O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Consórcio União da Serra Geral consegue recursos para equipar o SIM em toda a região PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
05 de agosto de 2019

A implantação do S.I.M. (Serviço de Inspeção Sanitária Municipal), está se consolidando a nível regional, através de ações do Consórcio União da Serra Geral (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região da Serra Geral de Minas).

O serviço serve para controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Cada município da região está empenhado na implantação de seus escritórios locais e na efetivação dos serviços. O Consórcio trabalha no sentido de regionalizar esta proposta.

Para tanto, desde 2015 vem traçando metas e implantando ações neste sentido. E, desde o início deste ano já funciona na sede do Consórcio União da Serra Geral, um escritório regional, visando a organização do Serviço de Inspeção Sanitária Regional Consorciado. Um técnico foi contratado e um veículo zero quilômetros adquirido com recursos próprios, para dar suporte aos trabalhos que se iniciam. O escritório dará suporte a toda região da Serra Geral de Minas

    Os prefeitos já se inteiraram desta proposta, se manifestaram positivamente e a idéia já começa a surtir o efeito desejado.

Um ponto primordial para que esta ideia saia do papel e que os prefeitos filiados ao Consórcio colocaram em prática foi a aprovação da criação das coordenadorias regionais no Organograma do Consórcio. Entre estas, as Coordenadoria de Inspeção Sanitária, Defesa Civil, Meio Ambiente e Urbanismo e Cultura, para assim consolidar e dar legitimidade ao trabalho que se pretende ser desenvolvido.

E agora, esta semana, mais um importante e decisivo passo para esta implantação foi dado e uma grande conquista vai chegar para a viabilização do projeto de implantação do serviço de inspeção sanitária regional.

De acordo com o superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo Barbosa, através de um projeto cuidadosamente trabalhado e encaminhado para o Fundo Estadual Defesa do Consumidor (PROCOM/MPMG) e devidamente aprovado com disponibilização de recursos, serão adquiridos equipamentos para os escritórios do SIM dos 15 municípios consorciados que aderirem à proposta.

Para o atual presidente do Consórcio União da Serra Geral, o prefeito de Pai Pedro, Eujácio Rodrigues, o SIMC (Serviço de Inspeção Municipal Consorciado) será de suma importância para a região, pois irá ajudar aos pequenos produtores desenvolverem as suas agroindústrias de pequeno/médio portes nos municípios consorciados que aderirem a este projeto. Ele frisa, que o “trabalho será voltado para o desenvolvimento econômico regional sustentável na forma de gestão associada aos municípios, para o desenvolvimento de políticas públicas comuns”, destaca o presidente Eujácio Rodrigues.

 

 
Próximo >