O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Em plena crise hídrica e seca avassaladora, água jorra para fora dos canais do perímetro Gorutuba
26 de abril de 2015

NOVA PORTEIRINHA (Fernando Lucas) -- Apesar de estar em andamento as obras de reforma estrutural do perímetro de irrigação Gorutuba, que vão permitir a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação, o desperdício de água continua (FOTO AO LADO).
Esta semana fotos postadas no Facebbok pelo radialista José Ambrósio Prates, mostram o quanto é necessária mais agilidade à obra, uma vez que, neste crítico período de estiagem e crise hídrica, a água vem sendo jorrada pelos canos do referido perímetro.

Segundo informações da Codevasf, as obras de canalização, que tiveram início no final do ano passado, terão investidos cerca de R$ 95 milhões para implantação de 121.060 metros de tubulação. recursos estes que já estão garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito das ações do programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

Nesta primeira fase, estão sendo implantados 56.426 metros de tubulação, com investimentos de aproximadamente R$ 57 milhões.

De acordo com técnicos da Codevasf, o projeto prevê a substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais secundários, terciários, quaternários e quinternários por tubulação pressurizada gravitacional, aproveitando a carga hidráulica disponível no perímetro. Além das substituições, também serão implantados um sistema automatizado de controle e um sistema de medição parcelar de consumo de água e de monitoramento de água nas estruturas do canal e da adutora. Ao todo serão instalados mais de 121.060 metros de adutora, variando de 200 a 1.300 milímetros.

O problema é que, enquanto as obras não finalizam, o desperdício vem sendo registrado e é grande.

 
São João Gorutubano acontece em julho
26 de abril de 2015

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O coordenador de Cultura do município de Janaúba, Ilidiano Braz, anunciou, esta semana, que o São João Gorutubano deste ano será nos dias 3, 4 e 5 de julho na praça Dr. Maurício Azevedo (praça da Matriz).

Apontado como uma das maiores festas juninas de destaque da região da Serra Geral de Minas, o São João Gorutuba poderá contar com shows das bandas Bonde do Forró, Camisa Suada e Cacau com Rapadura, e também com artistas regionais e apresentação do grupo de danças folclóricas Banzé, de Montes Claros.

 
Prefeitura doa terreno para construção do Hospital do Câncer em Janaúba
26 de abril de 2015

JANAÚBA -- A prefeitura de Janaúba e a Santa Casa de Montes Claros realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 23 de abril, na sede da Administração Municipal, solenidade para assinatura de Termo de Doação de Terreno doado pelo próprio município, destinado à construção de um Hospital da Santa Casa.

O referido terreno, localizado no Parque Industrial Clarita, tem área de 15.060.70 metros e será utilizado para a instalação de uma unidade de tratamento do câncer em Janaúba, visando atender à demanda crescente por atendimentos oncológicos na região. Dessa maneira, a Santa Casa de Montes Claros ficará responsável por equipar o hospital e o município ficará por conta da estrutura física da instituição.

Com esse passo, abre-se uma nova perspectiva para a descentralização de serviços especializados no combate ao câncer. Para tanto, a Santa Casa buscará parcerias, públicas e privadas, no sentido de atrair recursos com o objetivo de concretizar esta expectativa em um projeto viável e real no menor tempo possível.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura, o prefeito  de Janaúba, Yuji Yamada; o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva; o diretor de Negócios, Hugo Soares, empresários do Parque Industrial Clarita, Celso Andrade e Carlos Dinis e representantes da Administração Municipal.

ATUAÇÃO -- A Santa Casa de Montes Claros, preocupada com o aumento da incidência de câncer no Brasil, considerada uma epidemia, cujas estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer apontam para 500 mil novos casos no ano de 2015, será responsável pelo empreendimento em parceria com a Administração Municipal de Janaúba.

A Santa Casa de Montes Claros, em seu trabalho e atuação para preservar vidas, consolida-se no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia como a principal referência em tratamento do câncer, e oferece assistência humanizada a pacientes em tratamento e familiares, com alto nível profissional e recursos tecnológicos na prevenção e tratamento da doença, que, a cada dia, afeta a vida e interfere no cotidiano de mais pessoas. No ano de 2014, a Santa Casa realizou cerca de 6 mil consultas oncológicas, mais de 12 mil sessões de quimioterapia, incluindo SUS e convênios, além de 52 mil procedimentos de radioterapia.

De acordo com o Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, o maior hospital do Norte de Minas, referência em atendimentos de alta complexidade na região, tem despertado o interesse de outros municípios, no sentido de firmar parcerias para atuação em prol da saúde regional.

“Essa parceria com a prefeitura de Janaúba, visando instalar uma unidade de tratamento do câncer, doença responsável pelo maior número de mortes na atualidade, vai ampliar os horizontes da Santa Casa a nível regional, possibilitando unir esforços e concretizar esse empreendimento, que visa ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos, praticando a prevenção, favorecendo o diagnóstico precoce, o sucesso do tratamento e a cura do câncer. Para isso, vamos aliar nosso conhecimento e a nossa experiência de gestão para salvar mais pessoas e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, conclui.

INÍCIO DAS OBRAS -- Para o superintendente Maurício Sérgio, à partir de agora, com a consolidação da doação, a Santa a Casa irá se empenhar em conseguir o apoio de parlamentares votados na região, em busca de recursos de emendas parlamentares que viabilizem a construção do hospital. Ele salienta que a sociedade janaubense também deve se atentar para esta necessidade de ajudar a construir um cenário propício para a construção, o quanto antes do referido hospital. Ele acredita que já no início do próximo ano as obras devam começar.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>