UniãoGeral reúne prefeitos em Monte Azul PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Lucas   
07 de outubro de 2007
MONTE AZUL -- Dentro da programação da 10ª Exposição Agropecuária de Monte Azul e das comemorações dos 120 anos de emancipação do município, o Consórcio de prefeituras, UniãoGeral reuniu os prefeitos das 16 cidades que o compõe para mais uma reunião ordinária e itinerante, marca deste Consórcio, que visa na descentralização das suas ações o seu grande diferencial, no município.

De acordo com Horácio Cristo Barbosa, secretário-executivo do UniãoGeral, diversos assuntos foram abordaos na referida reunião, com destaque para os que tratam da proposta de uma empresa de Goiânia, Goiás, em instalar na microrregião da Serra Geral de Minas uma usina de reciclagem de lixo. A idéia da empresa, seria organizar os municípios, através do Consórcio e implantar uma usina numa das cidades da microrregião para atender toda a demanda microrregional. O assunto foi colocado em pauta para apreciação dos prefeitos e seus representantes.

Outro assunto em pauta foi a apresentação de um projeto para formação profissionalizante de jovens desta parte do Estado, em parceria com a Favag, Faculdade Vale do Gorutuba, em Nova Porteirinha.

Também o algodão transgênico fora debatido pelo prefeito de Catuti, José Barbosa Filho, o Zinga.

PCPR -- Durante os festejos de aniversário de Monte Azul, foram assinados convênios do PCPR (Projeto de Combate à Pobreza Rural. Ao todo, mais R$1,3 milhões foram destinados ao Norte de Minas. No Parque de Exposições Tremedal, foram assinados 31 convênios do projeto, que vão beneficiar 1.860 famílias de 10 municípios da microrregião da Serra Geral de Minas: Catuti, Gameleiras, Jaíba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Riacho dos Machados e Verdelândia. Ao todo, serão 17 subprojetos produtivos, 6 sociais e 8 de infra-estrutura.

O PCPR/MG é fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o Banco Mundial e está sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas – Sedvan e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene. Seu objetivo é a redução da pobreza e a melhoria da renda e da qualidade de vida da população rural por meio do financiamento de subprojetos comunitários, não reembolsáveis, de natureza produtiva, social e de infra-estrutura básica, observados os critérios técnicos e econômicos de sustentabilidade e de preservação ambiental.

 
< Anterior   Próximo >