ArtBanners1



O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Aumento de casos de Covid-19 em Janaúba preocupa população
24 de maio de 2020

Em apenas um dia o número de pessoas infectadas pela Covid-19 em Janaúba aumentou em 26,6%, passando para 19, segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira, dia 22. Na quinta, dia 21, eram 15 casos registrados. E, nos últimos oito dias, o número quase que quadruplicou.

Desses 19 casos confirmados via laboratório para a Covid-19, em Janaúba, 6 pessoas já apresentaram melhora no quadro clínico e 13 moradores se encontram em isolamento domiciliar sendo monitorados pelo sistema de saúde.

Oito dias atrás a situação era de apenas 5 casos confirmados, com as cinco pessoas sem manifestar mais os sintomas do novo coronavírus. Isso implica em dizer que os casos confirmados aumentaram em 280% no intervalo de oito dias.

A preocupação fica evidenciada diante do aumento dos casos nos últimos quatro dias. De terça-feira, dia 19, para quarta-feira os casos confirmados passaram de 7 para 10. Entre quarta-feira e quinta-feira, dia 21, subiram de 10 para 15, média de um novo caso a cada cinco horas. Já, de quinta para sexta-feira, dia 22, os casos confirmados para o novo coronavírus em Janaúba pularam de 15 para 19, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Janaúba às 19h55 daquela sexta-feira.

No referido boletim, o município de Janaúba contabiliza 292 notificações em relação ao enfrentamento da Covid-19, sendo que dessas notificações 207 (ontem eram 204) foram consideradas com síndrome gripal inespecífica, ou seja, sem investigação específica para a Covid-19. Com relação as 88 notificações restantes, o sistema municipal de saúde informa que 41 estão em investigação, sendo 39 em isolamento domiciliar e 2 em isolamento hospitalar e aguardando resultado do exames.

 
APENAS MINHA OPINIÃO
10 de abril de 2020

Claro que devemos cumprir as determinações impostas por esta Pandemia. Ou seja, nos cuidarmos. Não sair de casa é uma delas. Segundo os especialistas, não saindo de casa evitaríamos as aglomerações de pessoas e assim, dificultaríamos as contaminações com esse famigerado Corona Vírus. Ok. Tudo bem....

Porém, o que se vê pelas ruas, além do comércio, tristemente fechado, são as aglomerações de pessoas. Seja pelas ruas andando, seja nas filas intermináveis nas portas de bancos e casas lotéricas. E onde fica a prevenção?

Hoje mesmo, pela manhá, ao ir ao supermercado encopntrei uma enorme fila na porta para entrar. Todos aglomerados sem respeitar o limite de pelo menos um metro e meio de distância. Daí entramos, e mais aglomerações pelos corredores...Daí compramos o que precisávamos e, novamente uma interminável fila no caixa para pagar e, mais uma vez sem respeito ao limite de distância.

Ou seja, a população não está levando a sério as determinações e, quem determina não está fiscalizando para saber se está valendo a pena tais medidas...

Em dias comuns, sem a Pandemia em voga, nunca, eu disse nunca, encontrei fila para entrar em um supermercado e, as filas nos caixas até que haviam algumas, mas não do tamanho das atuais. E não haviam aglomerações.

Será que não seria a hora de se repensar as determinações, aliando-as com uma fiscalização, pois, por mais que pedimos a conscientização das pessoas pelo mal que se apresenta na atualidade, sabemos que o ser humano é assim mesmo: Farinha pouca, meu pirão primeiro.

#ficaadica 

 

 
Prefeitura notifica 99 casos de Coronavírus em Janaúba
08 de abril de 2020
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Janaúba divulgou, nesta quarta-feira, 8 de Abril, mais um boletim epidemiológico da COVID-19. Em nosso município, foram notificados 99 casos, sendo 88 suspeitos, 9 casos descartados laboratoriais e 2 casos CONFIRMADOS laboratoriais.

Até momento foram realizadas 18 coletas de amostras para exames do COVID-19, no município de Janaúba. Foram liberados 11 resultados e 07 estão em análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIO LABORATORIAL

• Caso Confirmado – 1 Paciente, sexo feminino, encontra-se na faixa etária de 20-59 anos, teve contato com suspeito de COVID-19 em viagem para São Paulo. Exame realizado em 20.03.2020.

• Caso Confirmado – 2 Paciente, sexo masculino, encontra-se na faixa etária de 20-59 anos, com histórico de viagem para Londres. Exame realizado em 20.03.2020.

Ressaltamos que ambos pacientes encontram-se bem, com melhora do quadro clínico e CURADOS; conforme Atualização técnica do protocolo de infecção humana pelo sars-cov-2 n° 02/2020 – 23/03/2020 que define critério de cura.

Caso curado da doença pelo coronavírus 2019 (covid-19)

Diante das últimas evidências compartilhadas pela OMS e países afetados, o Ministério da Saúde define que são curados:

- Casos em isolamento domiciliar: casos confirmados que passaram por 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas E que estão assintomáticos.
- Casos em internação hospitalar: diante da avaliação médica. Observação: a liberação do paciente deve ser definida de acordo com a equipe de saúde responsável.

Segundo o Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA) da SMS Janaúba, 63 casos notificados são da faixa etária de 20 a 59 anos, 15 casos estão na faixa de 05 a 19 anos. O público acima dos 60 anos e os menores de 04 anos possuem, respectivamente, onze e dez casos notificados cada. 

A incidência no público masculino é de 52%, o público feminino com casos notificados da COVID-19 respondem a 48%.

O bairro foi onde houver a maior incidência de notificados/suspeitos no município, 10 no total. Na sequência, vem o Santo Antônio, com 9 casos. O bairro Dente Grande possui 8 casos notificados, os bairros Centro, Dona Lindú e o distrito de Quem-Quem têm 7 casos registrados, cada. Na sequência, vem o bairro Gameleira, com 6 casos notificados. Logo após, com 5 casos notificados, está o Residencial Dona Lindú e o bairro Centro. A SMS registrou 4 casos nos bairros São Gonçalo e Saudade. Além do distrito de Vila Nova dos Poções, outros seis bairros possuem 3 casos notificados, são eles: Padre Eustáquio, Nova Esperança, Isaías Pereira, São Lucas, Planalto e Jardim das Acácias. Os bairros Ribeirão do Ouro, Boa Vista, Barbosa e Veredas possuem, até o momento, 2 casos notificados. 1 caso foi registrado nos bairros Rio Novo, Esplanada, Planalto 1, Santa Cruz, COHAB e Jacarezinho, no distrito de Barreiro da Raiz e na comunidade Monte Alto.

É importante destacar que, partir da data de 23/03/2020, com base no Protocolo de Infecção Humana pelo SARS - COV-2 – Nº 02/2020 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a indicação para coleta de amostras de exames do coronavírus serão somente para os casos considerados GRAVES e ÓBITOS. NÃO existe até o momento, casos GRAVES suspeitos de COVID-19 no município de Janaúba. Esse resultado alcançado se dá devido a efetividade dos trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e estratégias executadas como o distanciamento/isolamento social. Não vamos perder o FOCO, que é a PRESERVAÇÃO DA VIDA.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Banners