SUCESSO! 13ª Festa Nacional da Banana supera todas as expectativas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
30 de abril de 2007
ImageJAÍBA -- Encerrou, na madrugada desta segunda-feira, dia 30, a 13ª Festa Nacional da Banana. O evento, que teve início na quinta-feira, dia 26, foi marcado por shows artísticos com cantores e bandas de renome nacional, uma vasta programação cultural e palestras voltadas para a produção do fruto, um dos principais geradores de renda na região.
Milhares de pessoas vindas de todas as partes do Estado e do país lotaram os hotéis e pensões do município, aquecendo, sobremaneira, a economia local. Os artesãos jaibenses aproveitaram a festa para apresentar seus trabalhos, elaborados a partir da fibra de bananeira.

Por muitos anos, a bananicultura foi o carro-chefe da movimentação econômica daquela região, mas nos últimos anos, no entanto, essa realidade tem mudado.

Conforme dados da Emater, o município de Jaíba, onde está localizado um dos maiores projetos de irrigação da América Latina, possui uma área plantada de dois mil hectares de banana e produz cerca de 30 toneladas por hectare a cada mês. A média anual da produção chega a 720 toneladas. Daí, a identidade com a fruta.

FESTA -- Um dos temas relacionados à festa e que ganha projeção a cada ano é a fibra da bananeira, já utilizada para fabricação de tecido. Esse trabalho é tema de um projeto piloto, ainda em gestação, segundo a coordenadora estadual de Artesanato da Emater -MG, Cléa Venina.

Conforme informa a prefeitura jaibense, nesse primeiro momento, os artesãos vão produzir bolsas, mochilas, tapetes, baús, flores e até mesmo biquínis com a fibra da banana, que serão comercializados no espaço batizado como Bananarte.

Ao final da festa, houve um desfile com participação dos próprios artesãos, onde foram apresentadas roupas e peças feitas em crochê, com linha de fibra de bananeira. De fato, essa é uma grande alternativa para a ocupação e geração de renda no meio rural", conclui a coordenadora Cléa Venina. (Ascom Emater e prefeitura de Jaíba)

 
< Anterior   Próximo >