O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Loteamento
joaquimbispo.jpg
Sindicato Rural cria Comissão gestora de recursos destinados às vítimas da creche
26 de outubro de 2017
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Com o intuito de dar transparência e deixar a gestão de suas ações em prol das vítimas da creche Gente Inocente, a cargo de entidades clasistas da cidade, o Sindicato Rural de Janaúba, através de seu presidente José Aparecido Mendes Santos sugeriu a criação de uma Comissão Gestora e solicitou o apoio do Ministério Público Municipal, via promotor Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Janaúba. Diante disso, uma reunião foi realizada na tarde/noite desta quarta-feira, dia 25, na sede da Promotoria enolvendo representantes dos dois Rotarys, da Maçonaria, Lions Clube, Igreja Católica e Secretaria Municipal de Saúde, bem como dirigentes do próprio Sindicato Rural e do Sicoob Credivag.

 
Naquela oportunidade foi colocado pelo presidente José Aparecido a intenção do Sindicato Rural em realizar, já neste próximo dia 4 de novembro, um leilão beneficente e, posteriormente shows artísticos com cantores de renome nacional, cujo as rendas serão dstinadas às vítimas do trágico incêndio ocorrido em Janaúba no início deste mês. Segundo o dirigente ruralista, já são mais de 80 doadores e cerca de 110 animais destinados à doação. Mas também houveram doações de insumos.

 
Representando as entidades que compõem a Comissão Gestora, estiveram: Pelo Lions Clube de Janaúba, Fernando Lucas; pelos Rotarys Janaúba e Janaúba Sul: Guilherme Eustáquio Vieira e Cristiane Guimarães Viana Dias, respectivamente; Igreja Católica: Padre Manoel Idalmo Damasceno; representando as quatro Lojas Maçônicas da cidade, Luciano Sartori e pela Secretaria de Saúde de Janaúba, a secretária Cecília Moreira de Freitas. Esta Comissão se incubirá, agora de definir as ações para captação, administração e aplicação dos recursos que serão arrecadados para atender às vítimas e suas famílias do trágico acidente incêndio da Creche Gente Inocente.

 
Na reunião decidiu-se ainda, a criação de uma Associação representativa para cuidar dos interesses das vítimas e a abertura de uma conta específica no Sicoob Credigag para receber o dinheiro arrecadado, tanto neste leilão do dia 4, quando nos shows que serão realizados, provavelmente em março do ano que vem, também com renda destinada às vítimas. A destinação dos recursos arrecadados, segundo o promotor Jorge Barreto ficará a cargo desta Comissão Gestora,  salientando que o Ministério Público realizará a fiscalização das contas da entidade a fim de garantir a economicidade e que os recursos sejam efetivamente revertidos para as vítimas.

 
“Todas as prioridades serão definidas pelo Conselho Gestor da associação a ser criada”, disse o promotor.
 
Consórcio União da Serra Geral expande as feiras da agricultura familiar na região
06 de agosto de 2017
 Image
NOVA PORTEIRINHA -- Centavo por centavo sendo aplicado e ainda tendo a sobra de recurso. Esse é o resultado da atual gestão do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) diante da implantação da Feira Livre da Agricultura Familiar. O investimento inicial é de R$ 425 mil e a prioridade foi adquirir material produzido na própria região.
 
O presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, disse no domingo, dia 30 de julho, que dos 16 municípios que compõem essa região 14 estão inclusos no projeto. Os outros dois estão em face de serem agregados. Foram disponibilizadas 250 barracas, média de 18 a 20 unidades para cada localidade. Essas barracas foram confeccionadas por empreendedor de Porteirinha.
 
A atual diretoria do Consórcio adquiriu as unidades e ainda houve sobra de dinheiro a qual, caso haja consentimento da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, será aplicada na ampliação do projeto. “Estamos prestando contas e na nossa gestão cada centavo recebido será aplicado em favor do fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Juracy Fagundes que pediu apoio ao deputado federal José Silva, um dos incentivadores da feira livre quando então presidia a Emater-MG.
 
Com a presença do deputado Zé Silva prestigiando a Feira da Agricultura Familiar de Nova Porteirinha e a solenidade em que foi oficializado o repasse das barracas aos municípios, o presidente do Consórcio União da Serra Geral reivindicou, via emenda parlamentar, a criação e instalação de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar a ser implantado em Nova Porteirinha e direcionado aos pequenos produtores da região da Serra Geral de Minas.
 
O Delegado Federal Ronaldo Lima Rodrigues, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, também prestigiou o ato de repasse das barracas e elogiou a gestão da diretoria do consórcio no comprometimento aos recursos públicos e se prontificou a viabilizar os pleitos dos agricultores.
 
“Fico cada vez mais encantado especialmente no momento de crise que o Brasil está passando que os projetos mais simples são aqueles que unem as pessoas", declarou o deputado Zé Silva numa referência à atitude do prefeito de Nova Porteirinha e da diretoria Consórcio União da Serra Geral ao desenvolver projeto simples que sinaliza como a superação do país nessa turbulência financeira e política administrativa.
 
Para o deputado federal e ex-presidente da Emater-MG, na feira é possível vivenciar o encontro fraterno onde os agricultores colocam todo o seu trabalho e a sua esperança vendendo a sua produção. "Ele volta para a propriedade feliz porque vendeu o seu produto e vai cuidar da sua família", comentou Zé Silva ao comemorar que mais de 400 municípios mineiros estão inseridos no projeto de feira livre.
 
MUNICÍPIOS -- Já foram inauguradas as Feiras Livres com o recebimento das devidas barracas, as cidades de Jaíba, Verdelândia, Matias Cardoso, Mato Verde, além é claro de Janaúba e Nova Porteirinha. Porém, todos os municípios ainda serão beneficiados com esta proposta do Consórcio União da Serra Geral, através da atual administração.
 
Irrigação deve parar este mês de agosto
06 de agosto de 2017
JANAÚBA -- É crítica a situação atual da barragem do Bico da Pedra. A foto ao lado dá uma mostra de como está aquele reservatório que abastece para o consumo humano e para o desenvolvimento da agricultura, os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha. Ao que parece, este mês a distribuição de água para a irrigação será cortada em 100%. 
Pelo menos é esta a expectativa após diversos seminários em que se debateu a crise hídrica nos últimos meses. Em todos eles foram apresentados estudos gráficos dando conta desta realidade.
Com isso, a perca de empregos diretos e indiretos será uma das causas mais preocupantes desta caótica situação. Para o consumo humano o que se pede é o uso racional do preciso líquido para não faltar, também.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>