O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

ASSINE (38) 3821-3247 E 9113-0163

O MELHOR JORNAL DA REGIÃO! O MELHOR JORNAL DA REGIÃO!

O MELHOR PARA SEU FILHO (A)

(38) 3821-1089 - Janaúba

O MELHOR PARA SEU FILHO (A) O MELHOR PARA SEU FILHO (A)
Loteamento
joaquimbispo.jpg
Distritos de Barreiro da Raiz e Quem-Quem podem virar cidade
13 de maio de 2013

JANAÚBA (Fernando Lucas*) -- Os distritos janaubenses de Barreiro da Raiz e Quem-Quem podem conseguir suas emancipações políticas-administrativas em breve e se tornarem cidades. pelo menos é o que pretende a Cãmara dos Deputados que aprovou o pedido de urgência para votação do projeto que trata da criação de municípios e que pode desarquivar 800 pedidos em todo o país. Só em Minas, 76 distritos brigam pela independência. A grande maioria dos projetos já foram apresentados à Assembleia Legislativa (ALMG), entre estes os pedidos de Barreiro da Raiz e Quem-Quem, em Janaúba.

Arquivados há mais de uma década nas assembleias legislativas, cerca de 800 pedidos de emancipação feitos por distritos espalhados por todo o país voltaram a ganhar força. Com 319 votos a favor e apenas 19 contra, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, dia 7, o pedido de urgência para o Projeto de Lei Complementar 416/2008, que traça regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

O projeto que será levado a plenário na Câmara no início desta próxima semana foi aprovado pelo Senado em 2010 e exige plebiscito com a população envolvida. A proposta de formação de um município deve ser feita por meio de requerimento assinado por pelo menos 10% dos eleitores residentes na cidade. Depois de protocolados os pedidos, os órgãos legislativos estaduais deverão elaborar, em 180 dias, um estudo sobre a viabilidade futura da cidade e da área remanescente do município preexistente.

O texto estabelece também a população mínima necessária para que municípios sejam criados: 5 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 7 mil no Nordeste e 10 mil no Sul e Sudeste. Outro item determina a existência de um “núcleo urbano dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição de um município”, sem que esse espaço esteja situado em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União.

CAUTELA -- Para o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), deputado Paulo Lamac, apesar de a modificação na atual legislação ser necessária é preciso ter cuidado ao discutir o tema. O parlamentar lembra que a criação de municípios gera despesas com a gestão pública e, em algumas situações, os desmembramentos podem inviabilizar as cidades que perderão o território. (*Com Estado de Minas)

 
Prefeito Silvanei luta pelo asfalto ligando Porteirinha a Riacho dos Machados
13 de maio de 2013

PORTEIRINHA -- O prefeito Silvanei Batista está na luta para a efetivação do tão sonhado asfalto entre Porteirinha e Riacho dos Machados. Em visita a Belo Horizonte, esta semana, o prefeito Silvanei Batista procurou o Secretário de Governo de Minas, Danilo de Castro, para cobrar mais agilidade diante da grande necessidade do povo. Segundo o prefeito, o secretário informou que a empresa Mecanorte não mais realizará esse serviço, que agora está sob a responsabilidade da Cros Engenharia.

Na presença do secretário Danilo de Castro, Silvanei conversou pessoalmente com o proprietário da firma, onde ele afirmou que os trabalhos do asfalto começarão dentro de alguns dias. A população já está cansada de promessas referente a essa tão sonhada obra, por isso a prefeitura de Porteirinha não mede esforços para a concretização desse sonho, que na verdade é uma grande necessidade para o povo.

 
DESTAQUES DA SERRA GERAL
20 de abril de 2013

Uma tradição que se mantém há 10 anos e sempre coroada de sucesso. Esta é a festa DESTAQUES DA SERRA GERAL, que este ano comemora os 15 anos de fundação do JORNAL DA SERRA GERAL e será realizada em um dos locais mais luxuosos de Janaúba: O Tathersal do Parque de Exposições, no próximo dia 4 de maio, um sábado, à partir das 22 horas. Trata-se de um ambiente climatizado, o que muito ajudará a manter o belo visual dos que ali estarão, sempre impecavelmente trajados.

Uma das melhores bandas do interior mineiro comandará a parte musical, que é a Banda Ponte Aérea, com seu repertório voltado para os anos 60, 80 e Jovem Guarda, o que certamente agradará a todos.

A procura pelas reservas de mesas já tiveram início e, antes mesmo dos contatos, a demanda é grande, dando mostras do sucesso do evento, mais uma vez.

A festa DESTAQUES DA SERRA GERAL tem um outro ponto alto, que é a reunião de políticos de todas as cidades da região, como prefeitos e deputados que sempre se fazem presentes ao evento, deixando-o ainda mais glamoroso.

Com o empenho das nossas colunistas sociais, Nilde Nogueira e Viviane Fróes, a 10ª Festa DESTAQUES DA SERRA GERAL este ano promete ainda mais que os anos anteriores.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>