ArtBanners1



O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Cidadão Rural realiza mais de 1.700 atendimentos em Barreiro da Raiz
31 de outubro de 2017
Cerca de 400 pessoas participaram no último fim de semana, durante todo o dia das atividades do Programa Cidadão Rural do Senar Minas, no distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba no Norte de Minas. Foram realizados 1.715 atendimentos e , atendidas, cerca de 10 comunidades rurais. O evento aconteceu nas dependências da Escola Estadual Barreiro da Raiz. As pessoas tiveram acesso a serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, além de atendimentos na área de agricultura. 

O evento contou com as presenças do coordenador de Promoção Social, José Belas Gonçalves, Gerente Regional do Senar Minas, Dirceu Martins e do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes. Cerca de 100 voluntários e prestadores de serviços, entre médicos, enfermeiros, dentistas, cabeleireiros, fotógrafos, Polícias Militar e Civil, instrutores, funcionários do Senar e da Faemg, prefeitura e sindicato rural, IEF, cartórios de Registro Civil e Eleitoral, dentre outros, trabalharam no evento. 

Esta é a segunda vez, que o Programa Cidadão Rural é realizado no distrito, a primeira vez foi em 2013. Segundo o gerente regional do Senar, Dirceu Martins, o programa Cidadão Rural é de grande relevância social, pois dá acesso ao público rural a atividades e serviços importantes e, gratuitamente. Para José Belas, é impressionante, como a comunidade rural ainda é carente de serviços básicos, que deveriam ser fornecidos pelos governos. Foram emitidos: 225 CPFs, 142 Carteiras de Identidade, 86 Títulos de Eleitor, 46 Carteiras de Trabalho, 210 fotografias e realizados 200 exames de Vistas, 86 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite, 209 atendimentos em saúde bucal, além da distribuição de mudas, oficinas de artesanato e de desenho infantil, dentre outros serviços. 

Conforme eles, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Aparecido, a parceria Senar Minas/Sindicato Rural já levou serviços essenciais a milhares de habitantes da zona rural de Janaúba, através do Programa Cidadão Rural. E também, através de capacitações e treinamentos em cursos, que tem garantido acesso de trabalhadores ao mercado de trabalho e promovido á melhoria da mão de obra local, além de promover melhoria da qualidade de vida para essas pessoas. 

Vitor Emanuel Barbosa, de 17 anos e Patrícia Soares, da comunidade de Terra Branca, a 8 km de Barreiro da Raiz, tiraram o título de eleitor e realizaram o cadastramento biométrico. Eles ficaram satisfeitos com o serviço, pois não precisaram se deslocarem até a cidade de Janaúba para buscarem os serviços, com isso economizaram tempo e dinheiro, pois a cidade fica a quase 50 kms de onde moram. 

Vitória Maria Mendes, 16 anos, casada com Vanilson Cardoso Aguiar, 19 anos, foi ao posto de saúde, acompanhada do marido para fazer, pela primeira vez, uma consulta ginecológica e a prevenção de câncer do colo do útero, o exame Papa Nicolau. Eles vieram da comunidade de Cruz das Almas e ficaram muito satisfeito com o atendimento. Neuza de Jesus Cardoso, e a irmã Renilda de Jesus Cardoso, vieram da comunidade de Brejinho, a 20 km, para buscar vários serviços. Renilda tem problemas sérios de saúde e foi beneficiada com consulta médica e doação de medicamentos, além de emissão de segunda vida de documentos como a certidão de nascimento e o CPF. As irmãs também realizaram o cadastramento biométrico. 

Maurício Fernandes Damasceno, 19 anos, da comunidade de Campo Grande, tirou a carteira de trabalho, fez o Alistamento Militar e participou junto com outros jovens, como as irmãs Maria Cláudia, 18 anos e Janine Oliveira, 16, da comunidade de Poção Velho, de palestra sobre Bullying, ministrada pelo Sargento Almir, da Polícia Militar. Elas também requereram documentos de identidade, CPF, título de eleitor e a carteira de trabalho. 

Dona Vitalina Rosa de Oliveira, 72 anos da comunidade de Caiçara, fez exame de vista, onde foi constatada a doença de catarata, ela foi encaminhada pelo médico para cirurgia. Mislene Batista Pires também aproveitou a oportunidade para fazer o exame de vista. Elas aprovaram a realização do evento e disseram, que oportunidades como estas são importantes, para promover o acesso a serviços de extrema necessidade para os moradores da zona rural. 
 
Sindicato Rural cria Comissão gestora de recursos destinados às vítimas da creche
26 de outubro de 2017
JANAÚBA (Fernando Lucas) -- Com o intuito de dar transparência e deixar a gestão de suas ações em prol das vítimas da creche Gente Inocente, a cargo de entidades clasistas da cidade, o Sindicato Rural de Janaúba, através de seu presidente José Aparecido Mendes Santos sugeriu a criação de uma Comissão Gestora e solicitou o apoio do Ministério Público Municipal, via promotor Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Janaúba. Diante disso, uma reunião foi realizada na tarde/noite desta quarta-feira, dia 25, na sede da Promotoria enolvendo representantes dos dois Rotarys, da Maçonaria, Lions Clube, Igreja Católica e Secretaria Municipal de Saúde, bem como dirigentes do próprio Sindicato Rural e do Sicoob Credivag.

