O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Consórcio de prefeituras transporta cerca de 100 mil pessoas por ano
08 de agosto de 2014
JANAÚBA -- O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Serra Geral (União Geral), entidade criada em 2003 pelos 16 municípios do Território Serra Geral de Minas, transportou 99.814 pessoas em 2013 para tratamentos de saúde nas cidades de Janaúba e Montes Claros, através do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), operado em regime de cooperação com as prefeituras e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
 
O Sistema de Transporte em Saúde (SETS) foi instituído em setembro de 2009 pela Resolução SES 2024, tendo como finalidade o transporte de pacientes para realização de procedimentos eletivos previamente agendados em municípios de referência, de pacientes crônicos (oncologia e hemodiálise), incluindo o transporte de material biológico e de profissionais em atividades estratégicas. Por esse sistema de parcerias o governo estadual fez a doação dos ônibus e definiu as rotas de atendimento, os municípios cedem servidores públicos e repassam recursos para as despesas de manutenção da frota e o Consórcio administra o serviço.
 
São membros do União Geral os municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia, atendidos pelo serviço, exceto Manga e Nova Porteirinha, através de 14 ônibus de 26 lugares, que transportam pessoas para exames, consultas e tratamentos diversos.
 
Tudo começa no agendamento, feito em cada município, por um servidor público da Secretaria de Saúde, que marca em um mapa de viagem a poltrona a ser ocupada pelo paciente e pelo acompanhante, se for o caso. No sistema, mantido em rede com o Consórcio e a Secretaria de Saúde em Belo Horizonte, são lançados os dados do atendimento programado, incluindo o prestador do serviço, local e código SUS do procedimento, para efeito de monitoramento e geração de relatórios. 
 
No ano passado o Sistema de Transporte em Saúde realizou 2.373 viagens de ida e volta, com taxa média de ocupação de 79%. Em 2014, até o final de março, já foram realizadas 574 viagens e transportadas 23.825 pessoas, média mensal de 7.941 pacientes atendidos pelo serviço. Alguns municípios utilizam o sistema para transporte exclusivo para Montes Claros, exemplos de Riacho dos Machados, Porteirinha e Janaúba. Outros alternam viagens para Janaúba nas terças e quintas, transportando para Montes Claros nos demais dias, como Gameleiras, Jaíba, Matias Cardoso e Serranópolis de Minas, dentre outros.
 
Prefeitura de Janaúba convoca servidores aprovados em concurso público para a posse
08 de agosto de 2014
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Teve início nessa quinta-feira, dia 31 de julho, o envio aos Correios pela prefeitura de Janaúba da convocação dos aprovados no concurso público ocorrido no ano passado. O secretário municipal de Administração, Finanças e Recursos Humanos, José Maria da Silva, informou ao JORNAL DA SERRA GERAL no início da noite dessa quinta-feira que, inicialmente, serão chamados os servidores que atuarão na área de Educação.
 
Segundo José Maria, na quarta-feira, dia 30, ele teria assinado em torno de 150 convocações, todas para a secretaria de Educação. Num segundo momento, o que deverá ser em breve, ainda neste mês, serão convocados aprovados para outras áreas. “Tão logo o candidato aprovado receba a convocação, via Correios, o mesmo deverá proceder a documentação médica conforme o edital do concurso”, citou o secretário.
 
O secretário informou ainda que a maior parte dos candidatos aprovados para a área de Educação já trabalha na prefeitura no setor educacional, por intermédio de contrato. Houve alguns candidatos que não quiseram ser contratados, optando pela posse o que deverá ocorrer neste mês de agosto em data a ser definida pelo prefeito.
 
O concurso da prefeitura de Janaúba teve 7.239 inscritos para 518 vagas em 44 funções e teria sido organizado pela gestão do prefeito anterior, por intermédio da Cotec da Unimontes. Mas, foi suspenso em maio de 2012, poucos dias da realização da prova, por decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais devido a erros no edital. Esse concurso foi liberado em 2013 tendo as provas realizadas em agosto do ano passado.
 
As provas para o cargo de Advogado foram canceladas em virtude de repetição de concurso aplicado em cidade da região pela mesma comissão. Em novembro passado foram aplicadas novas provas aos candidatos ao cargo de Advogado. O concurso foi homologado pelo atual prefeito na primeira semana de janeiro deste ano.
 
Prefeitura inaugura Unidade de Apoio em Barroquinha
08 de agosto de 2014
JANAÚBA -- Com o objetivo de melhorar o acesso ao serviço de saúde e oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos da Comunidade Barroquinha, a prefeitura de Janaúba, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde inaugurou no último dia 26, a Unidade de Apoio á Saúde daquela localidade.
 
A abertura do evento foi feita pela gestora municipal do SUS em Janaúba, secretária, Lara Jamille Silveira Silva, que agradecendo a presença de todos parabenizou os moradores da Comunidade Barroquinha e falou sobre a importância daquela Unidade de Apoio á Saúde para as famílias. O coordenador da Atenção Primária, Leonardo Fernandes Ribeiro, também agradeceu aos colaboradores e falou do empenho de todos para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários do serviço. 
 
Em seguida, quem fez uso da palavra foi Sérgio Henrique Coelho, presidente da Câmara Municipal, que parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa, diante da necessidade que foi reivindicada pela Comissão de Saúde e prontamente atendida. Depois Paulo Nunes, chefe de Gabinete, lembrou que esse é mais um compromisso cumprido pela atual administração.
 
Eva Aparecida, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Barroquinha, agradeceu, emocionada, pela Unidade de Apoio, que ela considera de muito valor para os moradores. O prefeito Yuji Yamada fez uso da palavra parabenizando a todos os servidores e pedindo o empenho constante na prestação de serviço á população. Também estiveram presentes: Renaldo Arley Carvalho Dias, secretário de Obras e Serviços Urbanos, alguns componentes da equipe de saúde que prestam atendimentos aos moradores da comunidade; Ellen Juliana Gomes Campos, enfermeira; Washington Silva Medeiros, cirurgião dentista; Juliana Evangelista de Jesus, agente comunitária de saúde; também Maria Janete Cardoso, gerente da Unidade de Saúde do Barreiro da Raiz e Ana Geralda Soares, auxiliar de serviços gerais.
 
Depois dos pronunciamentos feitos pelas autoridades, houve o descerramento da placa. Em seguida, a bênção, pelo Reverendíssimo Padre. Lucas Pirôpo Pereira que em suas palavras pediu a todos da equipe de saúde, para que sejam misericordiosos no atendimento ao povo de Deus. E com um gesto fraterno os participantes fizeram a Oração que nos torna todos irmãos: O Pai-Nosso.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>