O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Consórcio União da Serra Geral expande as feiras da agricultura familiar na região PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
06 de agosto de 2017
Image Image
NOVA PORTEIRINHA -- Centavo por centavo sendo aplicado e ainda tendo a sobra de recurso. Esse é o resultado da atual gestão do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) diante da implantação da Feira Livre da Agricultura Familiar. O investimento inicial é de R$ 425 mil e a prioridade foi adquirir material produzido na própria região.
 
O presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, disse no domingo, dia 30 de julho, que dos 16 municípios que compõem essa região 14 estão inclusos no projeto. Os outros dois estão em face de serem agregados. Foram disponibilizadas 250 barracas, média de 18 a 20 unidades para cada localidade. Essas barracas foram confeccionadas por empreendedor de Porteirinha.
 
A atual diretoria do Consórcio adquiriu as unidades e ainda houve sobra de dinheiro a qual, caso haja consentimento da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, será aplicada na ampliação do projeto. “Estamos prestando contas e na nossa gestão cada centavo recebido será aplicado em favor do fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Juracy Fagundes que pediu apoio ao deputado federal José Silva, um dos incentivadores da feira livre quando então presidia a Emater-MG.
 
Com a presença do deputado Zé Silva prestigiando a Feira da Agricultura Familiar de Nova Porteirinha e a solenidade em que foi oficializado o repasse das barracas aos municípios, o presidente do Consórcio União da Serra Geral reivindicou, via emenda parlamentar, a criação e instalação de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar a ser implantado em Nova Porteirinha e direcionado aos pequenos produtores da região da Serra Geral de Minas.
 
O Delegado Federal Ronaldo Lima Rodrigues, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, também prestigiou o ato de repasse das barracas e elogiou a gestão da diretoria do consórcio no comprometimento aos recursos públicos e se prontificou a viabilizar os pleitos dos agricultores.
 
“Fico cada vez mais encantado especialmente no momento de crise que o Brasil está passando que os projetos mais simples são aqueles que unem as pessoas", declarou o deputado Zé Silva numa referência à atitude do prefeito de Nova Porteirinha e da diretoria Consórcio União da Serra Geral ao desenvolver projeto simples que sinaliza como a superação do país nessa turbulência financeira e política administrativa.
 
Para o deputado federal e ex-presidente da Emater-MG, na feira é possível vivenciar o encontro fraterno onde os agricultores colocam todo o seu trabalho e a sua esperança vendendo a sua produção. "Ele volta para a propriedade feliz porque vendeu o seu produto e vai cuidar da sua família", comentou Zé Silva ao comemorar que mais de 400 municípios mineiros estão inseridos no projeto de feira livre.
 
MUNICÍPIOS -- Já foram inauguradas as Feiras Livres com o recebimento das devidas barracas, as cidades de Jaíba, Verdelândia, Matias Cardoso, Mato Verde, além é claro de Janaúba e Nova Porteirinha. Porém, todos os municípios ainda serão beneficiados com esta proposta do Consórcio União da Serra Geral, através da atual administração.
 
< Anterior   Próximo >