura é a atual vice-prefeita Marilza Mendes. Vereadora por três mandatos, Marilza está no segundo mandato seguido de vice-prefeita. E aí é que está a incerteza sobre o futuro dos dois. Pela lei, Marilza não poderá ser novamente candidata a vice-prefeita, ou tenta ser prefeita ou então dará uma pausa na política.

 ELEIÇÕES 2016 II -- Em 2012 a eleição em Nova Porteirinha teve duas mulheres disputando a função de vice-prefeita: a então vereadora Maria Antônia (Tonha) Lima e Marilza. Para o ano que vem existe a possibilidade da participação feminina na sucessão municipal. Marilza poderá ser candidata ou não a prefeita. A ex-primeira-dama Solange Almeida é cotada para uma provável candidatura a prefeita ou a vice, de Nova Porteirinha. Ela tenta ocupar o espaço do marido, o ex-prefeito Wilmar Soares. O empresário e produtor rural Juraci Jácome é outro nome apontado para a sucessão municipal, podendo ser candidato a prefeito ou a vice. O ex-prefeito José Mendes Neto (da Farmácia) também se encontra à disposição para a eleição de 2016.
 
< Anterior   Próximo >