 
Naquela oportunidade foi colocado pelo presidente José Aparecido a intenção do Sindicato Rural em realizar, já neste próximo dia 4 de novembro, um leilão beneficente e, posteriormente shows artísticos com cantores de renome nacional, cujo as rendas serão dstinadas às vítimas do trágico incêndio ocorrido em Janaúba no início deste mês. Segundo o dirigente ruralista, já são mais de 80 doadores e cerca de 110 animais destinados à doação. Mas também houveram doações de insumos.

 
Representando as entidades que compõem a Comissão Gestora, estiveram: Pelo Lions Clube de Janaúba, Fernando Lucas; pelos Rotarys Janaúba e Janaúba Sul: Guilherme Eustáquio Vieira e Cristiane Guimarães Viana Dias, respectivamente; Igreja Católica: Padre Manoel Idalmo Damasceno; representando as quatro Lojas Maçônicas da cidade, Luciano Sartori e pela Secretaria de Saúde de Janaúba, a secretária Cecília Moreira de Freitas. Esta Comissão se incubirá, agora de definir as ações para captação, administração e aplicação dos recursos que serão arrecadados para atender às vítimas e suas famílias do trágico acidente incêndio da Creche Gente Inocente.

 
Na reunião decidiu-se ainda, a criação de uma Associação representativa para cuidar dos interesses das vítimas e a abertura de uma conta específica no Sicoob Credigag para receber o dinheiro arrecadado, tanto neste leilão do dia 4, quando nos shows que serão realizados, provavelmente em março do ano que vem, também com renda destinada às vítimas. A destinação dos recursos arrecadados, segundo o promotor Jorge Barreto ficará a cargo desta Comissão Gestora,  salientando que o Ministério Público realizará a fiscalização das contas da entidade a fim de garantir a economicidade e que os recursos sejam efetivamente revertidos para as vítimas.

 
“Todas as prioridades serão definidas pelo Conselho Gestor da associação a ser criada”, disse o promotor.
 
Consórcio União da Serra Geral expande as feiras da agricultura familiar na região
06 de agosto de 2017
 Image
NOVA PORTEIRINHA -- Centavo por centavo sendo aplicado e ainda tendo a sobra de recurso. Esse é o resultado da atual gestão do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral) diante da implantação da Feira Livre da Agricultura Familiar. O investimento inicial é de R$ 425 mil e a prioridade foi adquirir material produzido na própria região.
 
O presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, disse no domingo, dia 30 de julho, que dos 16 municípios que compõem essa região 14 estão inclusos no projeto. Os outros dois estão em face de serem agregados. Foram disponibilizadas 250 barracas, média de 18 a 20 unidades para cada localidade. Essas barracas foram confeccionadas por empreendedor de Porteirinha.
 
A atual diretoria do Consórcio adquiriu as unidades e ainda houve sobra de dinheiro a qual, caso haja consentimento da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, será aplicada na ampliação do projeto. “Estamos prestando contas e na nossa gestão cada centavo recebido será aplicado em favor do fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Juracy Fagundes que pediu apoio ao deputado federal José Silva, um dos incentivadores da feira livre quando então presidia a Emater-MG.
 
Com a presença do deputado Zé Silva prestigiando a Feira da Agricultura Familiar de Nova Porteirinha e a solenidade em que foi oficializado o repasse das barracas aos municípios, o presidente do Consórcio União da Serra Geral reivindicou, via emenda parlamentar, a criação e instalação de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar a ser implantado em Nova Porteirinha e direcionado aos pequenos produtores da região da Serra Geral de Minas.
 
O Delegado Federal Ronaldo Lima Rodrigues, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, também prestigiou o ato de repasse das barracas e elogiou a gestão da diretoria do consórcio no comprometimento aos recursos públicos e se prontificou a viabilizar os pleitos dos agricultores.
 
“Fico cada vez mais encantado especialmente no momento de crise que o Brasil está passando que os projetos mais simples são aqueles que unem as pessoas", declarou o deputado Zé Silva numa referência à atitude do prefeito de Nova Porteirinha e da diretoria Consórcio União da Serra Geral ao desenvolver projeto simples que sinaliza como a superação do país nessa turbulência financeira e política administrativa.
 
Para o deputado federal e ex-presidente da Emater-MG, na feira é possível vivenciar o encontro fraterno onde os agricultores colocam todo o seu trabalho e a sua esperança vendendo a sua produção. "Ele volta para a propriedade feliz porque vendeu o seu produto e vai cuidar da sua família", comentou Zé Silva ao comemorar que mais de 400 municípios mineiros estão inseridos no projeto de feira livre.
 
MUNICÍPIOS -- Já foram inauguradas as Feiras Livres com o recebimento das devidas barracas, as cidades de Jaíba, Verdelândia, Matias Cardoso, Mato Verde, além é claro de Janaúba e Nova Porteirinha. Porém, todos os municípios ainda serão beneficiados com esta proposta do Consórcio União da Serra Geral, através da atual administração.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Banners